570 likes | 778 Views
APRESENTAÇÃO. Esta actividade foi desenvolvida pelos grupos EFA- Mecânica de Automóveis Ligeiros, Electricidade de Instalações e Práticas Administrativas, no âmbito da actividade integradora “ Veículos e Sustentabilidade Ambiental”. Objectivos: Descrever alguns marcos da evolução do automóvel.
E N D
APRESENTAÇÃO • Esta actividade foi desenvolvida pelos grupos EFA- Mecânica de Automóveis Ligeiros, Electricidade de Instalações e Práticas Administrativas, no âmbito da actividade integradora “Veículos e Sustentabilidade Ambiental”. Objectivos: • Descrever alguns marcos da evolução do automóvel. • Procurar entender os benefícios ambientais das energias limpas. • Procurar entender quais os transportes utilitários do futuro.
= Veículos e Sustentabilidade Ambiental
UM VEICULO AUTOMÓVELé uma referência a um objecto responsável pela sua própria locomoção é um veículo motorizado, com quatro rodas, geralmente destinado ao transporte de passageiros ou mercadorias, sendo um dos meios de transporte mais populares do mundo. SUSTENTABILIDADE, em anos recentes, o conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras. AMBIENTE,lugar, espaço, recinto, tudo aquilo que envolve os seres vivos ou as coisas.
PRIMEIRO VEICULO AUTOPROPULSIONADO O primeiro veículo autopropulsionado surgiu em 1769. Era um triciclo construído para fins militares, utilizando motor a vapor, e foi concebido pelo engenheiro francês Nicolas Joseph Cugnot (1725 - 1804).
PRIMEIROMOTORISTA A CAUSAR UM ACIDENTE Em 1771, Cugnot chocou um de seus veículos contra um muro, e assim, além de criar o primeiro automóvel, se tornou também o primeiro motorista a causar um acidente! A imagem mostra uma velha gravura da época retratando o acidente.
THREVITHICK'S LONDON STEAM CARRIAGE (1803) Se você ouvir alguém afirmar que os primeiros carros eram carruagens com motor, acredite. Pelo menos esta é a conclusão que pode-se chegar observando este veículo fabricado em 1803. Seu motor era a vapor, com um cilindro horizontal. Tinha 11.700 cm3, 3 cv. de potência e chegava aos 13 km/h.
VEÍCULO A VAPOR DE BORDINO Construído no Arsenal de Turim, em 1854. Consumia 30 kg de carvão por hora. O motor de 1 cilindro horizontal permitia uma velocidade e 8 km no plano.
O SURGIMENTO DO AUTOMÓVEL Em 1860 Étienne Lenoir, constrói o primeiro motor de combustão interna, ou seja, que queima combustível dentro de um cilindro, aliás o mesmo princípio utilizado nos motores até hoje!
O "VELO" PRIMEIRO VEÍCULO BENZ O "Velo" primeiro veículo Benz, patenteado em 1886. Tinha motor monocilíndrico horizontal de 980cc e desenvolvia 0,9 cv a 500 rpm. Pesava 230kg e sua velocidade máxima era de 15 km/h.
OMNIBUS SCOTTE (1892) O ônibus a vapor, da empresa Scotte francesa, lançado em 1892, com tamanho sucesso dois anos mais tarde participou da prova Paris-Rouen. Com motor dianteiro e tração traseira, utilizava dois cilindros verticais, 1.986 cm3 e chegava aos 12 km/h.
OPEL 1898 Opel 1898, 4 HP, motor de um cilindro refrigerado a água, transmissão por corrente, duas velocidades e marcha à ré, velocidade de 15 a 20 km/h.
DOG-CART 1901 Fábrica escocesa Arrol-Johnston, com motor de dois cilindros e ignição com magneto e baixa tensão, 10 HP.
BUICK MODELO "C" DE 1905. Tinha motor plano de 2 cilindros, 22 HP, duas velocidades e marcha à ré.
ROLLS ROYCE SILVER GHOST 1909 Com motor de 6 cilindros, 7.046 cc e 40-50HP.
ARROL 1912, ESCOCÊS Construído pela fábrica Arrol-Johnston, era equipado com motor de quatro ou seis cilindros, com 23,9 ou 11,9HP.
HELICA (1919) Movido por uma hélice, foi criado pelo francês Marcel Leyat. Misto de avião e automóvel, teve 30 unidades construídas entre 1919 e 1925. Utilizava muitos conceitos aeronáuticos, usava motor de dois cilindros horizontais, com 8 cv. de potência e chegava aos espantosos 100 km/h de velocidade, mas durante uma prova no circuito de Monthléry chegou a mais espantosos ainda a 170 km/h.
