1 / 15

Fontes de Informação Especializada

Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência da Informação. Fontes de Informação Especializada. Fábio Mascarenhas e Silva fabiomascarenhas@yahoo.com.br 21setembro2007. Aula 21set2007. AULAS Quarta-feira 11:00 – 13:00 Sexta-feira 07:00 – 09:00.

bebe
Download Presentation

Fontes de Informação Especializada

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Universidade Federal de Pernambuco Centro de Artes e Comunicação Departamento de Ciência da Informação Fontes de Informação Especializada Fábio Mascarenhas e Silva fabiomascarenhas@yahoo.com.br 21setembro2007

  2. Aula 21set2007 AULAS Quarta-feira 11:00 – 13:00 Sexta-feira 07:00 – 09:00

  3. Aula 21set2007 • ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM • A nota final do aluno será obtida através de uma avaliação processual, ou seja, acontecerá em partes durante o semestre. Assim a nota final será obtida da seguinte forma: •  Média final = (Nota 1+ Nota 2 + Nota 3) / 2 • - NOTA 1 - Prova (vale até 10 pontos) - Individual • NOTA 2 - Exercício com apresentação (Vale até 10 pontos) - Individual • NOTA 3 - Dossiê (em grupos de no máximo 3 pessoas, vale até 10 pontos)

  4. Aula 21set2007 Prova (individual) Objetivo: analisar o grau de compreensão do aluno quanto aos aspectos conceituais da disciplina. Exercício com apresentação (individual) Objetivo: avaliar a capacidade do aluno identificar, usar, avaliar fontes de informação de áreas especializadas do conhecimento. Dossiê (grupos de 3 integrantes) Objetivo: avaliar a capacidade dos alunos para, a partir do uso de fontes de informação, solucionar questões referentes a necessidades informacionais.

  5. Aula 21set2007 Questões Qual a contribuição da disciplina para a formação do profissional em questão? Qual a contribuição da disciplina no conjunto de disciplinas do curso?

  6. Aula 21set2007 PESQUISA

  7. Aula 21set2007 ENCICLOPÉDIAS • Conceitos • Obras de síntese, recompilam o saber da humanidade em qualquer momento de sua história. São um testemunho da civilização. • Consideradas como obras de referência nas bibliotecas, respondem a perguntas de informação imediata: quem, que, qual, como, quando. Consideradas como um recurso educativo, são úteis como fonte orientadora inicial para pesquisas rápidas e como ponto de partida para a aprendizagem de um assunto. • Classificação • Âmbito (temático, Especializado, Geográfico, Temporal) • Público (De acordo com o estilo da redação, quantidade e qualidade do material divulgado e pela forma na apresentação, podem ser consideradas como eruditas, populares, juvenis, dirigidas a especialistas, adultos estudiosos, leigos e ao público jovem e infantil) • Organização (Alfabéticas ou Léxicas, Cronológicas, Temáticas, Sistemáticas) • Formatos na Apresentação (Papel, CD-ROM, online) • Critérios para Avaliação • Alguns itens: editora, colaboradores, nível de especialização, atualização, etc.

  8. Aula 21set2007 DICIONÁRIOS Conceito Coleção de vocábulos de uma língua, de uma ciência ou arte, dispostos em ordem alfabética, com o seu significado na mesma ou em outra língua; léxico.(Michaelis) "Dicionários são como relógios: o pior é melhor do que nenhum, e do melhor não se espere a perfeição“. Alguns tipos de dicionários Monolingues - explicações sobre palavras de uma mesma língua. Ex: "Novo dicionário da língua portuguesa" , Aurélio Bilíngües - Multilíngües -tradução de termos correspondentes entre duas ou mais línguas. Incluem transcrição fonética. Ex: "Terminology of documentation: a selection of 1.200 basic terms published in English, French, German, Spanhish, and Russian". G.Wersig, U.Neveling. Regionalismo. Gíria. Registra os termos usados na linguagem popular, por certos grupos sociais ou por habitantes de uma determinada região (nordestinos, gaúchos). "Dicionário da língua popular da amazônia" Especializados dicionários de assunto, dirigidos a uma área específica do conhecimento. São escritos por especialistas, trazendo verbetes bastante completos Ex: "Diccionario de bibliotecologia", Domingo Buonocore Critérios para Avaliação Alguns itens: editora, colaboradores, nível de especialização, atualização, etc.

