1 / 16

Análise e Interpretação de textos

Análise e Interpretação de textos. Literatura Profa. Karla Faria. Isso não é um cachimbo , de Magritte. Pintura e representação do real. A linguagem (da pintura e da literatura) não é o real, é uma representação do real.

arnie
Download Presentation

Análise e Interpretação de textos

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Análise e Interpretação de textos Literatura Profa. Karla Faria

  2. Isso não é um cachimbo, de Magritte

  3. Pintura e representação do real A linguagem (da pintura e da literatura) não é o real, é uma representação do real. Magritte faz refletir nesse ponto... O objeto que está na tela (o cachimbo) não é o cachimbo do cotidiano, não tem obrigação de ser o real. É como ele, Magritte, vê o cachimbo. Ao dizer que “isso não é um cachimbo”, o pintor nos faz refletir sobre o compromisso das artes com o mundo. Se for para ser fiel à realidade, não precisa da pintura, já existe a máquina fotográfica que retrata o objeto como ele realmente é.

  4. A literatura e o real Os textos literários não têm nenhum compromisso em retratar o real. Têm compromisso com a verossimilhança dos textos, com a verdade criada no texto e não com a verdade do mundo.

  5. Texto • O que é um texto? Todo de sentido. A tudo que se pode atribuir significado. • Textos podem ser: • Verbal ou não verbal. Palavras Imagem, figura

  6. Texto literário • O que faz de um texto literário? O trabalho com as palavras. O escritor, o poeta potencializam as palavras, ou seja, exploram seus variados sentidos. O pintor usa as tintas para transformar uma cena, um objeto. O escritor usa a palavra para recriar o mundo. Ao ler um livro, lemos o mundo recriado pelo escritor.

  7. Analisar vs. Interpretar Analisarperceber o que está posto no texto, os efeitos de sentido criados no texto.  InterpretarFazer relações com a experiência do leitor. “O que o autor quis dizer”. O analista não pode saber o que o autor quis dizer, pode-se saber o que o autor disse.

  8. Autor vs. Enunciador • Autor  mundo real. • Enunciador  mundo do texto. Eu lírico narrador (poesia) (prosa)

  9. Enquanto houver sol

  10. Textos para Análise Músicas e poemas

  11. Antonio Machado Caminante, son tus huellasel camino, y nada más;caminante, no hay camino,se hace camino al andar,Al andar se hace el camino,y al volver la vista atrásse ve la senda que nuncase ha de volver a pisar.Caminante, no hay camino,sino estlas en el mar.

  12. Texto de análiseVou deixar- Skank

  13. Cântico XIII Renova-te.Renasce em ti mesmo.Multiplica os teus olhos, para verem mais.Multiplica-se os teus braços para semeares tudo.Destrói os olhos que tiverem visto.Cria outros, para as visões novas.Destrói os braços que tiverem semeado, Para se esquecerem de colher.Sê sempre o mesmo.Sempre outro. Mas sempre alto.Sempre longe.E dentro de tudo.

  14. Três Coisas - Fernando Pessoa De tudo, ficaram três coisas:A certeza de que estamos sempre a começar...A certeza de que é preciso continuar...A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...Portanto, devemos:Fazer da interrupção um caminho novo...Da queda um passo de dança...Do medo uma escada...Do sonho uma ponte...Da procura um encontro...

  15. O Penetra- Zeca Pagodinho quem é ele?... Não sei quem convidou Sei lá, ninguém soube dizer como fez pra entrar Já bolado pensei: "Isso não vai prestar" O cara pagava mico Soprando um apito Cismou de zoar O qu'é dele tá guardado No final da festa o bicho vai pegar [quem é ele, quem é?...] Não sei quem convidou Sei lá, ninguém soube dizer como fez pra entrar Já bolado pensei: "Isso não vai prestar" O cara pagava mico Soprando um apito Cismou de zoar O qu'é dele tá guardado No final da festa o bicho vai pegar Bebeu demais Comeu de tudo Dançou sozinho Encheu o bolso de salgadinho Foi pra fila da pipoca

  16. Roubou o pedaço de bolo e o refrigerante que estava na mão do aniversariante Fez a criança chorar [o danado bebeu...] Bebeu demais Comeu de tudo Dançou sozinho Encheu o bolso de salgadinho Foi pra fila da pipoca Roubou o pedaço de bolo e o refrigerante que estava na mão do aniversariante Fez a criança chorar, ai, ai, ai... Ai, ai, ai O coro comeu antes mesmo da festa acabar Ai, ai, ai Teve que sair na marra Penetra... Bem feito Foi expulso Ralou peito depois de tanto apanhar Ai, ai, ai O coro comeu antes mesmo da festa acabar Ai, ai, ai Teve que sair na marra Penetra... Bem feito Foi expulso Ralou peito depois de tanto apanhar

More Related