FORD ESTAVA DETERMINADO A CONSTRUIR UM CARRO SIMPLES. Surgiu então o célebre modelo T. Ano: 1932
BMW Dixi Em 1936, é lançado o roadster BMW 328, o carro mais bem sucedido da sua categoria. Em 1938 este mesmo carro ganha a Mille Miglia, uma tradicional corrida italiana que acontece até hoje.
CHRYSLER TOWN E COUNTRY 1947 Com motor de 8 cilindros e 135HP.
LAMBORGHINI MIURA Graças ao bom volume de vendas alcançado pelos modelos 350 GT e 400 GT, a Lamborghini alcançou fundos suficientes para se lançar na concepção de um super desportivo. Foi então criado em 1966 o Lamborghini Miura
Toyota Corolla 1970 a 1980 Em 1970 o Corolla ganhou um motor mais forte, com 1.2l e caixa de velocidades automática, já em 1971 o sedan ganhou a opção de motor 1.6 que produzia 102cv. Na década de 70 o Corolla já era vendido em três versões: coupe, wagon e sedan.
A primeira geração do Corsa, lançada em 1983 A versão GTE foi a primeira desportiva da linha, com motor de 1,6 litro e 100 cv, ainda a carburador. A chegada da injeção em 1990 mudaria a sigla para GSI.
BMW M1 A década de 80 é iniciada pela BMW com a entrada dos freios ABS nos carros de série, e o desenvolvimento do primeiro motor BMW para a Fórmula 1, em 83 a sua equipa, com Nelson Piquet, é campeã.
Lamborghini SUV LM002 Em 1986 a Lamborghini lançou o SUV LM002, um potente automóvel que causou uma enorme surpresa no mercado.
AUTOMÓVEIS DO SEC. XXI • A partir do ano 2000, os fabricantes de automóveis começaram a preocupar-se em construir automóveis mais amigos do ambiente, daí começaram a surgir os primeiros automóveis híbridos e eléctricos….
“CURIOSIDADES…” 1º CARRO EM PORTUGAL • O primeiro automóvel a chegar a Portugal foi um veículo da marca Panhard-Levassor tendo sido importado de Paris pelo IV Conde de Avilez em 1895. • Este veículo ficaria também para a história por um acontecimento insólito: logo na sua primeira viagem, entre Lisboa e S. Tiago do Cacém, ocorreria o primeiro acidente de viação em Portugal, tendo por vítima um burro, atropelado.
Veículos Eléctricos
VEÍCULOS ELÉCTRICOS • Os veículos eléctricos não são um tema novo e há mais de 100 anos que o primeiro carro eléctrico foi inventado. Recentemente, a chamada "electrificação do transporte" ganhou um novo destaque, sendo apresentada por alguns como, provavelmente, uma das maiores medidas disponíveis para diminuir as emissões de gases de efeito de estufa e poluição ambiental, trazendo, ao mesmo tempo, desenvolvimento económico.
O QUE SÃO VEÍCULOS ELÉCTRICOS ? • Veículo eléctrico (cuja sigla em inglês é EV, de eléctrico veicule) é um tipo de veículo propulsionado por um motor eléctrico, para transportar ou conduzir pessoas, objectos ou uma carga específica. Diferenciam dos veículos usuais pelo facto de utilizarem um sistema de propulsão eléctrica e não a solução comum de motor de combustão interna. • O motor eléctrico usa energia química armazenada em baterias recarregáveis, que depois é convertida em energia eléctrica para alimentar um motor que fará a sua conversão em energia mecânica, possibilitando que o veículo se mova.
VANTAGENS DO VEICULO ELÉCTRICO • Maior eficiência do motor. • Zero-Emissões • Condução silenciosa • Travagem regenerativa • Menos impostos e mais incentivos • Consegue ter custos de operação por km percorrido muito abaixo dos valores normais para os veículos a combustão, cerca de 3 a 4 vezes menores. • É também um sistema mais robusto e fiável exigindo pouca manutenção. • Abastecimento em qualquer lugar; não emite gás carbônico
DESVANTAGENS DO VEICULO ELÉCTRICO • Bastante tempo para abastecer. • Pouca autonomia. • Baterias pesam bastante. • Custo de aquisição muito elevado.
O QUE ESTÁ A MUDAR COM OS VEÍCULOS ELÉCTRICOS ? • Motivada pelas alterações políticas a nível global, a indústria parece estar a responder à necessidade e é previsível que, após um período incubatório, nos próximos 2 ou 3 anos, comecem a surgir veículos eléctricos muito competitivos com uma boa oferta e para um leque abrangente de aplicações de transporte.
