240 likes | 371 Views
“Programa Especial de Mobilidade Internacional” Um Programa de Bolsas de Iniciativa do Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) Bolsas para capacitação no exterior. OBJETIVOS.
E N D
“Programa Especial de Mobilidade Internacional” Um Programa de Bolsas de Iniciativa do Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) Bolsas para capacitação no exterior
OBJETIVOS • Formação técnico-científicaaltamente especializada em áreas prioritárias e estratégicas para o desenvolvimento do Brasil. • Aumentar a presença de pesquisadores e estudantes de vários níveis em instituições de excelência no exterior. • Fortalecimento e expansão das iniciativas científicas, tecnológicas, de inovação e competitividade através da mobilidade internacionalde estudantes e pesquisadores.
Áreas Contempladas Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; Formação de Tecnólogos.
Seguro saúde Este benefício custeará as despesas referentes à aquisição de plano de saúde durante todo o período de sua bolsa no exterior. O CNPq se exime da obrigação de qualquer apoio adicional para o custeio de despesas médicas, hospitalares, odontológicas ou correlatas não previstas pelo seguro adquirido. Por isso, é imprescindível que o bolsista examine, prévia e atentamente, todas as cláusulas da apólice. O CNPq não indica nenhuma corretora ou seguro de saúde específico sendo de responsabilidade do bolsista avaliar as condições contratadas e os benefícios e coberturas oferecidas. Algumas universidades estrangeiras exigem planos especiais, e por isso recomendamos que verifique junto à Universidade de destino sobre as recomendações para o seguro saúde. Alertamos que algumas empresas no Brasil oferecem seguros para viagens turísticas de curta duração, e em razão disso, podem ser inapropriados ou sem a cobertura adequada. Informações de Apoio aos Estudantes no Exterior com bolsas do CNPq versão junho de 2014 8/23 O ideal é consultar o parceiro no exterior e respectiva Universidade de destino solicitando mais informações a respeito do seguro saúde mais adequado. É de responsabilidade do bolsista requerer cobertura adicional caso necessite de outros atendimentos que não estejam estabelecidos na apólice de seguro.
Benefícios • Passagem aérea (ida e volta); • Auxílio-Instalação; • Mensalidade de bolsa; • Seguro Saúde; • Auxílio material didático; • Curso de Idiomas* *verificar no edital da chamada se o curso de idiomas será ofertado Duração da Bolsa • Período da bolsa graduação-sanduíche: 12 meses
REQUISITOS DE CANDIDATURA • Estar matriculado em curso de nível superior nas áreas e temas prioritárias; • Ter nacionalidade brasileira; • Ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículoprevisto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos; • Apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, segundo critérios da IES; • Apresentar proficiência na língua estrangeira conforme determinação de cada chamada pública. • Apresentar ***ENEM a partir de 2009 com nota acima de 600 pontos; Edital Item 3.1.4 *** Ter obtido na média aritmética das cinco provas, incluindo a Redação, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nota igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009. 3.1.4.1 Caso o candidato tenha realizado mais de um exame a partir de 2009 será considerada a maior média obtida a partir das notas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP;
EMPATE Em caso de empate, serão utilizados os critérios abaixo nesta mesma sequencia: • Nota do Enem; • Premiação Acadêmica e/ou de mérito; • Maior nota no exame de proficiência; • Candidato que obter o maior percentual de integralização da grade curricular; • Participação em Programas de Iniciação Científica.
Aprovação e implementação da bolsa O candidato aprovado receberá, por meio de mensagem eletrônica, a comunicação do resultado do julgamento, na qual consta um “link” que dá acesso ao Formulário Dados Complementares de Bolsa no Exterior. • O candidato deverá ter uma pessoa de contato no Brasil, informando seus dados no formulário de Dados Complementares. • Em caso de dificuldades no preenchimento do Formulário, o candidato deverá entrar em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone 0800 619697 ou pelo e-mail atendimento@cnpq.br • Após o preenchimento do Formulário de Dados Complementares, o sistema redirecionará o candidato para o Termo de Compromisso e Aceitação da Bolsa no Exterior, pelo qual o candidato poderá aceitar ou declinar da concessão da bolsa. • Anexa à mensagem, será encaminhada a Carta de Benefícios, na qual são explicitados a vigência da bolsa e os benefícios concedidos. Certifique-se de que as informações constantes de seu currículo na Plataforma Lattes estão corretas e atualizadas.
Chamadas abertas Inscrições de 16/08/2014 a 30/09/2014 O candidato deve manter seu currículo lattes atualizado em http://lattes.cnpq.br. Caso o candidato venha a se inscrever em mais de um país, a única candidatura a ser considerada será a última delas, sendo todas as demais automaticamente canceladas.
Países que permitirão que o aluno viaje para cursar o idioma estão em vermelho na tabela. Verificar no cronograma as datas específicas de viagem!!! ***Atenção: A PUC aplicará o teste OnDaf (Alemanha) no dia 16/10/2014 Interessados entrar em contato com INTERCÂMBIO (Valesca) A interlocução com o Programa Ciência sem Fronteiras, inclusive para candidatos com dificuldades no acesso ao Formulário de Inscrições, deverá ser realizada obrigatória e exclusivamente via Portal do Programa Ciência sem Fronteiras – Fale Conosco (http://www.capes.gov.br/faleconosco), escolhendo a opção “Ciência sem Fronteiras” e posteriormente “Bolsas no Exterior”/Problemas Formulários Ciência sem Fronteiras ou pelo telefone 0800616161, opção 0 e sub opção 1, de segunda a sexta-feira, no horário de 08h00 às 20h00, horário oficial de Brasília /DF.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO Histórico escolar ou Atestado de matrícula (obrigatório); ** Atestado de matricula deve ser solicitado com o IRA e deve ser anexado em pdf. *** Histórico de ensino médio NÃO SERÁ aceito como comprovante de matricula na PUCPR. Certificado de proficiência em língua estrangeira (não obrigatório no momento da inscrição, porém atentar-se ao edital que estipula um prazo máximo para o envio do resultado); Comprovante de premiação (não obrigatório); Atestado de participação programas de Iniciação Científica (não obrigatório). ***Ler atentamente todo o edital do País desejado e principalmente acompanhar o cronograma para não perder nenhum prazo.
Caso sua inscrição seja na plataforma da CAPES o procedimento é semelhante ao CNPq.
Dicas: Para as chamadas onde a gestão é feita através do CNPq está disponível no link de formulário de inscrição um material de apoio (Checklist) com dicas e instruções essências para a sua candidatura. Não deixe de acessar!!!!
Esperamos que a sua estadia no exterior represente uma excelente oportunidade para sua capacitação e que o seu retorno ao país contribua para o desenvolvimento da sociedade brasileira. As pessoas são o maior capital do nosso País e cidadãos com excelente formação profissional são essenciais para o avanço da sociedade. Boa sorte a todos!!! Profa. Cleybe H. Vieira Coordenadora do Csf. na PUCPR Maria Gabriela Boni Finch maria.finch@grupomarista.org.br Alessandra de Lacerda alessandra.lacerda@pucpr.br Mariani Barbosa Mariani.barbosa@pucpr.br ValescaWalesco intercambio@pucpr.br