450 likes | 669 Views
Oficina de Apropriação de Resultados – SISPAE 2013. Apropriação dos Resultados. Quais são os resultados que chegam até a escola?. Tipos de resultados disponíveis nas revistas e no portal da avaliação. Participação. Médias de proficiência comparadas. Distribuição por padrões de desempenho.
E N D
Oficina de Apropriação de Resultados – SISPAE 2013 Apropriação dos Resultados
Tipos de resultados disponíveis nas revistas e no portal da avaliação • Participação. • Médias de proficiência comparadas. • Distribuição por padrões de desempenho.
Resultados de participação Estado URE Escola Estado Município Escola
Médias e distribuição por padrão – Rede Estadual Estado URE Escola Proficiências médias Distribuição por Padrões
Médias e distribuição por padrão – Rede Municipal Estado Município Escola Proficiências médias Distribuição por Padrões
Resultados comparados Distribuição dos alunos por Padrões de Desempenho Resultados de participação Proficiência média
Resultados da escola por níveis Percentual de alunos em cada nível de desempenho
Exercícios Propostos - Participação • Observe a participação dos estudantes na escola. • Qual é o percentual de participação dos estudantes na avaliação aplicada nesta escola? • Caso 1) Acima de 80%.
Exercícios Propostos - Participação • Qual é o percentual de participação dos estudantes na avaliação aplicada nesta escola? • Caso 1) Acima de 80%. • Nessa situação, podemos generalizar o resultado encontrado para o resultado da turma. • Ação: Como possibilitar a participação de mais alunos nas próximas avaliações? • Ação: Como permanecer com uma participação significativa (acima de 80%) nas próximas avaliações?
Exercícios Propostos - Participação • Qual é o percentual de participação dos estudantes na avaliação aplicada nesta escola? • Caso 2) Abaixo de 80%. Após discutir estratégias de intervenção, para resultados acima de 80%, vamos ver, discutir, estratégias para resultados abaixo de 80%. Essas estratégias são diferentes?
Exercícios Propostos - Participação • Qual é o percentual de participação dos estudantes na avaliação aplicada nesta escola? • Caso 2) Abaixo de 80%.
Exercícios Propostos - Participação • Caso 2) Abaixo de 80%. • A) O número de alunos previstos é o número de alunos que frequentam a escola. • Reflexão: Por que alunos frequentes na escola não fizeram a avaliação externa? • Ação: O que fazer para aumentar a frequência desses alunos na avaliação?
Exercícios Propostos - Participação Caso 2) Abaixo de 80%. B) O número de alunos frequentesna escola é menor do que o dado apresentado nesta avaliação. Por que o número de alunos frequentes na escola é menor do que aquele que consta no documento informado ao CAEd?
Exercícios Propostos - Participação Por que o número de alunos frequentes na escola é menor do que aquele que consta no documento informado ao CAEd? B.1) Os alunos mudaram de escola. Reflexão: Por que os alunos mudaram de escola?
Exercícios Propostos - Participação Por que o número de alunos frequentes na escola é menor do que aquele que consta no documento informado ao CAEd? B.1) Os alunos mudaram de escola. Reflexão: Por que os alunos mudaram de escola? B.2) Os alunos são matriculados, mas não frequentam a escola. Reflexão: Por que os alunos não frequentam a escola? Ação: O que podemos fazer para aumentar a frequência desses alunos na escola? Esses questionamentos e planos de intervenção extrapolam os limites da avaliação externa e podem auxiliar o trabalho dos gestores.
Exercícios Propostos – Proficiência 1) Observar os resultados de Língua Portuguesa da escola no 4º ano EF em 2013 – avaliado pelo Sispae.
Exercícios Propostos – Proficiência 1) Observar os resultados da escola no 4º ano em 2013 – avaliado pelo Sispae. • Vamos alocar na Escala os resultados de proficiência alcançados pela escola. • Esses resultados estão adequados para essa etapa? • Como tem sido o trabalho realizado pela direção e coordenação em relação ao planejamento escolar? • Quais intervenções podem ser realizadas, pelos gestores, com o intuito de melhorar o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes?
