140 likes | 256 Views
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Penha - SC. A Ascensão de Cristo e a Promessa de Sua Vinda. Li ç ão 2 – 09 de Janeiro de 2011. Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 E-mail : sergio.joinville@gmail.com BLOG :http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN : sergiolenz@hotmail.com.
E N D
Igreja Evangélica Assembléia de Deus Penha - SC A Ascensão de Cristo e a Promessa de Sua Vinda Lição 2– 09 de Janeiro de 2011 Prof. Sérgio Lenz – fone (47) 9932-6230 E-mail: sergio.joinville@gmail.com BLOG:http://cristianismoequilibrado.blogspot.com MSN: sergiolenz@hotmail.com
Texto Áureo: “[…] Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” (At 1:5) Verdade Prática: Se a ascensão de Cristo não for aceita como um fato historicamente comprovado, não poderá ser recebida como doutrina confiável. Jesus Cristo, de fato, foi assunto ao céu, e acha-se à destra de Deus.
Esboço da Lição: 1 – A HISTORICIDADE DA ASCENSÃO DE CRISTO 2– A TEOLOGICIDADE DA ASCENSÃO DE CRISTO 3 – A ASCENSÃO DE CRISTO EM NOSSA DEVOÇÃO
I N T R O D U Ç Ã O São dois os pilares centrais do Cristianismo: O nascimento virginal de Cristo A ressurreição e a ascensão de Cristo O Cristo dos profetas O Cristo da história
I - A HISTORICIDADE DA ASCENSÃO DE CRISTO 1.1 – Data da ascensão: Estima-se que seja por volta de 34 d.C. Que é fato comprovado pela história, basta olhar para o calendário mundial…
I - A HISTORICIDADE DA ASCENSÃO DE CRISTO 1.2 – Lugar da ascensão: • Situado a leste de Jerusalém, a 818 metros acima do nível do mar, o Monte das Oliveiras não somente é real, mas relaciona-se com: • A vida de Jesus. • Sua ascensão. • Sua volta triunfal.
I - A HISTORICIDADE DA ASCENSÃO DE CRISTO 1.3 – As testemunhas da ascensão: Se a ressurreição foi comprovada por mais de 500 pessoas e a ascensão foi vista por cerca de 120 pessoas, e tanto a justiça bíblica como a secular aceitam o testemunho de 2 pessoas, seria ignorância não aceitar como fato comprovado tanto a ressurreição como a ascensão de Jesus!
II - A TEOLOGICIDADE DA ASCENSÃO DE CRISTO 2.1 – Ascensão de Cristo: Existem, pelo que nos informa Champlin, 17 aparições de Cristo no intervalo de Sua ressurreição e ascenção. Em quase todas as Suas aparições, Jesus permite que algo milagroso aconteça, provavelmente por conta de sua nova natureza corpórea. É desse modo que Ele sobe ao céu, mostrando-nos a realidade que nos aguarda após o cumprimento de nossa missão terrena. Vale a pena aguardar!
II - A TEOLOGICIDADE DA ASCENSÃO DE CRISTO 2.2 – A perspectiva paracletológica: O Espírito Santo veio nos dar uma nova visão: pertencemos a um Reino que deverá absorver todas as nações geograficamente falando. Vivamos à altura dessa chamada!
II - A TEOLOGICIDADE DA ASCENSÃO DE CRISTO 2.3 – A perspectiva escatológica: Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. At 1:11
III - A ASCENSÃO DE CRISTO EM NOSSA DEVOÇÃO 3.1 – A posição do Cristo que ascendeu: • Cristo a destra do Pai. Isso significa que: • Temos um intercessor idôneo junto ao Pai. • Jesus padeceu por nós e sabe o que é sofrer. • Por Seus sofrimentos temos o perdão divino. • Tempos e estações Lhe pertencem. Portanto nenhum sofrimento é para sempre. • Visto da eternidade, nenhum detalhe é esquecido. Confie nEle!
III - A ASCENSÃO DE CRISTO EM NOSSA DEVOÇÃO 3.2 – A eficácia salvífica do Cristo que ascendeu aos céus:
III - A ASCENSÃO DE CRISTO EM NOSSA DEVOÇÃO 3.3 – Cristo assunto, nosso Advogado: Consola-nos saber que, à destra de Deus, temos um advogado sempre pronto a defender-nos as causas junto ao Juiz de toda a Terra.
C O N C L U S Ã O A ASCENSÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO É UM FATO COMPROVADAMENTE HISTÓRICO. COMO É BOM SABER QUE, JUNTO AO TRONO DO TODO-PODEROSO, TEMOS UM INTERCESSOR POR NÓS. AMÉM! E UM DIA, MAIS RÁPIDO QUE SUPOMOS, VIRÁ O SENHOR ARREBATAR-NOS, PARA QUE ESTEJAMOS SEMPRE COM ELE NOS CÉUS AO LADO DO PAI. AMÉM!