1.03k likes | 1.27k Views
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS. SAEMS 2013. Língua Portuguesa e Produção de Texto. HIGOR PIFANO Analista de Instrumentos de Avaliação higor@caed.ufjf.br comed@caed.ufjf.br. Objetivos. Objetivo geral
E N D
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEMS 2013 Língua Portuguesa e Produção de Texto HIGOR PIFANO Analista de Instrumentos de Avaliação higor@caed.ufjf.br comed@caed.ufjf.br
Objetivos • Objetivo geral • Analisar e interpretar os resultados do SAEMS 2013 para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala de aula, a serem definidas pelas unidades escolares envolvidas no processo de avaliação. • Objetivos específicos • Apresentar a Matriz de Referência, analisando os descritores que norteiam a o teste de Língua Portuguesa. • Apresentar e interpretar a Escala de Proficiência, considerando os agrupamentos de seus intervalos (Padrões de Desempenho Estudantil). • Analisar e interpretar pedagogicamente os resultados da avaliação de Língua Portuguesa e Produção de Texto.
O Sistema de Avaliação de Mato Grosso do Sul • Com o firme propósito de criar um sistema de ensino mais justo e inclusivo, no qual as chances de aprendizado sejam iguais para todos os estudantes, a SED desenvolve o seu programa de avaliação da rede de educação pública, o SAEMS. • O SAEMS é um programa que visa diagnosticar o desempenho dos estudantes em diferentes áreas do conhecimento e níveis de escolaridade, bem como subsidiar a implementação, a (re)formulação e o monitoramento de políticas educacionais, contribuindo ativamente para a melhoria da qualidade da educação no estado. • O Sistema de Avaliação da Educação da Rede Publica de Mato Grosso do Sul (Saems) avaliou em 2013 as escolas estaduais de Mato Grosso do Sul nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Médio.
Avaliação de Língua Portuguesa
Atividade INTERPRETANDO A MATRIZ DE REFERÊNCIA Discuta os conteúdos do tópico selecionado. Desenvolva uma atividade para sala de aula, com base nos conteúdos apresentados no tópico.
Item x Atividades • Atividades podem apresentar o desenvolvimento de diversas habilidades. • O item avalia apenas uma habilidade. • Atividades são desenvolvidas com base em diversos instrumentos e recursos didáticos. • O item é, geralmente, desenvolvido por meio de questões de múltipla escolha. • O item pode ser dicotômico ou politômico.
Como as habilidades da Matriz são avaliadas pelos itens no Teste de Proficiência
Atividade INTERPRETANDO A ESCALA DE PROFICIÊNCIA Associe a cor ao desenvolvimento de cada competência na régua numérica que determina os intervalos da Escala.
Atividade DA MATRIZ PARA A ESCALA Qual é o grau de complexidade da atividade proposta com base na Matriz de Referência? Em qual(is) domínio(s) e competência(s) as atividades se enquadram?
Padrões de Desempenho Estudantil • Os Padrões de Desempenho são categorias definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da Escala de Proficiência, com base nas metas educacionais estabelecidas pelo SAEMS. Esses cortes dão origem a quatro Padrões de Desempenho – MUITO CRITICO, CRITICO, INTERMEDIÁRIO E ADEQUADO –, os quais apresentam o perfil de desempenho dos estudantes. • Desta forma, estudantes que se encontram em um Padrão de Desempenho abaixo do esperado para sua etapa de escolaridade precisam ser foco de ações pedagógicas mais especializadas, de modo a garantir o desenvolvimento das habilidades necessárias ao sucesso escolar, evitando, assim, a repetência e a evasão. • Por outro lado, estar no Padrão mais elevado indica o caminho para o êxito e a qualidade da aprendizagem dos estudantes. Contudo, é preciso salientar que mesmo os estudantes posicionados no Padrão mais elevado precisam de atenção, pois e necessário estimulá-los para que progridam cada vez mais.
Os intervalos dos Padrões de Desempenho – 1EM MUITO CRÍTICO até 215 CRÍTICO 215 a 290 INTERMEDIÁRIO 290 a 340 ADEQUADO acima de 340
Os intervalos dos Padrões de Desempenho – 2EM MUITO CRÍTICO até 220 CRÍTICO 220 a 295 INTERMEDIÁRIO 295 a 345 ADEQUADO acima de 345
Os intervalos dos Padrões de Desempenho – 3EM MUITO CRÍTICO até 250 CRÍTICO 250 a 300 INTERMEDIÁRIO 300 a 350 ADEQUADO acima de 350
Atividade DA ESCALA PARA O PADRÃO DE DESEMPENHO Descreva os padrões com base nos intervalos de proficiência e a descrição das competências na Escala de Proficiência. Qual é o perfil dos estudantes alocados em cada Padrão? Relacione as diferenças (desenvolvimento) das habilidades nos dois níveis descritos pelo grupo.