180 likes | 420 Views
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa. organização. Segundo Wikipedia
E N D
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa
organização Segundo Wikipedia Combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Exemplo: empresas, associações, órgãos do governo, ou seja, qualquer entidade pública ou privada. As organizações são compostas de estrutura física, tecnológica e pessoas. Uma organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros.A organização então é o resultado da combinação de todos estes elementos orientados a um objetivo comum.
organização Segundo Maximiano(1992)uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital ou uma escola são todos exemplos de organizações. Segundo Robbins (1990), a organização é "uma entidade social conscientemente coordenada, com uma fronteira relativamente identificável, que funciona numa base relativamente contínua para alcançar um objetivo ou objetivos comuns". Uma organização é constituída por pessoas – para que ela mude, também as pessoas têm que mudar.
sistema Segundo Wikipedia, Um sistema é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. Segundo Aurélio, Disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que funcionam como estrutura organizada.
Método, processo Método significa caminho ou processo racional para atingir um dado fim Processo Maneira pela qual se realiza uma operação segundo determinadas normas
OS&M - O QUE É ? Estudo das organizações por meio da análise de cada uma das suas atividades, a fim de criar procedimentos que venham a interligá-las de forma sistêmica.
OBJETIVO OSM é a função de planejamento e organização que se desenvolve na construção da estrutura de recursos e de operações de uma empresa, bem como na determinação/definição dos procedimentos, rotinas ou métodos. Objetivo Básico: eliminação do inútil e supérfluo.
FUNÇÃO Introduzir métodos de trabalho mais eficazes, que busque garantir: Bom nível de produtividade Minimização de ociosidade Redução de custo
FOCO EM EFICIÊNCIA Proporcionar melhores resultados com: b) Pessoal; Racionalização na distribuição de tarefas Ferramentas mais adequadas Eliminação de atividades desnecessárias c) Material Padronização de documentos Evitar desperdício (formulário e cópias) d) Espaço físico Melhor distribuição do espaço; Ambientação; Disposição especial de postos de trabalho; e) Tempo Evitar desperdício de tempo e re-trabalho
DEFINIÇÃO Organização, sistemas e métodos Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Organização, Sistemas e Métodos é uma área clássica da administração que lida com um conjunto de técnicas que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações. A função de Organização e Métodos é reconhecida pelas siglas: O&M e OSM (Organização, Sistemas e Métodos).
DEFINIÇÃO Para Oliveira (2005, p.478), a responsabilidade básica da área de Sistemas, Organização e Métodos é a de executar as atividades de levantamento, análise, elaboração e implementação de sistemas administrativos na empresa. O objetivo é o de criar ou aprimorar métodos de trabalho, agilizar a execução das atividades, eliminar atividades em duplicidade, padronizar, melhorar o controle, fazer o gerenciamento dos processos e solucionar problemas, também chamados de patologias organizacionais. Segundo Cury (2005, p.122) a função de Organização e Métodos é uma das especializações de Administração que tem como objetivo a renovação organizacional. Ela modela a empresa, trabalhando sua estrutura (organograma), seus processos e métodos de trabalho.
PROFISSIONAIS No Brasil, a carreira de Organização e Métodos teve muito prestígio nas décadas de 1970 e 1980, sendo incluída no currículo mínimo do curso de administração pelo Conselho Federal de Educação. Graças a isto e ao aumento do número de administradores, houve um avanço significativo na gestão das empresas brasileiras. Paralelamente, a partir da década de 1980, a função da qualidade ganha prestígio e incorpora algumas das atribuições de O&M. Os principais cargos dos profissionais desta área são: Analista de O&M e Gerente de O&M. Embora tenha sido reduzida a demanda destes profissionais, muitas empresas ainda os procuram como forma de obter melhorias consistentes em suas organizações. Outras organizações se utilizam de consultorias externas, cujas metodologias consistem basicamente em técnicas de O&M e métodos de trabalho.
PROFISSIONAIS Atualmente, raramente se encontram empresas com departamentos de O&M. O que substituiu Organização e Métodos nas empresas atuais atende pelo nome de Melhoria, reorganização e reengenharia de processos e os antigos analistas de O&M são hoje chamados de analistas de processos.
PROFISSIONAIS Basicamente, três tipos de analistas existem no universo dos negócios, cada um com sua área de influência e atuação : ANALISTA DE NEGÓCIOS (O QUE FAZER) ANALISTA DE PROCESSOS (COMO FAZER) ANALISTA DE SISTEMAS (COMO AUTOMATIZAR)
ANALISTA DE NEGÓCIOS ANALISTA DE NEGÓCIOS Está sempre preocupado em encontrar novos caminhos para a empresa. Está sempre em contato com o mercado consumidor , por um lado, e com os donos do negócio, por outro, pesquisando quais oportunidades de negócio ainda não foram exploradas.
ANALISTA DE PROCESSOS A preocupação deste profissional é criar um processo produtivo para o negócio que foi idealizado. Tem como principal objetivo a criação, implantação e melhoria do processo que vai suportar o negócio. Tornou-se o ponto de ligação entre todos os profissionais que desempenham atividades ligadas ao negócio, além de fazer com que todos estejam concentrados em atingir os mesmos resultados. O Analista de processos é o profissional que formaliza o início, o meio e o fim do conjunto de atividades que produzem , transformam ou montam o produto, ou serviço, que a empresa vende. Entre suas atribuições, a mais importante talvez seja procurar fazer com que cada atividade, além de necessária, agregue valor ao bem ou serviço produzido, a fim de fazer com que o preço cobrado por ele valha o lucro, que é a diferença entre o que custa para produzir e o preço final, que remunera o capital empregado no processo produtivo.
ANALISTA DE SISTEMAS é a atividade que tem como finalidade a realização de estudos de processos a fim de encontrar o melhor caminho racional para que a informação possa ser processada. Os analistas de sistemas estudam os diversos sistemas existentes entre hardwares (equipamentos), softwares (programas) e o usuário final. Os seus comportamentos e aplicações, são desenvolvidos a partir de soluções que serão padronizadas e transcritas da forma que o computador possa executar. Os profissionais da área geram softwares (programas), que são executados em hardwares (equipamentos) operados por usuários (indivíduos), preparados e treinados em procedimentos operacionais padronizados, dotados de conhecimentos do software e hardware para seu trabalho. A partir de então a análise de sistemas é uma profissão, cujas responsabilidades concentram-se na análise do sistema e na administração de sistemas computacionais. Cabe a este profissional parte da organização, implantação e manutenção de aplicativos e redes de computadores, ou seja, o analista de sistemas é o responsável pelo levantamento de informações sobre uma empresa a fim de utilizá-las no desenvolvimento de um sistema para a mesma ou para o levantamento de uma necessidade específica do cliente para desenvolver este programa especifico com base nas informações colhidas que remunera o capital empregado no processo produtivo.
11- Gestão , Missão e Matriz SWOT 9 - Estudo dos Fornecedores 1 - Localização Compras Financeiro Marketing 8 - Lista de Investimentos 2 - Estudo Clientes 3 - Estudo Concorrentes Produção 10 - Custos Operacionais Vendas 4 - Layout 5 - Fluxo Operacional 6 - Capacidade Produtiva Recursos Humanos INFORMÁTICA 7 - Necessidade de Pessoal Sala secreta do layout