1 / 33

PROFETA DANIEL

PROFETA DANIEL. I - LINGUAGEM. O livro foi escrito em duas línguas . a) 2:4 – 7.28 = aramaico . b) 1.1 – 2.3 e 8.1 – 12.13 = hebraico . . II - MENSAGEM GERAL.

aerona
Download Presentation

PROFETA DANIEL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROFETA DANIEL

  2. I - LINGUAGEM • O livro foi escrito em duas línguas. a) 2:4 – 7.28 = aramaico. b) 1.1 – 2.3 e 8.1 – 12.13 = hebraico.

  3. II - MENSAGEM GERAL 1) O livro de Daniel destaca a soberania de Deus com relação aos impérios gentílicos mundiais, até o tempo da destruição deles, na ocasião da segunda vinda do Seu Filho.

  4. III - Tempo dos Gentios • TEMPO DOS GENTIOS = Esta expressão tão usada em relação ao livro de Daniel não se encontra no livro dele, mas é uma frase do Novo Testamento. 2) Nosso Senhor Jesus foi o único que usou esta expressão – Lc 21:24.

  5. III - Tempo dos Gentios 3) O tempo dos gentios começou com Nabucodonosor quando levou os israelitas em cativeiro (Jr 27:5-9). A glória do Senhor partiu de Jerusalém, como foi vista por Ezequiel = 9:3; 1-4; 10:18-19; 11:23.

  6. IV - Plenitude dos Gentios • Não se deve confundir a expressão “tempo dos gentios” com “plenitude dos gentios”. • A plenitude dos gentios fala da Igreja e se refere ao número completo tirado dos gentios para a Igreja (Rm11:25); • Isto ocorrerá na vinda de Cristo para a Igreja (ITs 4:16-17; At 15:14).

  7. IV - Plenitude dos Gentios 3) O Tempo dos Gentiosterminará com a vinda de Cristo no juízo para estabelecer o seu reino em Jerusalém. 4) As profecias de Daniel falam do Tempo dos Gentios, mas não falam da Igreja, a qual foi o mistério escondido durante o tempo do Velho Testamento (Ef 3:5-6).

  8. JUDEUS NA CORTE DA BABILÔNIA

  9. SONHO NABUCODONOSOR - CAP 2

  10. SONHO DO DANIEL CAPÍTULO 7

  11. SONHO DO DANIEL CAPÍTULO 7 I - Semelhante a um leão.(Babilônia) 1) O leão é o rei dos animais, assim como o ouro é o metal mais precioso. O ouro do sonho do capítulo 2 e o leão do capítulo 7 representam o Império Babilônico e o rei Nabucodonosor.

  12. SONHO DE DANIEL CAPÍTULO 7 2) No princípio, era um leão com asas, mas estas foram arrancadas; o leão perdeu sua força e recebeu coração de homem. Pode ser que isto se refira à experiência de Nabucodonosor, quando ele foi humilhado por Deus e andou como um animal (Dn 4; Jr 4:7).

  13. II -Semelhante ao urso.(Medo/Persas) • O urso representa o Império Medo-Persa, também representado pela prata no capítulo 2. • Um lado foi levantado sobre o outro, porque os persas chegaram a ter mais força do que os medos (6:28). • O urso tinha três costelas na boca, que podiam representar as conquistas por este império dos reinos da Lídia, Egito e Babilônia, todas vencidas pelo seu poder. No capítulo 8, este reino é representado pelo “carneiro com dois chifres”.

  14. III -Semelhante ao leopardo. 1) O leopardo tinha quatro asas e quatro cabeças; representava o reino de bronze do capítulo 2 e o bode do capítulo 8. 2) As quatro asas falam de sua velocidade, e as quatro cabeças falam dos quatro reinos em que foi dividido o império de Alexandre: Síria, Egito, Macedônia e Ásia Menor. 3) No capítulo 7, o mesmo reino é representado pelo “bode com o grande chifre” (Alexandre, o Grande, e Antíoco Epifânio, o chifre pequeno). 4) O terceiro animal representa o Império Greco-Macedônico, estabelecido por Alexandre Magno, no ano 331 a.C.