Exercícios Propostos – Proficiência 2) Comparar os resultados do 4º ano de duas escolas no Sispae, fazendo apontamentosao observar a proficiência média dos estudantes nessas avaliações.
Exercícios Propostos – Proficiência 2) Comparação Escola 1 Escola 2
Exercícios Propostos – Proficiência 2) Comparação Vamos alocar na Escala os resultados de proficiência alcançados pela segunda escola. O que é possível observar na comparação entre as duas avaliações?
Exercícios Propostos – Proficiência 2) Comparação • O que é possível observar na comparação entre as duas avaliações? • Reflexão: A direção e a coordenação deveriam ser mais ativas em relação ao planejamento escolar? • Os gestores devem continuar com as mesmas estratégias para os próximos ciclos de avaliação ou modificar as ações implementas na escola? • Ação: Para alcançar melhores resultados, que reflitam no desenvolvimento dos estudantes, quais ações podemos promover nos próximos dois anos na escola?
Exercícios Propostos – Proficiência • Como tem sido o trabalho em relação às metodologias e às práticas pedagógicas? Reflexão: Os resultados alcançados são influenciados pelas ações desenvolvidas em relação às metodologias e práticas pedagógicas aplicadas pelos professores na escola ou pela falta dessas ações? Ação: Como a coordenação e/ou a direção podem trabalhar com os professores metodologias e práticas pedagógicas possibilitando o desenvolvimento e aprendizagem dos estudantes? Como os professores podem refletir sobre sua prática pedagógica?
Exercícios Propostos – Escala de proficiência Na reflexão feita anteriormente, observamos se a proficiência variou e, neste momento, observaremos quais as habilidades foram/são desenvolvidas pelos estudantes (em relação à média). De acordo com a escala de proficiência e os resultados alcançados pela escola, quais são as habilidades desenvolvidas pelos grupos de estudantes? Vamos fazer algumas reflexões!
Exercícios Propostos – Padrões de Desempenho Quando analisamos o resultado geral da turma, podemos pensar, também, nos padrões de desempenho, ou seja, na descrição das habilidades desenvolvidas pelos estudantes em relação a quatro diferentes graus de desempenho alcançado na avaliação. Vamos observar novamente a escala, com os resultados das duas escolas já alocados. Para analisar os resultados, em relação aos padrões de desempenho, vamos identificá-los em nossa escala.
Abaixo do Básico Adequado Avançado Básico Abaixo do Básico Adequado Básico Avançado
Exercícios Propostos – Padrões de Desempenho Qual o padrão de desempenho caracteriza o desenvolvimento dos estudantes de cada escola?
Exercícios Propostos – Padrões de Desempenho Qual o padrão de desempenho caracteriza o desenvolvimento dos estudantes de cada escola? Na Escola 1: Em relação à proficiência média alcançada pelos estudantes de sua escola, qual o padrão de desempenho que caracteriza o desenvolvimento deles? Quais as habilidades esses estudantes já desenvolveram?
Exercícios Propostos – Padrões de Desempenho Qual o padrão de desempenho caracteriza o desenvolvimento dos estudantes da Escola 1? Escola 1
Exercícios Propostos – Padrões de Desempenho Qual o padrão de desempenho caracteriza o desenvolvimento dos estudantes de sua escola? Na Escola 2: Em relação à proficiência média alcançada pelos estudantes de sua escola, qual o padrão de desempenho caracteriza o desenvolvimento deles? Quais as habilidades esses estudantes já desenvolveram?
Exercícios Propostos – Padrões de Desempenho Qual o padrão de desempenho caracteriza o desenvolvimento dos estudantes da Escola 2? Escola 2
Projetos de intervenção pedagógica a partir dos Padrões de Desempenho
Canais de divulgação http://www.sispae.caedufjf.net/
Canais de divulgação http://www.caed.ufjf.br
Canais de divulgação Selecionar o projeto
Avaliação educacional em larga escala www.caed.ufjf.br cap@caed.ufjf.br