1 / 19

PAF-ECF

PAF-ECF. A nova exigência Fiscal no Paraná. PAF-ECF. O que uma ECF? É o equipamento (impressora fiscal) devidamente autorizado pelo fisco e instalado no estabelecimento utilizado para a emissão de cupons fiscais em operações de vendas a consumidores finais.

amara
Download Presentation

PAF-ECF

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PAF-ECF A nova exigência Fiscal no Paraná

  2. PAF-ECF O que uma ECF? É o equipamento (impressora fiscal) devidamente autorizado pelo fisco e instalado no estabelecimento utilizado para a emissão de cupons fiscais em operações de vendas a consumidores finais. Com a edição do decreto 8429/2010 foram proibidas novas autorizações para ECFs que não tenham MFD - memória de fita-detalhe (segunda via do cupom em arquivo), que coincidentemente são as que possuem mecanismo de impressão matricial. Porém as já autorizadas podem ser utilizadas até o prazo previsto no Decreto 3947/2012, artigos 3º a 6º.

  3. PAF-ECF Modelos de ECF

  4. PAF-ECF Quem esta obrigado a utilização de ECF? Empresas com faturamento acima de R$ 360.000 anuais que exerçam a atividade de venda ou revenda de mercadorias ou bens ou de prestação de serviços em que o adquirente ou tomador seja pessoa física ou jurídica não contribuinte do imposto estadual está obrigado ao uso de ECF, ressalvadas as hipóteses previstas no artigo 390 do RICMS/PR

  5. PAF-ECF O que o PAF? É o programa utilizado para comunicação com o ECF instalado no computador a este conectado. O sistema antes de ser instalado no usuário final deve passar por análise de órgão técnico credenciado pelo CONFAZ e receber um laudo de conformidade. Em londrina esse órgão é a UNIFIL. Somente de posse do laudo e do respectivo despacho de homologação do CONFAZ o software poderá ser credenciado na Receita Estadual como PAF-ECF. Para isto o fornecedor do sistema deverá seguir os procedimentos previstos na NPF 063/2012.

  6. PAF-ECF Qual a intenção do Paraná em implantar o PAF? A intenção é padronizar os sistemas utilizados para controle de caixa e emissão de cupom fiscal, pois até então cada empresas desenvolvedora de software apenas registrava seu sistema na receita estadual porem não havia regras que disciplinavam o desenvolvimento da ferramenta, podendo ocorrer assim fraudes , pois não erram inspecionadas tecnicamente. Com o advento do PAF, todo sistema deverá passar por homologação e seguir um padrão definido por um Roteiro de Analise desenvolvido pelo Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ.

  7. PAF-ECF Legislação sobre o PAF-ECF (ATO COTEPE 06/08) O ato COTEPE 06/08 estabelece regras e requisitos para os programas frente de loja (PDV) e de retaguarda utilizados pelos estabelecimentos usuários de ECF. Uma porção de regras foram criadas visando a padronização do comportamento dos aplicativos. Desta forma a sonegação fica mais difícil de ser feita através dos aplicativos. Este Ato estabelece que deve ser criado um arquivo por dia e por ECF a ser gravado no disco rígido em local informado pelo aplicativo. O formato deste arquivo é similar ao formato estabelecido pelo governo do Estado de São Paulo para a regulamentação da Nota Fiscal Paulista. O Ato ainda prevê regras para cada tipo de ramo de atividade tais como postos de combustíveis, bares, restaurantes e similares, farmácias de manipulação, oficina de conserto e transportes.

