E N D
Data Center O Data Center é um ambiente projetado para abrigar servidores e outros componentes como sistemas de armazenamento de dados (storages) e ativos de rede (switches, roteadores). O objetivo principal de um Data Center é garantir a disponibilidade de equipamentos que rodam sistemas cruciais para o negócio de uma organização
Data Center Em linhas gerais, um Data Center deve conter: Infraestrutura de Rede O Data Center deve possuir conexões (links) redundantes com pelo menos mais de um fornecedor de backbone em uma estrutura de AutonomousSystem (AS). Esta infraestrutura tem o objetivo de garantir que os sistemas hospedados no Data Center permaneçam acessíveis, mesmo se houver falhas em uma das conexões com a Internet.
Data Center Segurança Física O Data Center deve fornecer mecanismos de segurança para restringir o acesso a somente pessoas autorizadas. Estes mecanismos geralmente são compostos de câmeras de segurança, vigilância armada e sistema de identificação. Combate e Prevenção Contra Incêndios O Data Center deve conter um sistema que evite e previna que os equipamentos sejam danificados por incêndios. O sistema de combate e prevenção contra incêndios pode ser composto de sistema de detecção de fumaça, extintores, gases inibidores e procedimentos de brigadas de incêndio.
Data Center Refrigeração O Data Center deve garantir que a temperatura do ambiente esteja em níveis aceitáveis para a operação dos sistemas e principalmente que não hajam oscilações de temperatura que são extremamente prejudiciais ao funcionamento de qualquer equipamento. O equipamento de refrigeração deve ser redundante. Energia O Data Center deve garantir que não haja falta de energia e tampouco oscilações em seu fornecimento que possam danificar equipamentos. O sistema de fornecimento de energia é geralmente composto por sistemas de no-breaks, geradores e alimentação por mais de uma substação.
Data Center Projeto: O que observar na Rede? Alta Disponibilidade Alta Performance (Velocidade) Projeto Flexível Rapidez em Instalações e Modificações Agilidade na Detecção de Problemas Preparados para o Futuro Fácil de Implementar e Utilizar
Data Center Normas: ANSI/TIA 942 –Telecommunications Infrastructure Standard for Data Centers (publicadaem 2005) ABNT/CB-21 CE-21:204.21/GT-9 (draft) ISO 24764 (draft; só cabling) EN 50173-5.200x (draft; só cabling)
Data Center O Padrão TIER é um modelo usado para mensurar o nível da infraestrutura de um local destinado ao funcionamento de um centro de processamento de dados (CPD). O UptimeInstitute Professional Services é o único fornecedor de consulta e Certificações para o Sistema de Classificação Tier.
Data Center As classificações Tier foram criadas para descrever, de modo consistente, o nível de exigência requerida de infraestrutura local destinada a manter as operações de um centro de processamento dados (CPD), e não das característica individuais dos sistemas ou subsistemas componentes de um CPD. Assim, a classificação da topologia Tier considera como um todo o local destinado a hospedar um CPD, sendo restringida pela classificação do seu subsistema mais fraco, que pode impactar toda a operação daquele local. O sistema que avalia e classifica a infraestrutura de CPD com base em um formato padrão, é denominado Sistema de Classificação de Nível Tier I, II, III, IV. Este sistema tem como objetivo básico comparar a funcionalidade, capacidade e a esperada disponibilidade (ou desempenho) de uma certa topologia de projeto de infraestrutura de um CPD em relação a outros, ou para comparar um grupo de localidades distintas hospedando CPDs. O padrão Tier foca na topologia e no desempenho (performance) de um local individual destinado a CPD, sendo independente dos sistemas de Tecnologia da Informação que operam dentro do local.
Data Center TIA 942 A norma TIA 942 da Associação das Indústrias deTelecomunicações (TIA) descreve os requisitos para a infraestrutura de centro de processamento de dados. O mais simples é um CPD padrão Tier 1, que é basicamente uma sala do servidor, seguindo as diretrizes básicas para a instalação de sistemas de computador. O nível mais complexo é um CPD no padrão Tier 4, que é projetado para hospedar sistemas computacionais de missão crítica, com os subsistemas totalmente redundante e zonas de segurança compartimentadas, controladas por métodos de acesso biométrico. Outra consideração é a colocação do centro de dados em um contexto subterrâneo, para segurança de dados, bem como considerações ambientais, tais como exigências de arrefecimento.
Data Center Referências
Data Center Downtime por ano, em função da classificação: Tier 1 ±28.8 horas Tier 2 ±22.0 horas Tier 3 ±1.6 horas Tier 4 ±.4 horas Uptime, em função da classificação: Tier 1 ±99,67% Tier 2 ±99,75% Tier 3 ±99,98% Tier 4 ±99,995%