170 likes | 538 Views
Análise e Interpretação de textos. Literatura Profa. Karla Faria. Isso não é um cachimbo , de Magritte. Pintura e representação do real. A linguagem (da pintura e da literatura) não é o real, é uma representação do real.
E N D
Análise e Interpretação de textos Literatura Profa. Karla Faria
Pintura e representação do real A linguagem (da pintura e da literatura) não é o real, é uma representação do real. Magritte faz refletir nesse ponto... O objeto que está na tela (o cachimbo) não é o cachimbo do cotidiano, não tem obrigação de ser o real. É como ele, Magritte, vê o cachimbo. Ao dizer que “isso não é um cachimbo”, o pintor nos faz refletir sobre o compromisso das artes com o mundo. Se for para ser fiel à realidade, não precisa da pintura, já existe a máquina fotográfica que retrata o objeto como ele realmente é.
A literatura e o real Os textos literários não têm nenhum compromisso em retratar o real. Têm compromisso com a verossimilhança dos textos, com a verdade criada no texto e não com a verdade do mundo.
Texto • O que é um texto? Todo de sentido. A tudo que se pode atribuir significado. • Textos podem ser: • Verbal ou não verbal. Palavras Imagem, figura
Texto literário • O que faz de um texto literário? O trabalho com as palavras. O escritor, o poeta potencializam as palavras, ou seja, exploram seus variados sentidos. O pintor usa as tintas para transformar uma cena, um objeto. O escritor usa a palavra para recriar o mundo. Ao ler um livro, lemos o mundo recriado pelo escritor.
Analisar vs. Interpretar Analisarperceber o que está posto no texto, os efeitos de sentido criados no texto. InterpretarFazer relações com a experiência do leitor. “O que o autor quis dizer”. O analista não pode saber o que o autor quis dizer, pode-se saber o que o autor disse.
Autor vs. Enunciador • Autor mundo real. • Enunciador mundo do texto. Eu lírico narrador (poesia) (prosa)
Textos para Análise Músicas e poemas
Antonio Machado Caminante, son tus huellasel camino, y nada más;caminante, no hay camino,se hace camino al andar,Al andar se hace el camino,y al volver la vista atrásse ve la senda que nuncase ha de volver a pisar.Caminante, no hay camino,sino estlas en el mar.
Cântico XIII Renova-te.Renasce em ti mesmo.Multiplica os teus olhos, para verem mais.Multiplica-se os teus braços para semeares tudo.Destrói os olhos que tiverem visto.Cria outros, para as visões novas.Destrói os braços que tiverem semeado, Para se esquecerem de colher.Sê sempre o mesmo.Sempre outro. Mas sempre alto.Sempre longe.E dentro de tudo.
Três Coisas - Fernando Pessoa De tudo, ficaram três coisas:A certeza de que estamos sempre a começar...A certeza de que é preciso continuar...A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...Portanto, devemos:Fazer da interrupção um caminho novo...Da queda um passo de dança...Do medo uma escada...Do sonho uma ponte...Da procura um encontro...
O Penetra- Zeca Pagodinho quem é ele?... Não sei quem convidou Sei lá, ninguém soube dizer como fez pra entrar Já bolado pensei: "Isso não vai prestar" O cara pagava mico Soprando um apito Cismou de zoar O qu'é dele tá guardado No final da festa o bicho vai pegar [quem é ele, quem é?...] Não sei quem convidou Sei lá, ninguém soube dizer como fez pra entrar Já bolado pensei: "Isso não vai prestar" O cara pagava mico Soprando um apito Cismou de zoar O qu'é dele tá guardado No final da festa o bicho vai pegar Bebeu demais Comeu de tudo Dançou sozinho Encheu o bolso de salgadinho Foi pra fila da pipoca
Roubou o pedaço de bolo e o refrigerante que estava na mão do aniversariante Fez a criança chorar [o danado bebeu...] Bebeu demais Comeu de tudo Dançou sozinho Encheu o bolso de salgadinho Foi pra fila da pipoca Roubou o pedaço de bolo e o refrigerante que estava na mão do aniversariante Fez a criança chorar, ai, ai, ai... Ai, ai, ai O coro comeu antes mesmo da festa acabar Ai, ai, ai Teve que sair na marra Penetra... Bem feito Foi expulso Ralou peito depois de tanto apanhar Ai, ai, ai O coro comeu antes mesmo da festa acabar Ai, ai, ai Teve que sair na marra Penetra... Bem feito Foi expulso Ralou peito depois de tanto apanhar