1 / 12

Maneirismo: Escultura – Portugal, Espanha, Holanda

ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO LIMA DE FREITAS. Maneirismo: Escultura – Portugal, Espanha, Holanda. Maneirismo:.

afram
Download Presentation

Maneirismo: Escultura – Portugal, Espanha, Holanda

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO LIMA DE FREITAS Maneirismo: Escultura – Portugal, Espanha, Holanda

  2. Maneirismo: Desenvolve-se em Roma, do ano de 1520 até por volta de 1610, um movimento artístico afastado conscientemente do modelo da antiguidade clássica: o maneirismo. Uma evidente tendência para a estilização exagerada e uma preocupação com os detalhes começam por ser a sua marca, extrapolando assim as rígidas linhas dos cânones clássicos.

  3. Maneirismo: As soluções maneiristas triunfam em Portugal, em vários domínios como na arquitetura, na escultura, na literatura (Camões), na música polifónica e na teoria estética. No entanto, foi no âmbito da pintura que mais profundamente se fizeram sentir os valores estéticos do novo estilo.

  4. Maneirismo: Diferente da Itália e de Espanha, que eram países católicos, o protestantismo holandês trouxe algumas dificuldades aos artistas no que se refere à representação de cenas religiosas, mas não as impediu. Descritivo e realista, o artista holandês não se preocupava com padrões de beleza clássicos, preferindo retratar cenas do quotidiano.

  5. Maneirismo: Em Espanha, o maneirismo foi o estilo italiano quinhentista que mais se adaptou à própria cultura desses países. Merece especial atenção em Espanha o chamado estilo plateresco de escultura e decoração arquitetural, que deixou obras de extraordinária riqueza e caráter monumental.

  6. A escultura maneirista e suas características: Às formas clássicas soma-se o novo conceito intelectual da arte pela arte e o distanciamento da realidade. Não faltam as formas caprichosas, as proporções estranhas, as superposições de planos, ou ainda o exagero nos detalhes, elementos que criam essa atmosfera de tensão tão característica do espírito maneirista.

  7. A escultura maneirista e suas características: A escultura maneirista caracteriza-se, então, pela perda de rigor clássico, substituindo o realismo racional pelo virtuosismo técnico e formal. É subjetiva, sentimentalista, sensível, privilegiando a sensualidade plástica, e contínua a variar em dimensões e modalidades.

  8. A escultura maneirista e suas características: Os escultores mais importantes do maneirismo são: BARTOLOMEO AMMANATI: (1511-1592), Realizou trabalhos em várias cidades italianas. Decorou também o palácio dos Mantova e o túmulo do conde da cidade. Construiu a villana Porta delPopolo e a Fonte de Neptuno.

  9. A escultura maneirista e suas características: • GIAMBOLOGNA: • (1529-1608), De origem flamenga, Giambologna deu os seus primeiros passos como escultor na oficina do francês Jacques Dubroecq. O Rapto das Sabinas, Mercúrio, Baco e Os Pescadores estão entre as obras mais importantes desse período.

  10. Esculturas maneiristas: Sansão derrota o Filisteu - Giambologna – 1562 Figuras entrelaçadas, exagero de detalhes, alongamento dos músculos e o facto de ser meramente representativo são algumas das características que mostram a dimensão maneirista desta obra. Fonte de Neptuno – Ammanati – 1563/1575 As características da escultura maneirista, nesta obra são bastantes: os detalhes exagerados, o facto de ser um momento, a sua origem profana (trata-se de um deus da mitologia romana) e expressões faciais intensas.

  11. Esculturas maneiristas: Rapto das Sabinas - Giambologna – 1582 Nesta escultura vemos os corpos entrelaçados entre si, característica importante da escultura maneirista Crucifixo do Escorial - Cellini Esta escultura mostra como característica do maneirismo o facto de ser uma escultura individual e de tamanho real.

  12. Trabalho realizado por: João Almeida 11º D Nº 7 Ano Letivo 2012/2013

More Related