1 / 38

CENTRO CULTURAL DO RIO DE JANEIRO PRIMEIRA PARTE

CENTRO CULTURAL DO RIO DE JANEIRO PRIMEIRA PARTE. Esplanada do Castelo - Mosteiro de São Bento.

yuri
Download Presentation

CENTRO CULTURAL DO RIO DE JANEIRO PRIMEIRA PARTE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CENTRO CULTURAL DO RIO DE JANEIRO PRIMEIRA PARTE Esplanada do Castelo - Mosteiro de São Bento

  2. O MUSEU HISTÓRICO NACIONAL, localizado na antiga Ponta do Calabouço, ocupa duas edificações: a Casa do Trem construída em 1762 e o Arsenal de Guerra em 1764. Criado em 1922,é um dos mais importantes museus do Brasil.

  3. O RESTAURANTE ALBAMAR foi o que sobrou do antigo Mercado Central do Rio de Janeiro, demolido nos anos 60, e funcionando ali desde 1933.

  4. O prédio que abriga o MUSEU DA IMAGEM E DO SOM foi construído para ser o Pavilhão do Distrito Federal na Exposição do Centenário da Independência do Brasil, realizada em 1922.

  5. A IGREJA DE SANTA LUZIA foi construída em 1752.

  6. A construção da IGREJA DE SÃO JOSÉ foi iniciada em 1808 e finalizada em 1842. Os sinos da Igreja são famosos por serem os mais sonoros da cidade.

  7. A IGREJA NOSSA SENHORA DO BOM SUCESSOé uma das mais antigas do Rio. .

  8. O PALÁCIO TIRADENTES é o antigo prédio do Congresso Nacional que funcionou entre 1926 e1960, e hoje sedia a Assembléia Legislativa do Estado. Foi construído no terreno ocupado pela Cadeia Velha.

  9. O CAÍS PHAROUX (Estação da Barcas para Niterói, Paquetá etc), era o ponto de partida para as viagens da família real brasileira para suas casas de veraneio, em Petrópolis, através de uma ligação ferromarítima.

  10. Na PRAÇA XV DE NOVEMBRO estão reunidos vários monumentos importantes, entre eles o antigo Convento do Carmo, o Paço Imperial, o Arco do Teles.

  11. O CONVENTO DO CARMO começou a ser construído em 1619. Atualmente faz parte da Universidade Cândido Mendes.

  12. A construção do PAÇO IMPERIAL data do sáculo XVIII. Foi residência dos Governadores da Capitania do Rio de Janeiro, sucessivamente, do Vice Rei do Brasil, do Rei de Portugal D.João VI e dos Imperadores do Brasil. Atualmente é Centro Cultural.

  13. PAÇO IMPERIAL- PÁTIO INTERNO

  14. O ARCO DO TELES é datado do século XVIII. A antiga residência setecentista pertencia à família Teles de Menezes. O Arco dá acesso à Travessa do Comércio que vai até a Rua da Lapa dos Mercadores, formando um interessante conjunto de casas do Rio antigo.

  15. TRAVESSA DO COMÉRCIO E RUA DA LAPA DOS MERCADORES

  16. IGREJA N. S. DA LAPA DOS MERCADORES

  17. Igreja N. S. da Lapa dos Mercadores – Interior

  18. RUA PRIMEIRO DE MARÇO (antiga RUA DIREITA)

  19. A IGREJA N. S. DO CARMO , ANTIGA SÉ, foi designada por D. João VIpara ser a Capela Real Portuguesa e depois Catedral do Rio de Janeiro, condição que manteve até 1977.

  20. Igreja N. S. do Carmo – Interior

  21. A IGREJA DA ORDEM TERCEIRA N. S. DO MONTE DO CARMO é um dos mais importantes monumentos religiosos da segunda metade do século XVIII.

  22. O BECO DOS BARBEIROS está localizado entre as ruas do Carmo e Primeiro de Março.

  23. O BECO DAS CANCELAS liga a rua do Carmo à rua da Candelária.

  24. O CENTRO CULTURAL CORREIOS foi construído em 1922. O imóvel foi utilizado, por mais de cinco décadas, para o funcionamento de unidades dos Correios.

  25. O CENTRO CULTURAL DO BANCO DO BRASIL construído em 1880, foi sede do Banco e da Associação Comercial do Rio de Janeiro. A partir de 1989 ganhou status de centro cultural.

  26. Centro Cultural do Banco do Brasil – Interior

  27. Centro Cultural do Banco do Brasil – Interior

  28. A CASA FRANÇA BRASIL foi projetada por Grandjeande Montigny, integrante da Missão Artística Francesa(1816). Foi inaugurada em 1820.

  29. O MOSTEIRO e a IGREJA DE SÃO BENTO foram fundados por monges beneditinos vindos da Bahia em 1590. .

  30. Igreja de São Bento – Interior

  31. ILHA DAS COBRAS – ARSENAL DE MARINHA F I M

  32. TEXTOS E IMAGENS : AMÉLIA MORO FORMATAÇÃO: WALDYR THIESSEN MÚSICA: AVE MARIA por JORGE ARAGÃO

More Related