150 likes | 310 Views
Campos Cerrados e Pampas. Campos Cerrados. O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro,sendo o menor apenas que a Floresta Amazônica. O clima no cerrado é quente,com estação seca rigorosa,embora chuva em certas épocas do ano,principalmente no verão.
E N D
Campos Cerrados • O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro,sendo o menor apenas que a Floresta Amazônica. • O clima no cerrado é quente,com estação seca rigorosa,embora chuva em certas épocas do ano,principalmente no verão.
De origem natural ou antrópica, as formações campestres são áreas com predomínio absoluto de espécies herbáceas e algumas arbustivas, faltando árvores na paisagem. Quando naturais, são delimitadas pelas áreas encharcadas das depressões. Pode também ocorrer em solos rasos, com presença de afloramentos de rochas, possuindo uma composição diferenciada de espécies, com plantas adaptadas a esse ambiente. Este tipo de fisionomia é encontrado principalmente no limite oeste da região, na Serra de Goiás.
Principais espécies vegetais • Fruta-de-lobo - Representa 40% da alimentação do Lobo-guará. O alimento ajuda na sua digestão e serve como um vermífugo natural contra uma parasitose renal. Na ausência deste fruto, o animal morre.
Cipó-de-são-joão - De suas flores faz-se xarope para a tosse
Flor do Pequi - É bastante disseminada na medicina popular regional a utilização do óleo do pequi adicionado ao mel de abelha contra gripes e bronquites.
Animais do cerrado • Entre os invertebrados, os mais notáveis são os cupins e as formigas cortadeiras (saúvas). São eles os principais herbívoros do cerrado, tendo uma grande importância no consumo e na decomposição da matéria orgânica, assim como constituem uma importante fonte alimentar para muitas outras espécies animais. Abelhas também têm papel fundamental na polinização das flores e gafanhotos apresentam grande riqueza de espécies e significativa importância como herbívoros.
Entre as aves do cerrado destacam-se: andorinha, anu-preto, anu-branco, azulão, beija-flor, bem-te-vi, canário-da-terra, chupim, codorna, coruja, gavião-carrapateiro, gavião-carcará (caracará), gavião-pomba*, gralha, joão-de-barro, macuco*, maritaca, mergulhão*, mutum*, papagaio*, pássaro-preto, perdiz, pica-pau*, quero-quero, rolinha, sabiá*, seriema, tiziu, tucano (tucanuçu), urubu-preto.
Entre os animais, destacam-se: anta, capivara, cateto, queixada, paca, onça-parda*, onça-pintada*, jaguatirica*, lobo-guará*, cachorro-do-mato*, gambá, preguiça*, lontra*, tatu-bola*, tatu-canastra*, preá, tamanduá*, veado-campeiro*, calango, teiú, sauá*, guariba*, sagüi*, cobra-coral verdadeira e falsa, cobra-cipó, jibóia, urutu, cascavel, jararaca e morcego. * ameaçados de extinção
Pampas • Os campos da região sul do Brasil são denominados de pampas, termo indígena que significa região plana, abrangendo o Estado do Rio Grande do Sul, o Uruguai e a Argentina.
O clima nos campos sulinos é caracterizado com altas temperaturas no verão, chegando a 35ºC, e o inverno é marcado com geadas e neve em algumas regiões, marcando temperaturas negativas. A precipitação anual se situa em torno de 1.200 mm, com chuvas concentradas nos meses de inverno. O clima é frio e úmido (da Silva Júnior & Sasson,1995; Uzunian & Birner, 2001).
Créditos • Alunos: Erick, Robert • Profª. Terezinha • E.E. Abadia Faustino Inácio • 3º Ano “A”