1 / 29

Cultura da marca

Cultura da marca. Estágios de desenvolvimento da fidelidade do cliente. Comprador Cliente eventual Cliente regular Defensor. Como criar defensores da marca?. Estabelecendo fortes vínculos emocionais Gerindo a marca para que ela faça parte da vida da pessoa

zulema
Download Presentation

Cultura da marca

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Cultura da marca

  2. Estágios de desenvolvimento da fidelidade do cliente Comprador Cliente eventual Cliente regular Defensor

  3. Como criar defensores da marca? • Estabelecendo fortes vínculos emocionais • Gerindo a marca para que ela faça parte da vida da pessoa • Cultura da marca

  4. Onde se situa a cultura da marca? • Podemos dizer que a cultura da marca está antes e depois da comunicação da marca.

  5. Antes • Porque a cultura da marca está intrinsecamente ligada à DECISÃO. • É o gestor da marca que toma a decisão sobre os conteúdos da marca, sobre os valores que quer que a marca tenha e os preconceitos que não quer que estejam associados à marca. A cultura da marca depende pois da personalidade do emissor, da sua visão, dos seus valores e da sua coerência na ação

  6. Depois • A cultura da marca também é feita pelo comportamento do consumidor

  7. Valores da marca • Os valores sociais, econômicos, emocionais e estéticos que a marca difunde devem ser diferenciadores, motivadores e competitivos em relação às forças com que concorrem no mercado.

  8. Casos de erros e acertos • Prática rotineira da Shell de afundar plataformas - no mercado das imagens e das causas, muito mais que as considerações racionais, são as emoções que contam. • Reação do consumidor à New Coke, da Coca-Cola – quebra do mito de que é possível tomar decisões de grande envolvimento, emocionais, valores de herança e maneiras de viver, baseadas em opiniões de consumidores captadas em situações laboratoriais e tomadas à letra.

  9. Marca ícone • Quando uma marca se converte num símbolo universal, o seu poder significador é maior que o de qualquer palavra de qualquer idioma.

  10. Marca ícone São marcas que têm: • uma forte relação cultural com o país de origem, por vezes confundem-se e são os símbolos da cultura do país; • Grande integração nos países onde se encontram (Pensar global – Agir local); • Um forte valor social e desempenham um papel de coesão e de responsabilidade social nas sociedades onde agem.

  11. Marca ícone As marcas são um grande aliado do progresso social: • Fomentam a fidelização do cliente, produzindo rendimentos mais sólidos para as empresas e níveis mais sustentáveis de emprego e criação de riqueza; • São estímulo à inovação e asseguram que o rendimento é investido para melhorar a marca; • Fornecem um mecanismo fidedigno para a proteção do consumidor; • Pressionam para que exista responsabilidade social nas empresas; • Criam uma plataforma para a liderança social das empresas; • Desempenham um papel social progressivo através das oportunidades que criam para o setor; • Promovem a coesão social, tanto a nível nacional como global.

  12. Algumas marcas ícone • Apple • Nike • Harley Davidson • Coca Cola • No Brasil: Guaraná Antartica, Havaianas

  13. Marca ícone – Coca-Cola Por Deus Pela Pátria Pela Coca-Cola

  14. Data de Nascimento: 1886Local: Atlanta, EUAPai: John PembertonProfissão: médico

  15. A Coca-Cola foi produto de um tempo, de um lugar e de uma cultura. As condições reinantes na América dos finais do séc. XIX determinaram o seu futuro:

  16. 1 - Nação de neuróticos: uma época industrial (do motor a vapor) e competitiva, que criou estilos de vida mais frenéticos, “deprimindo corpo e mente“. A Coca-Cola emergiu dessa agitada, inventiva, barulhenta e neurótica América. Começou como “tônico para os nervos” e tornou-se na “essência sublimada da América”

  17. 2 - O espectáculo dos medicamentos de fórmula secreta: Remédios registrados – marca comercial. Pioneiros na publicidade, custeando c/ os seus anúncios o rápido crescimento dos jornais americanos antes da Guerra Civil e no Pós-guerra.

