1 / 11

O que é MERCOSUL?

O que é MERCOSUL?. É um bloco econômico criado em 1991, pela Argentina, Paraguai e Uruguai baseado no Mercado Comum Europeu com o objetivo de reduzir ou eliminar impostos, proibições e restrições entre seus produtos.

anila
Download Presentation

O que é MERCOSUL?

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O que é MERCOSUL? • É um bloco econômico criado em 1991, pela Argentina, Paraguai e Uruguai baseado no Mercado Comum Europeu com o objetivo de reduzir ou eliminar impostos, proibições e restrições entre seus produtos.

  2. As duas maiores economias do Mercosul enfrentam algumas dificuldades nas relações comerciais. A Argentina está impondo algumas barreiras no setor automobilístico e da linha branca ( geladeiras, micro-ondas, fogões ), pois a livre entrada dos produtos brasileiros está dificultando o recebimento destes setores na Argentina. Na área agrícola também ocorrem dificuldades de integração, pois os argentinos alegam que o governo brasileiro oferece subsídios aos produtores de açúcar. Desta forma, o produto chegaria ao mercado argentino a um preço muito competitivo, prejudicando o produtor e o comércio argentino. Conflitos comerciais entre Brasil e Argentina

  3. O Tratado de Assunção O Tratado de Assunção, ato fundacional do MERCOSUL, constitui, juntamente com o Protocolo de Brasília, de 1991 e o Protocolo de Ouro Preto, de 1994, os principais instrumentos jurídicos do processo de integração.

  4. Com a assinatura do tratado de Assunção, inaugura-se o que ficou conhecido como "Período de Transição", que duraria até janeiro de 1995. As principais características do período, no que se refere à execução dos compromissos do Tratado, foram: 1° a colocação em marcha do programa automático de liberalização comercial, ou de "desgravação tarifária", que correspondia à redução semestral de 7% em todas as tarifas incidentes sobre produtos comercializados entre os quatro países, em um processo que já partiria de uma redução inicial linear de 47%;

  5. 2° a aprovação do Protocolo de Brasília, assinado em dezembro de 1991, que estabelece o sistema de solução e controvérsias do MERCOSUL; • 3° a aprovação e cumprimento parcial do chamado "Cronograma de Las Leñas" (nome da cidade argentina onde foi negociado), instrumento que sistematizava todas as tarefas que deveriam ser cumpridas para a plena realização dos objetivos do Tratado, e; • 4° a definição, sobretudo a partir de 1993, da Tarifa Externa Comum para a grande maioria dos bens produzidos na região.

  6. O Brasil assumiu a liderança do bloco econômico e a Argentina assumiu a segunda colocação. O Brasil exporta, principalmente para os países parceiros, automóveis bem como suas peças de manutenção, bebidas, cigarros, café, açúcar, aparelhos eletrônicos, óleos e calçados Brasil e Mercosul

  7. Os Resultados do MERCOSUL no Brasil • As exportações brasileiras para os parceiros aumentaram consideravelmente nos últimos três anos, desde 1991. Cresceram de 2,3 para US$ 5,4 bilhões em 1993, passando, de 7.3% para 13.9% do total, em ritmo nitidamente superior às exportações destinadas ao resto do mundo.

  8. Porque o aumento das nossas vendas? • O aumento se deve às preferências, ao câmbio mais realista adotado até agora pelo Brasil, à competitividade das nossas empresas. • Também pelas dimensões reduzidas do mercado que os outros 3 países oferecem, ou seja, eles não facilitam para o MERCOSUL como o Brasil facilita visando o melhor desempenho.

  9. Diante desses aspectos vamos destacar quais são os países membros, associados e observadores.

  10. Componentes • Kayo Saymonthon • Jéssica Formentini • Giselle da Silva • Paulo Roberto

More Related