160 likes | 728 Views
Leonardo Pisano Bogollo. Foi um dos matemáticos mais importantes da idade média. Nasceu por volta de 1180 em Pisa. Ele apresentou aos europeus o sistema numérico hindu-arábico e foi pioneiro na restauração da matemática na Idade Média.
E N D
Leonardo PisanoBogollo Foi um dos matemáticos mais importantes da idade média. Nasceu por volta de 1180 em Pisa. Ele apresentou aos europeus o sistema numérico hindu-arábico e foi pioneiro na restauração da matemática na Idade Média. O nome de Fibonacci tornou-se conhecido devido a um problema que existia no seu livro "LiberAbaci", que é o problema dos coelhos. A solução deste problema é uma sequência numérica e um matemático francês, Edouard Lucas, ao editar um trabalho seu, ligou o nome de Fibonacci a essa sequência
Problema dos coelhos • Se uma pessoa comprasse um casal de coelhos recém-nascidos; • E estes coelhos demorassem um mês para atingir a maturidade, podendo se reproduzir depois deste período; • Cada casal fértil gera um casal de filhos a cada mês, aceitando cruzamentos co-sanguíneos; Pergunta: Ao final de um ano, quantos casais de coelhos haveriam? E Quantos casais haveriam a cada mês?
A pessoa teria então um total de 144 casais ou 288 coelhos ao final de doze meses.
A seqüência Fibonacci Lei de formação: P(n) = P(n-1) + P(n-2), que equivale a dizer que “o número de casais de coelhos P(n) em um mês qualquer é igual à soma do número de casais do mês anterior P(n-1) com o número de casais do mês que o antecede, P(n-2)”. O número de casais no mês 9, P(9), será igual à soma de P(8) com P(7), 13 + 21 = 34. Nota-se que qualquer termo é obtido adicionando os dois termos anteriores. Por exemplo: O sexto termo (8): somando os termos anteriores fica: 5+3=8
Na Natureza Ramos e troncos de plantas Certas plantas mostram os números de Fibonacci no crescimento de seus galhos.
Nos moluscos O nautilus é um dos seres vivos que apresenta a razão áurea em seu desenvolvimento, sendo assim chamado de Espiral de Ouro.
Na Arte Pirâmides, Pathernon (Grécia), Monalisa (Arte), entre outras.
Da Vinci chamava a Razão Aurea de Divina Proporção e a usou em muitos de seus trabalhos.
Trabalho feito por: Marcelly R. Santos Turma 2006, nº19 06/09/2011