1 / 8

Teoria da Deriva dos Continentes

Teoria da Deriva dos Continentes. Wegener e a sua teoria.

adanna
Download Presentation

Teoria da Deriva dos Continentes

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Teoria da Deriva dos Continentes

  2. Wegener e a sua teoria • A deriva dos continentes consiste no deslocamento da crosta terrestre, o que leva ao deslocamento e as alterações do relevo da Terra. A primeira teoria acerca da deriva dos continentes foi proposta pelo geofísico e meteorologista AlfredWegener, Wegener dizia que a mobilidade dos continentes e que os continentes eram constituídos por materiais menos densos que assentavam sobre materiais mais densos  semelhantes aos que assentavam no fundo dos oceanos

  3. Argumentos que apoiaram a teoria de Wegener

  4. Geofísico • Com base nestes argumentos a teoria da isostasia veio comprovar a existência de movimentos verticais da crusta pelo que Wegener admitiu também como possível que os continentes se pudessem mover horizontalmente, devido as forças aplicadas, ao longo dos tempos geológicos, como por exemplo os ice-bergs derivam no oceano assim derivam os continentes sobre a crusta oceânica.

  5. Geológicos

  6. Paleontológicos

  7. Paleoclimáticos

  8. Geodésicos • A Teoria da Deriva Continental apresentou uma possível solução para um velho e já muito discutido problema geológico - a formação das montanhas. Wegener explicava, assim, a existência de montanhas nas margens continentais, bem como no interior dos continentes, como o resultado da deriva dos continentes - as montanhas são formadas por compressão nos limites dos continentes em movimento ou por colisão de blocos continentais. De acordo com a sua teoria, as montanhas do interior dos continentes eram mais antigas do que as montanhas das margens continentais.

More Related