480 likes | 700 Views
UNIMONTE – PROJETO COOPERA Ç ÃO P Ó S-GRADUA Ç ÃO EM JOGOS COOPERATIVOS METODOLOGIA DA PESQUISA II PROF ª MS ª SUSANNA ARTONOV. Organiza ç ão do Trabalho Acadêmico. Estrutura do Trabalho Cient í fico: ♦ Elementos Pr é -textuais ♦ Elementos Textuais ♦ Elementos P ó s-textuais. ▪ Capa
E N D
UNIMONTE – PROJETO COOPERAÇÃOPÓS-GRADUAÇÃO EM JOGOS COOPERATIVOSMETODOLOGIA DA PESQUISA IIPROFª MSª SUSANNA ARTONOV
Organização do Trabalho Acadêmico Estrutura do Trabalho Científico: ♦ Elementos Pré-textuais ♦ Elementos Textuais ♦ Elementos Pós-textuais
▪ Capa ▪ Folha de rosto ▪ Ficha catalográfica ▪ Folha de avaliação ▪ Dedicatória e epigrafe ▪ Agradecimentos ▪ Sumário ▪ Listas ▪ Listas de figuras, gráficos ou tabelas ▪Lista de siglas ▪ Lista de anexos e apêndices ▪ Lista de abreviaturas ▪ Resumo ▪ Errata Elementos Pré-Textuais
Apresentação de Ilustrações (figuras, quadros, tabelas e gráficos) • A apresentação de quadros e tabelas está regida pelas "Normas de Apresentação Tabular" (IBGE, 1979) e Normas de Apresentação Tabular (Conselho Nacional de Estatística, 1958). Entretanto, ampliando nossa busca bibliográfica, encontramos em fontes não oficiais conceitos que podem auxiliar na elaboração destes elementos e que julgamos úteis.
1)Figuras São desenhos, gráficos, fotografias, fotomicrografias, etc., com os respectivos títulos precedidos da palavra FIGURA e do número de ordem em algarismo arábico. No texto devem ser indicados pela abreviatura Fig., acompanhada do número de ordem. 2)Quadros Denomina-se quadro a apresentação de dados de forma organizada, para cuja compreensão não seria necessária qualquer elaboração matemático-estatística. A identificação se fará com o nome do elemento QUADRO, seguido do número de ordem em algarismo romano.
3)Tabelas São conjuntos de dados estatísticos, associados a um fenômeno, dispostos numa determinada ordem de classificação. Expressam as variações qualitativas e quantitativas de um fenômeno. A finalidade básica da tabela é resumir ou sintetizar dados de maneira a fornecer o máximo de informação num mínimo de espaço. Na apresentação de uma tabela é preciso considerar os consideração os seguintes critérios:
•toda tabela deve ter significado próprio, dispensando consultas ao texto; a tabela deve ser colocada em posição vertical, para facilitar a leitura dos dados. No caso em que isso seja impossível, deve ser colocada em posição horizontal, com o título voltado para a margem esquerda da folha. Se a tabela ou quadro não couber em uma página, deve ser continuado na página seguinte. Neste caso o final não será delimitado por traço horizontal na parte inferior e o cabeçalho será repetido na página seguinte. Não devem ser apresentadas tabelas nas quais a maior parte dos casos indiquem inexistência do fenômeno .
• Gráficos Depois de sintetizados em tabelas, os dados podem ser apresentados em gráficos, com a finalidade de proporcionar ao interessado uma visão rápida do comportamento do fenômeno. Serve para representar qualquer tabela de maneira simples, legível e interessante, tornando claros os fatos que poderiam passar despercebidos em dados apenas tabulados. (Fonte: http://www.admbrasil.com.br/abnt.htm. Acessado em 30/05/2005.)
Elementos Textuais ▪Introdução ▪Revisão bibliográfica ▪Materiais e métodos ▪Resultados ` ▪Discussão ▪Considerações finais
Citações Fontes são obras que apresentam fielmente o pensamento do autor. No caso da obra ser escrita em outra língua, deve-se usar ou o original ou as traduções que apresentam maior fidelidade ao texto original. As fontes podem ser de dois tipos: primárias ou secundárias.
Fonte primária é a obra de um autor que é objeto de estudo ou pesquisa. Por exemplo: estudando-se o pensamento de Pedro Demo, sua obra é fonte primária. Fonte secundária é a obra de alguém que estuda o pensamento de outro autor ou faz referência a ele. Note-se que essa obra será primária em relação ao pensamento de seu autor e secundária em relação ao pensamento do autor escolhido como tema de estudo nesse texto. Por exemplo: a obra O paradigma emergente e a prática pedagógica, de Marilda Aparecida Behrens, é secundária ao se estudar a teoria proposta por Pedro Demo, e primária se o objeto de pesquisa for o pensamento da própria Behrens.
CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS A citação direta é a transcrição literal do pensamento de um autor, podendo ser uma pequena frase ou um trecho extenso. Ela é registrada no texto pela utilização de aspas. Esse tipo de citação pode ser tomada de uma fonte primária ou de uma fonte secundária. Se o autor, julgar que alguma citação contenha erros ou imprecisões, deve colocar entre colchetes o termo latino "sic" após a palavra. Citação indireta é quando o pesquisador elabora sua síntese a partir das idéias e contribuições de um ou vários autores sobre um determinado assunto. Esse tipo de citação pode ser tomado de uma fonte primária ou de uma fonte secundária. A citação indireta deve ser indicada com a abreviatura "ct." que significa "confere". Toda citação deve ser fiel ao texto e ao pensamento do autor. No entanto, quando o pesquisador interferir numa citação, isso deve ser indicado entre colchetes. Por exemplo: [sic], [ ... ], [grifo meu].
Citações Bibliográficas èCom menos de três linhas: acompanha o corpo do texto, entre aspas.Se o texto já contiver aspas, estas serão substituídas por apóstrofo ou aspas simples. Segundo Sandra Azzi (1999) "Nenhum projeto pedagógico avançara na direção proposta se os professores forem vistos apenas como executores."
èCom mais de três linhas - Deve aparecer em parágrafo distinto, com sete espaços à margem do texto (margem de parágrafo) terminando na margem direita. Devem ser apresentadas sem aspas, deixando espaço duplo entre as citações. Tamanho da letra 10 e espaçamento entre linhas simples. A partir de percepção da forma como esse professor esta trabalhando essas questões na relação ensinoaprendizagem, as pesquisadoras deveriam ajudá-Io a refletir sobre a própria prática, problematizar as situações, refletindo sobre o porquê de ele ter tomado determinada decisão, promovendo assim uma apropriação de seu próprio saber, do que está aprendendo, já que, à medida que o professor reelabora e reflete sobre sua própria prática, ele se torna sujeito e objeto do processo vivenciado por ele. (Pereira, 1997).
Elementos Pós-textuais - Anexos - Apêndices - Glossário - Referências bibliográficas - Bibliografia - Capa final
FORMAS DE APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO GRÁFICA Os trabalhos devem ser entregues datilografados ou digitados em folhas de papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), de um só lado, respeitando-se a seguintes margens: • Margem superior: 3 cm. • Margem inferior: 2 cm. •Margem direita: 2 cm. • Margem esquerda: 4 cm. O centímetro extra da margem esquerda serve para, após a encadernação do texto, manter a margem de 3 cm exigida pela ABNT.
No caso de utilização do computador, o trabalho deve ser digitado com letra do tipo • Times New Roman ou Arial (no texto, o tamanho da letra 12). • Espaço entre as linhas deve ser de 1,5; • Espacejamento entre os parágrafos de 6 pontos. Nas citações longas: • O tamanho da letra deve ser 10; • Espaço entre as linhas deve ser simples; • E deve haver recuo de quatro centímetros. Nas notas de rodapé: •O tamanho da letra deve ser 10; • Espaço simples entre as linhas.
As páginas são contadas seqüencialmente e em ordem crescente a partir da folha de rosto. A numeração aparece apenas a partir da primeira página da parte textual, ou seja, da introdução, e vai até sua página escrita. A numeração deve aparecer no canto superior direito da folha. Se a monografia tiver vários volumes, a numeração de suas páginas deverá estar em seqüência do primeiro ao último volume.
Os capítulos devem ser iniciados em página nova com o título em destaque. Se o autor quiser deixar o título de cada capítulo em uma página exclusivamente reservada a ele, essa página é contada, mas o seu número não aparece. A numeração dos capítulos deve ser feita em algarismos arábicos, em ordem crescente, separados do seu título por um espaço. Os capítulos (seções primárias) podem ser divididos em seções secundárias, estas em seções terciárias, estas em quaternárias e estas em quinárias. Sua numeração vai somente até a seção quinária e segue o modelo abaixo.
1 TÍTULO DO CAPÍTULO 1.1 Título da seção secundária 1.2 Título da seção secundária 1.2.1 Título da seção terciária 1.2.1.1 Título da seção quaternária 1.2.1.1.1 Título da seção quinária 2 TÍTULO DO CAPÍTULO 3 TÍTULO DO CAPÍTULO 3.1 Título da seção secundária
APRESENTAÇÃO PÚBLICA No caso de haver apresentação pública, a exposição deve ser feita de maneira sucinta e segura, deixando detalhes e curiosidades para as explicações finais. Devem ser apresentados os seguintes aspectos: ·tema do estudo; ·a justificativa da escolha do tema; ·problema investigado; ·as hipóteses levantadas no início do trabalho; ·caminho percorrido para comprovar ou rejeitar tais hipóteses; ·os principais pontos teóricos do trabalho; ·os dados obtidos na pesquisa teórica e/ou de campo; ·as conclusões tiradas; ·as possíveis contribuições do trabalho para estudos mais avançados.