  9. Aula 21set2007 DICIONÁRIOS QUAL A RELEVÂNCIA DE UM DICIONÁRIO PARA SE TRABALHAR COM FONTES ESPECIALIZADAS DE INFORMAÇÃO? Conceito de Informação... O termo “Informação” é definido no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (FERREIRA, 1988, p.361) como o “Ato ou efeito de informar-se”. Schrader em 1986 coletou, somente no campo da Ciência da Informação, mais de 134 noções de informação (CAPURRO, 2000).

  10. Aula 21set2007 GUIAS Conceito Repertório que relaciona fontes de informação, em geral ou de um assunto específico, incluindo, na maioria das vezes, análise com comentários sobre o material arrolado. Objetivo Selecionar, classificar e descrever obras de referência, não só as de caráter geral como as de diferentes especialidades. Utilização Usuário - seleção de fontes para pesquisa. Bibliotecário - seleção e avaliação de fontes de informação para facilitar o acesso à literatura em vários níveis e formas. Características Gerais - Incluem obras de referência de todas as áreas independente da procedência geográfica (nacionais, internacionais, regionais). Ex: Manual de fuentes de información, Guide to reference materials. Especializados - Incluem obras de referência de um assunto ou assuntos afins. Ex: Fontes de informação em ciências biomédicas; Information Sources in finance and Bank. Nacionais - Incluem obras de referência publicadas em um país. Ex: American Library Association - A guide to japanese reference books. Regionais - Incluem fontes de referência publicadas sobre uma região. Ex: Fontes de informação em energia no Brasil; Latin America: a guide to the historical literature; Guide to russian reference books.

  11. Aula 21set2007 o que é a Informação Científica e Tecnológica? Patente Empresas, Universidades, centros de pesquisa

  12. Aula 21set2007 Definições Informação científica é “todo conhecimento que resulta - ou está relacionado com o resultado de uma pesquisa científica” (AGUIAR, 1991). Ex: Relatórios, trabalhos apresentados em congressos, palestras, artigos de periódicos, livros e outro. Informação tecnológica é “todo conhecimento de natureza técnica, econômica, mercadológica, gerencial, social, etc. que, por sua aplicação, favoreça o progresso na forma de aperfeiçoamento e inovação”. (AGUIAR,1991) Ex: Normas Técnicas, Bases de patentes, AGUIAR, Afrânio Carvalho. Informação e atividades de desenvolvimento científico, tecnológico e industrial : tipologia proposta como base em analise funcional . Ciência da Informação. Brasília : IBICT, v. 20, n. 1, p. 7-15, jan./jun. 1991.

  13. Aula 21set2007 Definições Informação científica e tecnológica “compreende todo tipo de informação que serve de matéria-prima (new material information) ou insumo para a geração de conhecimentos científicos e de tecnologia”. (AGUIAR, 1991) ... toda a informação que os cientistas e as organizações de P&D precisam para desenvolver suas atividades; aquela necessária para estabelecer os elos entre a geração de conhecimentos e seu uso e absorção nas diferentes esferas da economia e da sociedade; as requeridas para a educação e divulgação científica; as demandadas pelas interfaces da produção científico-tecnológica com o Estado e suas instâncias decisórias, no planejamento e gestão de C&T; e finalmente, informações destinadas a ampliar a participação da cidadania e suas expressões organizadas nos processos de elaboração de políticas públicas. (IBICT)

  14. Aula 21set2007 Quem são os atores de um sistema nacional de CT&I? (Pacheco e Kern (http://www.dgz.org.br/abr03/Art_03.htm)

  15. Aula 21set2007 O que vem depois... SETEMBRO OUTUBRO

More Related