210 likes | 642 Views
O que é MERCOSUL?. É um bloco econômico criado em 1991, pela Argentina, Paraguai e Uruguai baseado no Mercado Comum Europeu com o objetivo de reduzir ou eliminar impostos, proibições e restrições entre seus produtos.
E N D
O que é MERCOSUL? • É um bloco econômico criado em 1991, pela Argentina, Paraguai e Uruguai baseado no Mercado Comum Europeu com o objetivo de reduzir ou eliminar impostos, proibições e restrições entre seus produtos.
As duas maiores economias do Mercosul enfrentam algumas dificuldades nas relações comerciais. A Argentina está impondo algumas barreiras no setor automobilístico e da linha branca ( geladeiras, micro-ondas, fogões ), pois a livre entrada dos produtos brasileiros está dificultando o recebimento destes setores na Argentina. Na área agrícola também ocorrem dificuldades de integração, pois os argentinos alegam que o governo brasileiro oferece subsídios aos produtores de açúcar. Desta forma, o produto chegaria ao mercado argentino a um preço muito competitivo, prejudicando o produtor e o comércio argentino. Conflitos comerciais entre Brasil e Argentina
O Tratado de Assunção O Tratado de Assunção, ato fundacional do MERCOSUL, constitui, juntamente com o Protocolo de Brasília, de 1991 e o Protocolo de Ouro Preto, de 1994, os principais instrumentos jurídicos do processo de integração.
Com a assinatura do tratado de Assunção, inaugura-se o que ficou conhecido como "Período de Transição", que duraria até janeiro de 1995. As principais características do período, no que se refere à execução dos compromissos do Tratado, foram: 1° a colocação em marcha do programa automático de liberalização comercial, ou de "desgravação tarifária", que correspondia à redução semestral de 7% em todas as tarifas incidentes sobre produtos comercializados entre os quatro países, em um processo que já partiria de uma redução inicial linear de 47%;
2° a aprovação do Protocolo de Brasília, assinado em dezembro de 1991, que estabelece o sistema de solução e controvérsias do MERCOSUL; • 3° a aprovação e cumprimento parcial do chamado "Cronograma de Las Leñas" (nome da cidade argentina onde foi negociado), instrumento que sistematizava todas as tarefas que deveriam ser cumpridas para a plena realização dos objetivos do Tratado, e; • 4° a definição, sobretudo a partir de 1993, da Tarifa Externa Comum para a grande maioria dos bens produzidos na região.
O Brasil assumiu a liderança do bloco econômico e a Argentina assumiu a segunda colocação. O Brasil exporta, principalmente para os países parceiros, automóveis bem como suas peças de manutenção, bebidas, cigarros, café, açúcar, aparelhos eletrônicos, óleos e calçados Brasil e Mercosul
Os Resultados do MERCOSUL no Brasil • As exportações brasileiras para os parceiros aumentaram consideravelmente nos últimos três anos, desde 1991. Cresceram de 2,3 para US$ 5,4 bilhões em 1993, passando, de 7.3% para 13.9% do total, em ritmo nitidamente superior às exportações destinadas ao resto do mundo.
Porque o aumento das nossas vendas? • O aumento se deve às preferências, ao câmbio mais realista adotado até agora pelo Brasil, à competitividade das nossas empresas. • Também pelas dimensões reduzidas do mercado que os outros 3 países oferecem, ou seja, eles não facilitam para o MERCOSUL como o Brasil facilita visando o melhor desempenho.
Diante desses aspectos vamos destacar quais são os países membros, associados e observadores.
Componentes • Kayo Saymonthon • Jéssica Formentini • Giselle da Silva • Paulo Roberto