1 / 23

- Estrutura da Terra (revisão) - Rochas - Solo

- Estrutura da Terra (revisão) - Rochas - Solo. 6º ano - Ciências Profa . Cristiane. O interior da Terra. A Terra pode ser dividida em três partes: a crosta, o manto e o núcleo. manto. (parte superior). (parte inferior). solo. núcleo interno. fragmentos de rocha.

oneida
Download Presentation

- Estrutura da Terra (revisão) - Rochas - Solo

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. - Estrutura da Terra (revisão)- Rochas- Solo 6º ano - Ciências Profa. Cristiane

  2. O interior da Terra A Terra pode ser dividida em três partes: a crosta, o manto e o núcleo. manto (parte superior) (parte inferior) solo núcleointerno fragmentos de rocha INGERBORG ASBACH / ARQUIVO DA EDITORA rocha matriz crosta núcleoexterno

  3. Crosta: camada superficial, formada principalmente pelo solo e por rochas. Manto: formado por rochas derretidas (magma) em sua porção mais interna e por uma porção superior mais rígida. É divido em: manto superior e inferior. Núcleo: formado por uma parte líquida (núcleo externo) e uma parte sólida (núcleo interno). É constituído principalmente por níquel e ferro. ADILSON SECCO / ARQUIVO DA EDITORA crosta núcleo externo crosta núcleo interno litosfera manto(parte superior) manto

  4. Os continentes em movimento • Os contornos de alguns continentes parecem se encaixar, como em um quebra-cabeça. • Rochas encontradas nos planaltos brasileiros e africanos são muito parecidas. ADAPTADO DE: THE REDISCOVERY OF EARTH, L.MOTZ / INGEBORG ASBACH / ARQUIVO DA EDITORA • Fósseis idênticos já foram encontrados em continentes diferentes. Ao longo da história da Terra, os continentes se movimentaram.

  5. O calor que vem do núcleo esquenta o manto, criando correntes que movimentam as placas tectônicas. GARY HINCKS / SCIENCE PHOTO LIBRARY ADILSON SECCO / ARQUIVO DA EDITORA correntesno manto Os continentes acompanham esse movimento em um processo chamado de deriva continental.

  6. Quando duas placas se chocam, suas margens podem ser comprimidas e erguidas, originando cadeias de montanhas (cordilheiras),como os Andes, os Alpes e o Himalaia. Cadeia de montanhas placa Euro-Asiática ESQUEMA CRIADO PELO AUTOR COM BASE EM FONTES DIVERSAS / INGEBORG ASBACH / ARQUIVO DA EDITORA placa Indo-Australiana O choque entre as placas une a Índia e a Ásia. Nos dias de hoje, as montanhas do Himalaia continuam a aumentar cerca de 5 mm por ano, o que mostra que as placas ainda estão em movimento. As placas se aproximam: a placa da Índia penetra por baixo da placa da Ásia, empurra esta última para cima e forma as montanhas do Himalaia.

  7. Os terremotos Os tremores ou vibrações da superfície da Terra são chamados de terremotos. Geralmente ocorrem nos pontos de contato entre duas placas tectônicas: o contato entre placas pode liberar energia, desencadeando ondas sísmicas. GARY HINCKS / SCIENCE PHOTO LIBRARY

  8. Os movimentos da crosta sob os oceanos podem deslocar enormes massas de água e provocar ondas gigantescas: os tsunamis ou maremotos. Esse fenômeno desloca para a superfície uma grande massa de água. ondas a 50 km/h ADILSOON SECCO / ARQUIVO DA EDITORA ponto de encontro das placas Ao se aproximar da costa, formam-se ondas gigantes. Um terremoto faz tremer o fundo do mar. A velocidade das ondas diminui à medida que elas se aproximam da costa, mas sua altura aumenta (podem atingir mais de 30 metros de altura).

  9. Os vulcões Os vulcões geralmente se formam quando uma placa desliza sobre outra e o atrito aquece e derrete a rocha. cratera vapores e cinzas david a. hardy / science photo library lava saída de magma rocha ígnea (lava que esfriou) Erupções: A pressão no interior da Terra empurra o magma, que é expelido junto com gases e vapor de água através de rupturas na crosta. Após ser expelido, o magma passa a ser chamado de lava. reservatóriode magma

  10. Por que estudamos as rochas?

  11. Por que estudamos as rochas? • Construção; • Ornamental; • Fonte de energia (rochas sedimentares); • Conhecimento sobre o nosso planeta; • Ancestrais do homem; • Prevenção.