MAS O VEÍCULO ELÉCTRICO JÁ É UMA REALIDADE? • Sim. Existe já há uma oferta variada de veículos eléctricos adequados a várias aplicações. Desde veículos de duas e quatro rodas para velocidades baixas, motas velozes, pequenos carros citadinos, carros com excelente performance, veículos comerciais ligeiros a grandes camiões de entregas, já existe de tudo. A oferta é ainda limitada em quantidade e a alguns mercados.
EXEMPLO DE UM VEICULO ELECTRICO. • Baterias de íon-litio • Painéis solares no teto, • Gerador instalado na grade dianteira • Sistema que transforma a energia cinética dispersada nas frenagens em eletricidade • Até 180km/h e 200 km de autonomia • Mitsubishi iMiEv
QUAL A POLUIÇÃO DOS VEÍCULOS ELÉCTRICOS? • Os veículos eléctricos não têm qualquer emissão directa de gases nocivos ou outro tipo de partículas, pois não existe nenhum processo de combustão a bordo. As emissões associadas a este tipo de transporte vêm da produção de energia.No caso em que a energia usada tem origem em fontes de energia renováveis, como é o caso de Portugal que tem uma excelente capacidade nesta área, a poluição libertada em todo o processo é praticamente zero. Isso quer dizer que se conseguiu a utilização apenas da energia do ambiente, para o transporte de pessoas e mercadorias, sem impactos poluentes.
Veículos Híbridos
O QUE É UM CARRO HÍBRIDO ? • Um automóvel híbrido é um automóvel que possui um motor de combustão interna, normalmente a gasolina e um motor eléctrico que permite reduzir o esforço do motor de combustão e assim reduzir os consumos e emissões. • Como exemplo, tem-se um automóvel que combine motor a combustão e motor eléctrico na realidade é um veículo eléctrico alimentado pela energia cinética proveniente da queima de combustível.
TIPOS DE HÍBRIDOS • Há dois tipos: - Híbrido convencional: baterias carregadas quando o motor a combustão é accionado. - Híbrido plug-in: baterias alimentadas pela rede elétrica.
VANTAGENS DO HÍBRIDO • Economia de combustível entre 15 a 30%. • Mais KMS por menos dinheiro. • Menos poluente, mais ecológico. • A potência (e o tamanho)do motor de combustão é drasticamente reduzida, pois o motor não precisa suprir os "picos" de demanda energética. estes são supridos pelo pequeno banco de baterias.
DESVANTAGENS DO HIBRIDO • Maior preço de aquisição. • Componentes mais caros e difíceis de encontrar. • Motores elétricos de alta performance ainda não disponíveis. • São veículos mais pesados que os convencionais. A causa é o excessivo peso das baterias que utilizam. • Outro problema real é a necessidade de uma infra-estrutura de estações de abastecimento que permita com facilidade carregar as baterias destes carros. • São mais lentos que os carros convencionais.
OS CARROS HÍBRIDOS TAMBÉM REDUZEM A POLUIÇÃO DO AMBIENTE ? • Os carros híbridos constituem uma contribuição técnica importante para reduzir um pouco a poluição ambiental, numa época em que a preocupação com os altos preços atingidos pelo petróleo traz para a primeira linha a necessidade de alterar o paradigma vigente. Pode dizer-se já que o lançamento no mercado automóvel dos carros híbridos é o primeiro passo das alterações que a economia mundial necessita.
EXEMPLO DE UM HIBRIDO • Protótipo para 2008 • Produção de 400 unidades em 2009 • Motor 1,5L com 136 hp • Vem com pacote extra de bateria (recarregável na tomada) Toyota Prius Plug-in
Veículos Solares
O QUE É UM VEICULO SOLAR? • Como o nome sugere, carros solares são carros cuja energia é produzida através da energia obtida a partir do Sol. Neste processo a radiação emitida pelo sol é captada através de painéis solares que irão transformar a energia solar em energia eléctrica, permitindo assim o funcionamento do carro sem o uso de qualquer tipo de combustível. • Estes carros ainda estão pouco disponíveis para a sociedade em geral, sendo apenas mostrados em feiras de tecnologia e utilizados em algumas competições específicas.
EXEMPLO DE UM CARRO SOLAR • Produzido pela designer de carros Pininfarinae a empresa de baterias Bolloré, o Bluecar começou a sua fase de produção. Inicialmente só serão comercializados um número limitado de veículos, número este que aumentará gradualmente para 60,000 até 2015. • Completamente eléctrico, o Bluecar tem 3.65 metros de comprimento, 1.6 m de altura e 1.72 m de largura. Vem equipado com um motor eléctrico de 50 kW que fornece uma aceleração de 6.5 segundos dos 0-60 km/h e uma velocidade máxima de 130 km/h. O carregamento é efectuado graças aos painéis fotovoltaicos no tejadilho e ao sistema de travagem regenerativa, ou então numa tomada, como os carros eléctricos comuns Bluecar