310 likes | 708 Views
ESPORTES RADICAIS. F5 começa a apresentação. MOTOCROSS.
E N D
ESPORTES RADICAIS F5 começa a apresentação
MOTOCROSS O motocross é uma modalidade desportiva, praticada sobre as motos de estilo Enduro, são várias as categorias do Motocross, como: Arenacross, Trial e Enduro. Motocross (freqüentemente encurtou (MX) ou MotoX) é uma forma de motovelocidade ou Off road, que os pilotos sujeitaram circuitos de fora-estrada inclusos em circuito fechado e são considerados amplamente, como a forma mais popular do mundo de corrida de motocicletas.
MotoCross Existem diversas motos fabricadas exclusivas para as competições de MotoCross, possuem geometria e suspensões especiais para resistir às imperfeições do terreno, os pneus usados têm forma diferenciada para poderem aumentar a tração das motos nos terrenos molhados. As Competições de MotoCross são geralmente realizadas em pistas fechadas com distancias que podem chegar a 1,5 Km, essas pistas incorporam características naturais do terreno com quantidades variadas de saltos, costelas e curvas.
HISTÓRIA Modalidade criada na Inglaterra no começo deste século, foi dominada até o começo da década de 60 - época na qual as motos tinham motor 4 tempos e eram motos de rua, com pequenas modificações - pelos próprios ingleses e também os suecos. Também na década de 60, os espanhóis, que fabricavam motos das marcas Monteza, Ossa e Bultaco, entre outras, criaram o motor 2 tempos e passaram a dominar o campeonato até o fim da década, época que as fábricas japonesas passaram a fabricar motos de cross.A partir dos anos 70, os pilotos belgas se destacaram e vêem sendo alguns dos melhores pilotos mundiais até hoje. No começo dos anos 80, as fábricas japonesas passaram a dominar o campeonato de construtores, o que continua acontecendo atualmente.
CURIOSIDADES O motociclista Milton Becker, um dos maiores vencedores da história do esporte com dez títulos brasileiros de Motocross e Supercross, é conhecido por Chumbinho pois, quando era criança, não gostava muito de se mexer, preferia ficar sentado, e parecia pesado como chumbo.
JET SKI O desporto é praticado com motos aquáticas, mais conhecidas como Jet Skis, criadas pela marca japonesa Kawasaki. O jet ski pode ser praticado em dois tipos de lugares: os calmos, como os lagos e as represas e os mais agitados, como o mar.
HISTORIA O Jet Ski surgiu a partir da ideia de presentear os principais investidores da empresa com as motos. As competições no Brasil são organizadas pela Associação Brasileira de Jet Ski, existente desde 1992.
EQUIPAMENTOS Além do próprio Jet Ski uma série de equipamentos é necessário para uma prática segura como: roupa de neoprene, botas pra jet ski, luvas, colete salva-vidas, capacete, óculos e perneiras.
KITESURF Kitesurf, kiteboarding ou flysurf é um esporte aquático que utiliza uma pipa (também conhecida como papagaio) e uma prancha com uma estrutura de suporte para os pés. A pessoa, com a pipa presa à cintura, coloca-se em cima da prancha e, sobre a água, é impulsionada pelo vento que atinge pipa. Ao controlá-lo, através de uma barra, consegue-se escolher o trajeto e realizar saltos incríveis. Este esporte, relativamente recente, encontra-se de momento com grande popularidade e uma prática crescente no Brasil, em Portugal e no mundo.
O esporte é uma mistura de surfe, windsurf e wakeboard, e surge como uma opção aos praticantes desses esportes em dias onde as condições do tempo não são favoráveis.
HISTORIA O kitesurf foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses: Bruno e Dominique Legaignoux mas apenas antigiu alguma popularidade a meio da década de 1990. Por volta do ano 700, alguns missionários budistas teriam levado pipas ao Japão, que passaram as ser usadas com alguns propósitos militares e religiosos, já que seu barulho servia para intimidar inimigos e a altura que atingiam ajudava na observação de posições distantes.
EQUIPAMENTOS Kite O Kite (pipa) é feito com o mesmo tecido de um pára-quedas, projetado de uma maneira que seja simples de usar por todas as pessoas. Sem a pipa, não existe o kitesurf, portanto é o principal equipamento do esporte. O formato de asa em arco facilita o vôo.
Tipos De Kites Kites Infláveis São os mais utilizados. Possuem apenas uma superfície de tecido, talas infláveis que lhes mantém o perfil aerodinâmico estável, e um inflável principal que mantém o formato em arco, tornando-os insubmersíveis e fáceis de redecolar.
Kites tipo Foils Assemelham-se a um parapente. Possuem duas camadas de tecido (superfície superior e inferior) e é dividido por várias células, que se enchem de ar (pelo vento, através de válvulas frontais) e formam seu perfil. Possuem um complexo sistema de cabresto.
Kites tipo Arch (híbridos) São um híbrido entre os infláveis e os foils. Têm duas camadas de tecido, semelhante ao foil e não possuem infláveis. Usam o sistema de perfil de dupla superfície junto com o formato frontal em arco, eliminando a necessidade das mil linhas do cabresto.
Linhas As linhas são o elo de ligação do kite com o surfista. Existem três tipos de linhas que exercem diferentes funções. A linha de vôo, que mede aproximadamente 30 metros, liga o kite a barra de controle. A linha de freio serve para frear e as linhas principais, conhecidas por Kevlar, apresentam alta resistência e elasticidade mínima para o controle do kite.
Barra controle A barra é utilizada para controlar o kite. O atleta tem nela a possibilidade de comandar a direção e a velocidade. Com aproximadamente 90 cm de comprimento vem acompanhada de um sistema para frear a pipa em caso de emergência.
Prancha O estilo da prancha vai depender do estilo do atleta. Existem pranchas parecidas com as de surf e também com as de wakeboard. O diferencial é o tipo de material do qual ela é feita. Como os saltos são freqüentes, as pranchas têm que ser mais resistentes.
Cinto O cinto tem a função de conectar o atleta ao kite. Existem modelos que além das funções básicas propiciam maior conforto durante a velejada.
CURIOSIDADES É importante sempre estar acompanhado na hora de praticar o kite. Caso algum acidente ocorra essa pessoa poderá lhe socorrer.Nunca subestime a natureza. Em caso de ventos muito fortes é melhor não entrar na água. O controle do kite fica dificultado e você pode correr o risco de um acidente.Escolha e cuide bem o seu equipamento. Ele é o seu maior aliado na hora de velejar. É de extrema importância que se verifique a qualidade do material antes de utilizá-lo.