1 / 26

JAPÃO: ASPECTOS SOCIO-ECONOMICOS

JAPÃO: ASPECTOS SOCIO-ECONOMICOS.

afi
Download Presentation

JAPÃO: ASPECTOS SOCIO-ECONOMICOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. JAPÃO: ASPECTOS SOCIO-ECONOMICOS Nome oficial: Japão Capital: Tóquio Divisão política: 47 províncias Religião: xintoísmo 83,9%, budismo 14,1%, cristianismo 2% Natureza do Estado: parlamentar, com monarquia constitucional Área: 377.915 km²  População: 128.056.026 de habitantesGrupos étnicos: japoneses 98,5%, coreanos 0,5%, chineses 0,4%, outros 0,6% Economia: terceira maior economia do mundo, seu PIB soma US$ 4,348 trilhões; Taxa de desemprego: 4,2% (em 2008)

  2. Breve Histórico • O Período Edo , também conhecido com Período Tokugawa, é uma divisão da história do Japão que vai de 1603 a 1867. Esse período marca o governo do Xogunato Tokugawa (ou Edo) que foi oficialmente estabelecido em 1603 pelo primeiro Xogun Tokugawa Ieyasu. O período terminou com a Restauração Meiji. Tokugawa Ieyasu (1543-1616)

  3. Matsuo Bashô: Hai-kais Primavera não nos deixepássaros choramlágrimas no olho do peixe

  4. O Último Xogun e o Fim dos Samurais Tokugawa Yoshinobu, o último xogun

  5. Era Meiji: • Em 3 de fevereiro de 1867, Mutsuhito, com 15 anos de idade, sucedeu seu pai, o imperador Komei, e uma nova Era de Meiji (regime iluminado) foi proclamada. A restauração Meiji de 1868 terminou com o sistema feudal de 256 anos dos xogunatos Tokugawa

  6. Kasato Maru (1908):

  7. Imigrantes e Dekasseguis

  8. 2ª Grande Guerra Hiroito

  9. Japão : População • População no Japão: 128 milhões de habitantes • Tóquio é a cidade mais densamente povoada do planeta • Em 1º de outubro de 2010, a população • japonesa somava 128.056.026 habitantes • ou 288 mil a mais que um censo feito há • cinco anos. A marca significa um aumento • de 0,2%. O número de residentes • estrangeiros cresceu. • O Japão tem um dos menores índices de • natalidade do mundo - 1,3 criança por mulher • e a expectativa de vida mais alta do planeta • 83 anos de idade. É o país cuja população • mais rapidamente envelhece, estando 23% • dela acima dos 65 anos de idade. Essa • tendência deve se agravar a partir de 2012 • quando os nascidos após a guerra começarem a alcançar a idade da aposentadoria. • O número de famílias japonesas também aumentou para cerca de 50 milhões, mas o número de membros recuou para a média de 2,46.

  10. Por 50 anos, após o fim da Segunda Guerra Mundial, a combinação do rápido crescimento da força de trabalho japonesa e a crescente produtividade de seus trabalhadores industriais criou um milagre do crescimento. Em duas gerações, o número de pessoas em idade de trabalho cresceu em 37 milhões e o Japão saiu das ruínas para se tornar a segunda maior economia do mundo. Nos próximos 40 anos, esse processo irá se reverter, e a população em idade de trabalho será reduzida tão rapidamente que em 2050 será menor do que era em 1950, e quatro em cada dez japoneses terão mais de 65 anos. A menos que a produtividade japonesa cresça mais rápido que o declínio de sua força de trabalho — o que é pouco provável — a economia nipônica irá entrar em declínio.

  11. Sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011 População do Japão aumenta apenas 0,2% nos últimos 5 anos A população do Japão aumentou apenas 0,2% nos últimos cinco anos, o índice mais baixo de crescimento desde 1920. Os últimos dados do censo refletem uma mudança drástica na estrutura social da nação, uma baixa da natalidade, e um aumento do índice de mortalidade.Muitos jovens têm dúvidas sobre formar uma família, já que a consideram como um peso para sua carreira, e seu estilo de vida pessoal.

  12. Industrialização As indústrias se concentram no litoral e a ilha de Honshu possui o maior parque industrial: Tóquio, Nagóia e Osaka formam uma imensa Megalópole. O Japão é extremamente dependente de matérias-primas estrangeiras(mais de 90%). Pequenas reservas de cobre, zinco, chumbo, e carvão mineral, pequenas quedas d'água, sua energia vem das usinas nucleares.

  13. O Zaibatsus • Do mesmo modo como se deu a industrialização em alguns países da Europa e nos Estados Unidos, a expansão fabril do Japão, que tomou vulto entre 1870 e 1914, foi acompanhada de enorme concentração econômica e de renda. Os capitais reuniram-se em torno de alguns conglomerados nipônicos, ditos zaibatsus, tidos como estratégicos ao desenvolvimento, tais como bancos, exploração mineral, industria bélica, têxteis e comércio exterior.

  14. A Economia Japonesa e o Comércio Mundial • A economia japonesa sofreu, no último trimestre de 2008, a maior contração em mais de 30 anos. A queda vertiginosa sofrida pelo comércio mundial no final do ano teve efeitos catastróficos sobre economias muito sensíveis ao desempenho do setor externo, como é o caso do Japão, bastante dependente da exportação de automóveis, eletrônicos e bens de capital, assim como outros asiáticos.

More Related