200 likes | 449 Views
Romantismo. Século XIX. Momento histórico. Momento histórico. ► O Romantismo surgiu no calor da Revolução Francesa. ► Surgiu em meio à euforia produzida pela Revolução Industrial. Momento histórico.
E N D
Romantismo Século XIX
Momento histórico ► O Romantismo surgiu no calor da Revolução Francesa. ► Surgiu em meio à euforia produzida pela Revolução Industrial.
Momento histórico ► Por um lado, convivia com a megalomania de Napoleão Bonaparte, que queria dominar o mundo. ► Por outro lado, estava imerso na realidade das sociedades industriais.
Sociedades industriais ► Novos inventos para a indústria. ► Divisão de trabalho. ► Busca de maior produtividade. ► Formação de centros fabris. ► Surgimento do operariado. ► Revoltas sociais. ► Nascimento de sindicatos. ► Associações de trabalhadores e patrões.
Romantismo: a estética do contra O Romantismo foi uma reação aos valores éticos e intelectuais, assim como aos fatos mais marcantes da virada do século XVIII para o XIX: ► Revolução Francesa ► Revolução Industrial ► Política de Napoleão Bonaparte
O Romantismo opõe ► O sentimento à razão; ► A arte e a poesia à ciência; ► O espiritualismo ao materialismo; ► A subjetividade à objetividade; ► O Cristianismo à filosofia; ► O espírito ao corpo e à matéria; ► A noite ao dia...
O Romantismo no Brasil ► O Romantismo assumiu em nossa literatura a conotação de movimento anticolonialista e antilusitano. ► Portanto, um dos traços essenciais do nosso Romantismo é o nacionalismo, o que abriu um leque de possibilidades a serem exploradas: indianismo, regionalismo, críticas aos problemas nacionais e projeto de construção de uma identidade nacional.
Marco inicial do Romantismo no Brasil Suspiros poéticos e saudade (1836), de Gonçalves de Magalhães. Trecho do poema “A infância” Oh minha infância! Oh estação de flores!De inocente ilusão alva saudosa!Inda hoje te apresentasAnte mim, como a imagem deleitosaDe um sonho que encantou-me a fantasia,Ou como a aurora de um formoso dia.Oh da infância atrativos lisonjeiros!Mentirosos afetos!Com que prazer amigos passageiros,Inúmeros, na infância contraímos!E quão fáceis após os repelimos,De ligeiras palavras agastados. [...]
As três gerações do Romantismo Primeira geração → nacionalista, indianista e religiosa. Destaque para: Gonçalves Dias e Gonçalves de Magalhães.
As três gerações do Romantismo Segunda geração → “mal do século” → egocentrismo exacerbado, pessimismo e atração pela morte. Destaque para: Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire.
As três gerações do Romantismo Terceira geração → condoreirismo → poesia de cunho político e social. Destaque para Castro Alves.