200 likes | 329 Views
Características de desempenho. BALLOU , Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Características de desempenho. Matriz de transportes no Brasil. www.cnt.org.br. TKU (tonelada quilômetro útil). Matriz de transportes no Brasil.
E N D
Características de desempenho BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos.
Matriz de transportes no Brasil www.cnt.org.br TKU (tonelada quilômetro útil)
Matriz de transportes no Brasil http://www.ihgrgs.org.br/Contribuicoes/paulo_amorim_arquivos/image004.jpg
Matriz de transportes no Brasil www.centrodelogistica.com.br
Matriz de transporte no mundo http://www.mzweb.com.br/wilson/web/images/wilson_graf_matriz_pt.jpg
Custo dos transportes no Brasil www.centrodelogistica.com.br
Custos logísticos no Brasil http://www.guiadotrc.com.br/Estatistica/custoslogisticos.asp
Emissões de CO2 por passageiros http://knowledge.allianz.com/en/globalissues/energy_co2/transportation/transportation_climate_cars_ships_aviation_rail.html
Emissões de CO2 por tonelada http://www.marisec.org/shippingfacts/environmental/atmospheric-pollution.php?SID=36e1055ac0b7b72e4c355b0f31501ba4
Seguros nos transportes KEEDI, Samir, MENDONÇA, Paulo C.C. Transportes e Seguros no Comércio Exterior. Estrutura do Sistema Nacional de Seguro Privado: CNSP – Conselho Nacional de Seguros Privados; SUSEP – Superintendência de Seguros Privados; IRB – Brasil Resseguros; Companhias seguradoras; Corretores de seguros. Conceito básico de seguro: Segurado; Beneficiário; Bem segurado; Valor segurado; Prêmio de seguro; Franquia; Risco; Sinistro; Valor indenizado; Subrogação.
Seguros nos transportes KEEDI, Samir, MENDONÇA, Paulo C.C. Transportes e Seguros no Comércio Exterior. Ramos de Seguro: Seguro de transporte; Seguro de crédito à exportação – SCE; Seguro-garantia aduaneiro. Documentos de seguro: Proposta; Apólice de seguro: simples ou avulsa, aberta ou com prêmio ajustável; Averbação; Certificado de seguro; Endosso.
Seguros nos transportes KEEDI, Samir, MENDONÇA, Paulo C.C. Transportes e Seguros no Comércio Exterior. Seguro de transporte: Tipos de cobertura: básicas, adicionas e especiais; Período de cobertura; Coberturas básicas: Mais restritas, Intermediária, Mais amplas Exceções; Coberturas adicionais: Rejeição de mercadorias, Lucros esperados, Impostos, Desvio de trânsito, Heldcovered, Transitclause; Coberturas especiais: Greves (GMCC), Guerra marítima (GTM). Seguro de crédito à exportação – SCE: Riscos comerciais; Riscos políticos; Riscos extraordinários. Seguro-garantia aduaneiro Co-seguro, Resseguro e Retrocessão
Incoterms www.aprendendoaexportar.gov.br Os Incoterms foram agrupados em quatro categorias por ordem crescente de obrigação do vendedor.
Intermodalidade e multimodalidade KEEDI, Samir, MENDONÇA, Paulo C.C. Transportes e Seguros no Comércio Exterior. Transporte intermodal utiliza mais de um modal para que a carga saia da origem e chegue ao destino. Pode ser interno ou internacional. Cada trajeto é realizado por um modal diferente e utiliza um documento diferente. Os trechos são contratados individualmente pelo embarcador. O transportador assume responsabilidade somente sobre o seu trecho. Transporte multimodal também utiliza mais de um modal para a carga. Pode ser interno ou internacional. Cada trajeto é realizado por um modal diferente, mas utiliza somente um documento. O transportador assume toda a responsabilidade, desde a origem até o destino. Geralmente, utiliza-se contêiner no transporte multimodal. O Operador de Transporte Multimodal (OTM) deve ser cadastrado na ANTT. O documento de contrato de transporte multimodal é o Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas.
Vantagens do uso do transporte multimodal http://www.sacarmazenagem.com.br/conteudo.asp?id=9 Contratos de compra e venda mais adequados; Melhor utilização da capacidade disponível da nossa matriz de transporte; Utilização de combinações de modais mais eficientes energeticamente; Melhor utilização das tecnologias de informação; Ganhos de escala e negociações do transporte; Melhor utilização da infra-estrutura para as atividades de apoio, tais como armazenagem e manuseio; Aproveitamento da experiência internacional tanto do transporte como dos procedimentos burocráticos e comerciais; Redução dos custos indiretos.
Órgãos de política de transportes no Brasil Quem regulamenta os transportes: Ministério dos Transportes: www.transportes.gov.br Agência Nacional de Transportes Aquaviários: www.antaq.gov.br Agência Nacional de Transportes Terrestres: www.antt.gov.br Agência Nacional de Aviação Civil: www.anac.gov.br Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes: www.dnit.gov.br