1 / 7

Coesão em Microestrutura I

Coesão em Microestrutura I. CASDVest 2014. AFA – 2000.

basil-quinn
Download Presentation

Coesão em Microestrutura I

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Coesão em Microestrutura I CASDVest 2014

  2. AFA – 2000 Leia: “São Bernardo faz interagir, como num jogo, dois modos de focalizar a narrativa: de um lado o modo próprio, autossuficiente e pragmático do fazendeiro; de outro, o modo de narrar de Paulo Honório-escritor, feito de hesitações, dúvidas e interrogações, as quaisele partilha com o leitor. A dupla focalização se explica pelos tempos diferentes em que um e outro se encontram.” (Lúcia H. Vianna, Roteiro de leitura: São Bernardo de Graciliano Ramos) Os termos grifados, “as quais”, “ele” e “um e outro”, resgatam, respectivamente, estes elementos do excerto: a) “interrogações”; “escritor”; “modos de focalizar a narrativa”. b) “modos de focalizar a narrativa”; “Paulo Honório”; “escritor” e “leitor”. c) “dúvidas e interrogações”; “fazendeiro”; “fazendeiro” e “escritor”. d) “hesitações, dúvidas e interrogações”; “Paulo Honório-escritor”; “escritor” e “fazendeiro”.

  3. AFA – 2000 Leia: “São Bernardo faz interagir, como num jogo, dois modos de focalizar a narrativa: de um lado o modo próprio, autossuficiente e pragmático do fazendeiro; de outro, o modo de narrar de Paulo Honório-escritor, feito de hesitações, dúvidas e interrogações, as quaisele partilha com o leitor. A dupla focalização se explica pelos tempos diferentes em que um e outro se encontram.” (Lúcia H. Vianna, Roteiro de leitura: São Bernardo de Graciliano Ramos) Os termos grifados, “as quais”, “ele” e “um e outro”, resgatam, respectivamente, estes elementos do excerto: a) “interrogações”; “escritor”; “modos de focalizar a narrativa”. b) “modos de focalizar a narrativa”; “Paulo Honório”; “escritor” e “leitor”. c) “dúvidas e interrogações”; “fazendeiro”; “fazendeiro” e “escritor”. d) “hesitações, dúvidas e interrogações”; “Paulo Honório-escritor”; “escritor” e “fazendeiro”.

  4. AFA – 2000 Leia: “São Bernardo faz interagir, como num jogo, dois modos de focalizar a narrativa: de um lado o modo próprio, autossuficiente e pragmático do fazendeiro; de outro, o modo de narrar de Paulo Honório-escritor, feito de hesitações, dúvidas e interrogações, as quaisele partilha com o leitor. A dupla focalização se explica pelos tempos diferentes em que um e outro se encontram.” (Lúcia H. Vianna, Roteiro de leitura: São Bernardo de Graciliano Ramos) Os termos grifados, “as quais”, “ele” e “um e outro”, resgatam, respectivamente, estes elementos do excerto: a) “interrogações”; “escritor”; “modos de focalizar a narrativa”. b) “modos de focalizar a narrativa”; “Paulo Honório”; “escritor” e “leitor”. c) “dúvidas e interrogações”; “fazendeiro”; “fazendeiro” e “escritor”. d) “hesitações, dúvidas e interrogações”; “Paulo Honório-escritor”; “escritor” e “fazendeiro”.

  5. AFA – 2000 Leia: “São Bernardo faz interagir, como num jogo, dois modos de focalizar a narrativa: de um lado o modo próprio, autossuficiente e pragmático do fazendeiro; de outro, o modo de narrar de Paulo Honório-escritor, feito de hesitações, dúvidas e interrogações, as quaisele partilha com o leitor. A dupla focalização se explica pelos tempos diferentes em que um e outro se encontram.” (Lúcia H. Vianna, Roteiro de leitura: São Bernardo de Graciliano Ramos) Os termos grifados, “as quais”, “ele” e “um e outro”, resgatam, respectivamente, estes elementos do excerto: a) “interrogações”; “escritor”; “modos de focalizar a narrativa”. b) “modos de focalizar a narrativa”; “Paulo Honório”; “escritor” e “leitor”. c) “dúvidas e interrogações”; “fazendeiro”; “fazendeiro” e “escritor”. d) “hesitações, dúvidas e interrogações”; “Paulo Honório-escritor”; “fazendeiro” e “escritor”.

  6. Os textos abaixo integram uma matéria de divulgação científica sobre o tamanho de criaturas marinhas, ilustrada com fotos dos animais mencionados. 2013 Questão 6 b) No que diz respeito à organização textual, que diferença se pode apontar entre os dois textos, quanto ao modo como o pronome “eles” se relaciona com os termos a que se refere?

  7. Nessa tirinha da famosa Mafalda do argentino Quino, o humor é construído fundamentalmente por um produtivo jogo de referência. 2010 Questão 2 b) Identifique duas palavras que, nessa tirinha, contribuem para a construção desse jogo de referência, explicando o papel delas. veio, o país, um país, (Pátria) dele, (pra) cá, este (não é um) país.

More Related