  15. IV - Quarto animal, com 10 chifres e outro chifre pequeno (vs. 7-8). • O quarto animal representa o Império Romano. Esta visão trata do fim do Tempo dos Gentios. Quando o quarto animal com os dez chifres e o chifre pequeno estiver na sua plenitude, virá o fim. • Este não é o juízo final, mas um que precede o milênio de paz, como se vê em Ap 4. • O juízo (final e completo) cairá sobre o quarto animal e sobre o chifre pequeno. Os outros animais tinham sido julgados no seu tempo, perdendo a sua supremacia, mas não as suas vidas.

  16. COMPARAÇÕES DAS VISÕES DE DANIEL E JOÃO DANIEL 7:23-27 E APOCALIPSE 13.1-18 1) Daniel viu o quarto animal um grande monstro com dez chifres. 2) João viu o animal saindo do mar com dez chifres coroados e sete cabeças. 3)O chifre pequeno tinha olhos e boca que falava grandes coisas. 4)A besta foi dada uma boca falando grandes coisas e blasfêmias. 5)O chifre pequeno: Ele falará palavras contra o Altíssimo.

  17. 6)A besta abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus 7)O chifre pequeno: Ele consumirá os santos do Altíssimo. 8)Foi-lhe dado que fizesse guerra aos santos e que os vencesse. 9)O chifre pequeno dominará um tempo, dois tempos e metade de um tempo. 10) A besta foi dado poder para 42 meses – 3 ½ anos

  18. TRÊS PERSONAGENS DO TEMPO DO FIM

  19. I - O CHIFRE PEQUENO DE ROMA • Ele será o primeiro a aparecer e será gentio. Ele é o homem de Satanás como vemos em Daniel e Apocalipse (13:1-10). • Ele age como Satanás e se apodera do poder político, mas também dará atenção às coisas espirituais; é chamado príncipe que há de vir (Dn 9:27). • Far-se-á amigo dos judeus que tem voltado para a Palestina e fará concerto com eles. Este concerto quebrará e juntamente com o anticristo começará a Grande Tribulação – que se chama a angústia de Jacó (Jr 30:4-7). Seu caráter verdadeiro será revelado no meio da semana.

  20. I - O CHIFRE PEQUENO DE ROMA II – O TREBALHO DO CHIFRE PEQUENO 1) Abaterá três reis – deixando sete reis como em Apocalipse; • Falará palavras contra o Altíssimo; ele será conforme o prazer dos que criticam a Palavra de Deus e negam a sua existência; 3) Fará guerra contra os santos e sob a sua autoridade todos que guardam a fé em Deus e na sua Palavra sofrerão grande perseguição;

  21. I - O CHIFRE PEQUENO DE ROMA 4) Perseguirá os santos do Altíssimo — os judeus especialmente sofrerão na mão dele; 5) Mudará os tempos e as leis.

  22. I - O CHIFRE PEQUENO DE ROMA III - O fim do chifre pequeno • Ele dominará 3 ½ anos (Dn 7:25; Ap 11:2-3 e 12:6). • No fim deste tempo, a pedra cairá (Dn 26-27). • O reino será estabelecido e os santos do Altíssimo receberão o reino; e os reinos deste mundo serão reinos de Deus e de Cristo.

  23. II - O ANTICRISTO • Este não é o chifre pequeno de Daniel 7, nem do Capítulo 8. • Ele é a segunda besta do Apocalípse 13.11-18 • O anticristo é aquele do qual lemos em Dn 11:36-39; IITs 2 e Ap 13:11-18. É aquele de quem Cristo falou em João 3:43: “Se outro vier em seu próprio nome, recebê-lo-eis.”