  12. ROCHAS • As rochas são formadas por minerais, substâncias químicas sólidas e, geralmente, de origem inorgânica.

  13. A maioria das rochas é formada por vários tipos de minerais. FABIO COLOMBINI / ACERVO DO FOTÓGRAFO granito FABIO COLOMBINI / ACERVO DO FOTÓGRAFO fabiocolombini / acervo do fotógrafo SCIENTIFICA / VISUALS UNLIMITED / CORBIS / LATINSTOCK quartzo feldspato mica

  14. A argila A argila é um material resultante da desintegração, por ação da água da chuva, de algumas rochas que contêm feldspato. ANTON BALAZH / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES PHONPROM/OHOI / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES HOMYDESIGN / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES Quando misturada com água, a argila pode ser moldada e aquecida, originando um material duro e resistente ao calor: a cerâmica.

  15. As rochas são agrupadas em três tipos, de acordo com a maneira como são formadas na natureza: fabiocolombini / acervo do fotógrafo fabiocolombini / acervo do fotógrafo Rochas sedimentares Rochas magmáticas ou ígneas fabiocolombini / acervo do fotógrafo Rochas metamórficas

  16. Rochas magmáticas São formadas a partir da lava (proveniente das erupções de vulcões) que esfria e se torna sólida, ou a partir do magma dentro da crosta terrestre. Exemplos de rochas magmáticas: fabiocolombini / acervo do fotógrafo fabiocolombini / acervo do fotógrafo JOE GOUGH / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES fabiocolombini / acervo do fotógrafo Basalto, usado em calçadas e construções. Granito, usado em esculturas e bancadas de pia. Formam a maior parte da crosta terrestre, e se encontram geralmente abaixo do solo ou de camadas de outros tipos de rochas.

  17. Rochas sedimentares Chuva, vento e outros agentes de intemperismodesgastam as rochas e carregam os fragmentos... (1) ... que se depositam em mares e depressões de terrenos. (2) Tudo isso leva milhares ou até milhões de anos para acontecer e continua ocorrendo enquanto a rocha existir. (4) adilsonsecco / ARQUIVO DA EDITORA camadade rocha sedimentar O peso das camadas de cima comprime as de baixo, e a água transforma os minerais: assim se formam as rochas sedimentares. (3)

  18. Exemplos de rochas sedimentares: Arenito formado por grãos de quartzo. fabiocolombini / acervo do fotógrafo Argilito formado pelo depósito de grãos de argila. fabiocolombini / acervo do fotógrafo fabiocolombini / acervo do fotógrafo Calcário formado pelo depósito de sais de cálcio.

  19. Rochas metamórficas São formadas a partir da transformação (metamorfose) de rochas magmáticas ou sedimentares. Intensas pressões ou elevadas temperaturas levam a uma mudança na organização dos minerais da rocha, ou a uma transformação dos próprios minerais. O mármore, usado na fabricação de estátuas, pisos e pias, é uma rocha metamórfica.

  20. O gnaisse e a ardósia também são rochas metamórficas, formadas a partir do granito e do argilito, respectivamente. fabiocolombini / acervo do fotógrafo GEN PRODUCTIONS / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES Amostras de ardósia. fabiocolombini / acervo do fotógrafo Ardósia cortada em placas para uso em revestimentos e pisos. O Pão de Açúcar (RJ) é uma formação de gnaisse.

  21. Gases de enxofre e nitrogênio emitidos por fábricas e veículos podem se combinar com o vapor de água do ar e formar ácidos, o que resulta na chuva ácida. Mármore: rocha porosa Efeito da chuva ácida no mármore

  22. O ciclo das rochas rocha sedimentar fabiocolombini / acervo do fotógrafo Intemperismoe compressão Alta temperatura e pressão rocha magmática rocha metamórfica Alta temperatura e pressão dirkwiersma / sciencephotolibrary / latinstock fabiocolombini / acervo do fotógrafo Resfriamento e solidificação fusão adilsonsecco /ARQUIVO DA EDITORA Uma rocha, ao longo de muito tempo, pode se transformar em outra, que se transforma em outra, que se transforma em outra...

More Related