  8. PAF-ECF Legislação sobre a implantação do PAF

  9. PAF-ECF Legislação sobre prorrogação do PAF

  10. PAF-ECF Legislação sobre prorrogação do PAF

  11. PAF-ECF Requisitos Funcionais do PAF-ECF • Os requisitos funcionais do PAF-ECF foram estabelecidos pelo Ato Cotepe 06/08. Dentre eles se destacam: • O PAF-ECF ou Sistema de Gestão (Retaguarda) não deve possibilitar ao usuário possuir informações contábeis diversas daquela que é, por lei, fornecida à Fazenda Pública, conforme inciso V do Art. 2º da Lei 8.137/90. • O PAF-ECF deve estar integrado aos Sistemas de Gestão (SG) e Retaguarda para viabilizar a utilização, considerando como integração a capacidade de importar e exportar dados reciprocamente. • O PAF-ECF deve ser instalado de forma a possibilitar o funcionamento do ECF • independentemente da rede, ainda que eventualmente a utilize, exceto quando destinado à utilização exclusiva para o transporte de passageiros. • A emissão de registro de Pré-Venda e a emissão de DAV (Documento Auxiliar de Venda) possuem definições específicas no Ato COTEPE 06/08. • O Ato COTEPE 06/08 também traz requisitos específicos do PAF-ECF para: • - Estabelecimento revendedor varejista de combustível automotivo; • - Restaurantes, bares e estabelecimentos similares, incluindo controle de conta de clientes; • - Farmácia de manipulação; • - Oficina de conserto; • - Transporte de passageiros.

  12. PAF-ECF Quem esta obrigado ao uso do PAF? • Todas as empresas que utilizam ECF deverão ser usuários de PAF-ECF a partir de Janeiro de 2014, de acordo com a NPF 063/2012 que regulamenta o uso de sistemas para emissão de documentos fiscais.

  13. PAF-ECF O que muda para quem já utiliza um sistema de Vendas Balcão? Caso utilize o módulo Vendas Balcão do sistema Gestor New Londrisoft será necessário atualização do sistema Retaguarda e a implantação do sistema Vendas Balcão em cada caixa que utiliza ECF. Caso utilize um sistema de empresa não homologada para o PAF será necessário dar baixa na receita do sistema utilizado, adquirir uma cópia de sistema homologado e registrá-lo na receita estadual como PAF-ECF

  14. PAF-ECF Quais serão as mudanças no sistema Gestor New utilizado hoje? A partir de 01/01/2014 não será mais possível acessar o módulo Vendas balcão disponível na tela inicial do gestor. Todo processo de caixa e emissão de cupom deverão ser realizados diretamente no módulo Vendas Balcão do PAF ECF.

  15. PAF-ECF Já tenho um sistema para emissão de cupons fiscais cadastrados com o código 33, como proceder para me adequar à legislação do PAF-ECF? R: O fornecedor do sistema deve fazer a alteração de seu sistema para PAF-ECF, no sistema UPD no portal Receita/PR e apresentar os documentos exigidos na NPF 063/2012 na Agência da Receita Estadual. Após a alteração de seu sistema de “33-cupom fiscal” para “PAF-ECF” todos os seus usuários automaticamente serão atualizados, não sendo necessário nenhum procedimento por parte destes.

  16. PAF-ECF Quais as exigências para a TEF – Transferência Eletrônica de Fundos? R. A legislação paranaense exige que o pagamento por cartão de crédito ou débito seja feito em equipamento integrado ao ECF (art.391 do RICMS/PR) devendo a impressão do comprovante ocorrer no ECF, vinculado ao cupom fiscal. Excepcionalmente é permitida a utilização de equipamento do tipo POS – pointofsale ou qualquer outro que possibilite a impressão do comprovante de pagamento fora do ECF desde que atendidas as exigências previstas no artigo 392 do RICMS e decreto 4487/2012.

  17. PAF-ECF Significado das Siglas PAF: Programa de Aplicativo Fiscal ECF: Emissor de Cupom Fiscal.

  18. PAF-ECF Lins UTEIS Perguntas e respostas sobre ECF: http://www.fazenda.pr.gov.br/arquivos/File/perguntasErespostasECF_V7.pdf CONFAZ https://www1.fazenda.gov.br/confaz/

More Related