  24. II - O ANTICRISTO • Ele vem com palavras lisonjeiras e os judeus o receberão como libertador. Será como rei no meio deles (Dn 11:36). • Tem dois chifres, como carneiro, mas fala como dragão. • Imitará a Cristo, porém, agirá com o poder da primeira besta, o poder de Satanás. Enganará a muitos com seus milagres (IITs 2:9-12). Seu poder será na Palestina, mas provavelmente será muito além da Palestina (Ap 16:13, 19:20). Ele é também chamado de “o falso profeta”.

  25. III - O REI DO NORTE • Ele é o chifre pequeno de Daniel 8, e é tipificado por Antíoco Epifânio (Dn 8 e 11) • As profecias dos capítulos 8 e 9 já se cumpriram parcialmente, mas o cumprimento final será ainda realizado. • Antíoco Epifânio (168 a.C.) é o tipo profético do outro que invadirá a terra durante os últimos dias de indignação.

  26. III - O REI DO NORTE 4) Da profecia do capítulo 9, só falta se cumprir a última semana que inclui o Tempo do Fim. 5) Deve-se ligar o capítulo 7 ao capítulo 9, e o capítulo 8 ao capítulo 11 (Ocidente 7 e 9) e (Oriente 8 e 11). 6) O chifre pequeno do capítulo 7 é o príncipe do capítulo 9. O chifre pequeno do capítulo 8 é o rei do norte do capítulo 11.

  27. A VISÃO DO CARNEIRO e do bODE cap 8 1) Na visão do carneiro que tinha dois chifres, descrito aqui por Daniel, um dos chifres cresce mais alto que o outro. Isto representa osreis da Média e da Pérsia. A Pérsia destacou-se mais que a Média e, desta maneira, cum­priu-se a visão de Daniel (Dn 8:3, 4, 20).

  28. 2)A visão do bode simboliza o Império Grego. Sabemos isto pela interpretação divina (Dn 8:5, 21). 3) O chifre notável foi Alexandre Magno, que conquistou com grande velocidade (sem tocarno chão) o mundo conhecido em seus dias. 4) Também o leopardo com quatro asas (Dn 7:6) representa o mesmo Império Grego e a velocidade com que conquistava os povos.

  29. AS SETENTA SEMANAS DE DANIELCAP 9.20ss

  30. AS SETENTA SEMANAS DE DANIELCAP 9.20ss 1 - O primeiro que há de vir –Será gentio. Será aquele que faz o firme concerto com Israel. Ele éa primeira besta do Ap. 13. a) Este concerto não será com todos os judeus, Ele ajudará aos judeus e fará tudo para eles durante 3 ½ anos, então quebrará o concerto (vs. 27).

  31. AS SETENTA SEMANAS DE DANIELCAP 9.20ss 2) Os judeus aceitarão o anticristo como o Messias (Ap 13:11-18), durante 3 ½ anos. • Sobre as asas das abominações virá o assolador, e isto até a consumação (Dn 9:27). • As abominações são ídolos e adoração de ídolos. Por causa destas abominações haverá um que assolará a terra até o fim. • Este será o Rei do Norte ou o Assírio (Mt 24:21; Ap 6:19).

  32. AS SETENTA SEMANAS DE DANIELCAP 9.20ss 2) Até terminar o período de setenta semanas de anos, seis obras divinas seriam realizadas (Dn 9:24): • fazer cessar a transgressão (IICo 5:18; Gl 3:13) • dar fim aos pecados (Cl 1:20; Ef 1:7) • expiar a iniquidade (Hb 2:17; 9:26) • trazer a justiça eterna (IPe 1:10-12) • selar a visão e profecia (quando vier o perfeito) (ICo 13:9-10) • ungir o Santo dos Santos.

  33. 3) O pequeno chifre será no fim aniquilado pela vinda do “Filho do Homem” (7:11) e toda a estrutura dos reinos temporais será esmagada pela “pedra cortada sem auxílio de mãos”, a qual estabelecerá um reino eterno, essa confederação de dez nações ainda está no futuro e será governada pelo “pequeno chifre”, o Anticristo, exatamente antes de Cristo vir para estabelecer o seu Reino eterno na Terra.

More Related