  18. 3. Uma torrente de anúncios: Os fabricantes destes remédios foram os 1ºs homens de negócios a reconhecer o poder da frase e da palavra chamativa, do logotipo e da marca registrada identificáveis, da recomendaçao de celebridades, do apelo ao status social, da necessidade de continuar a “usá-lo sempre”. Por necessidade foram os 1ºs a vender imagem, em vez de produto. Os chocantes anúncios dos remédios davam má fama à publicidade.

  19. 4. A busca honesta da riqueza: Era colocado no mesmo plano: capitalismo, patriotismo e religião. Até os padres nas suas homilias estimulavam o enriquecimento individual: “Por razões morais vocês devem enriquecer”. 5. A idade de ouro das Fountain Sodas: Balcões destinados a vender bebidas gasosas c/ alavancas de bombeamento para servir gasosa. Fenômeno exclusivamente americano. A gasosa é a bebida americana por excelência, é a bebida mais democrata.

  20. Melhor campanha de Marketing da História: a Coca-Cola vai à guerra e aumenta o seu mercado a todo o planeta.

  21. Melhor campanha de Marketing da História: a Coca-Cola vai à guerra e estende o seu mercado a todo o planeta. Na 2ª Guerra Mundial a Coca-Cola tinha 50 anos, estava profundamente integrada na cultura americana, de tal modo que todos os pedidos de encomendas para o exército incluía Coca-Cola.

  22. Melhor campanha de Marketing da História: a Coca-Cola vai à guerra e estende o seu mercado a todo o planeta. Os oficiais diziam que: “A Coca-Cola é essencial para reforçar o moral dos militares americanos.” E a marca percebeu “ A importância da pausa que refresca no esforço de guerra” .

  23. Melhor campanha de Marketing da História: a Coca-Cola vai à guerra e estende o seu mercado a todo o planeta. A Coca-Cola na Guerra: Instalou engarrafadoras por detrás das linhas da frente; Os representantes da Coca-Cola tinham o estatuto de “Observadores técnicos” e tinham um salvo conduto, sem restrição de movimentos; Os caminhões de transporte da Coca-Cola atravessavam os campos de batalha com a mesma liberdade da Cruz Vermelha;

  24. Melhor campanha de Marketing da História: a Coca-Cola vai à guerra e estende o seu mercado a todo o planeta. Organizou a maior operação logística na história da distribuição comercial. Abastecer de Coca-Cola os combatentes era uma questão de estado. Permitiu que os militares desfrutassem do sabor do lar no meio do inferno da guerra A 2ª Guerra Mundial foi o maior programa de degustação da história da humanidade.

  25. Melhor campanha de Marketing da História: a Coca-Cola vai à guerra e estende o seu mercado a todo o planeta. Em 1942 o slogan era: “Onde quer que esteja, qualquer coisa que faça, em qualquer momento, quando pensa em tomar algo refrescante, pensa numa Coca-Cola bem fria”. Esta mensagem dirigia-se também aos soldados inimigos e à população civil.

  26. A identificação entre a marca e o país parece ter sido produzido de forma espontânea. É a marca com maior difusão mundial, com uma imagem única, capaz de ser apreciada por diferentes culturas e idades. Líder absoluto das bebidas refrescantes. É uma marca com profundas preocupações de unificação social.

  27. Pelo ranking Interbrand, a marca Coca Cola vale hoje mais de U$ 67 bilhões

  28. É possível transformar um país em uma marca?

  29. Bibliografia • HOLT, Douglas B. Como as marcas se tornam ícones: princípios do branding cultural. São Paulo: Cultrix, 2005. • KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2004. • KLEIN, Naomi. Sem logo: a tirania das marcas em um planeta vendido. Rio de Janeiro: Record, 2002 • KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI. São Paulo: Futura, 1999.

More Related