150 likes | 289 Views
A idealização de uma E uropa coesa surgiu muito antes da 2ª Guerra Mundial; Começou por ser apenas um sonho de filósofos e visionários; Victor Hugo – “Estados Unidos da Europa” – Sonho desfeito devido aos acontecimentos que desencadearam a 2ª guerra Mundial.
E N D
A idealização de uma Europa coesa surgiu muito antes da 2ª Guerra Mundial; Começou por ser apenas um sonho de filósofos e visionários; Victor Hugo – “Estados Unidos da Europa” – Sonho desfeito devido aos acontecimentos que desencadearam a 2ª guerra Mundial.
O renascer de um sonho abalado pela 2ª Guerra Mundial emergiu com a necessidade e o desejo de pôr fim aos conflitos nacionais visando uma paz duradoura; Deu-se início de uma nova era – 1945/1950 KonradAdenaur RobertSchuman Alcide de Gasperi Winston Churchill Empenharam-se em convencer a opinião pública e política para alicerçar os seus interesses assentes em tratados que garantissem o primado da lei e a igualdade das nações;
Os países fundadores da UE Luxemburgo França Itália Alemanha Bélgica Países Baixos
Paz e Estabilidade RobertSchuman retomou uma ideia, originalmente lançada por JeanMonnet, em 9 de Maio de 1950, epropôs a fundação de uma Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA). Colocar sob uma autoridade comum - a Alta Autoridade - a produção de carvão e de aço de países outrora inimigos, era um acto pragmático mas simultaneamente de elevado valor simbólico. Com este tratado, as matérias primas da guerra transformavam-se em instrumentos de reconciliação e de paz.
Reunificação do Continente Europeu A União Europeia foi a entidade responsável pela reunificação da Alemanha após a queda do muro de Berlim em 1989; a seguir ao desmoronamento do Império Soviético, em 1991, os antigos países comunistas da Europa Central e Oriental, submetidos durante décadas ao autoritarismo do Pacto de Varsóvia, decidiram que para um futuro risonho teriam que se unir à família das nações democráticas europeias; o processo de integração de novos estados no seio na União Europeia tem sido uma realidade desde a sua criação até aos dias de hoje;
Segurança A União Europeia tem vindo a trabalhar para garantir a segurança dos seus estados membros; tem trabalhado de forma construtiva com os países com os quais tem fronteira: os Balcãs, o Norte de África, o Cáucaso e o Médio Oriente; os interesses militares e estratégicos, de igual modo, têm sido protegidos colaborando com os seus aliados - em especial no âmbito da NATO - e desenvolvendo uma autêntica Política Europeia de Segurança e de Defesa (PESD) comum; a luta contra o terrorismo e a criminalidade organizada exige um trabalho conjunto das forças da ordem de todos os Estados-Membros.; tornar a União Europeia um espaço de liberdade, de segurança e de justiça, em que todos sejam igualmente protegidos pela lei e tenham igual acesso à justiça é um novo desafio que requer estreita cooperação entre governos.
Solidariedade Económica e Social Os países que compõem a UE têm como missão actuar em conjunto para certificarem-se do seu desenvolvimento económico e, deste modo, fazer face às grandes economias mundiais; na UE vigora uma política de solidariedade que beneficia de forma clara os cidadãos europeus, reduzindo as desigualdades presentes entre as diferentes partes do Continente Europeu; com dinheiro do orçamento comunitário e empréstimos do Banco Europeu de Investimento (BEI), a União contribui para melhorar as infra- -estruturas europeias de transportes proporcionando melhores acessos às regiões periféricas e estimulando o comércio transeuropeu.
Identidade e Diversidade num Mundo Globalizado • Desigualdades significativas entre ricos e pobres; • união como um todo é maior do que a soma das suas partes; • grande poder de decisão a nível Mundial; • união faz a força.
Valores A União Europeia defende: • Os direitos humanos; • a solidariedade social; • a livre iniciativa; • a justa distribuição dos frutos do crescimento económico; • o direito a um ambiente protegido; • o respeito pela diversidade cultural; • a linguística e religiosa e uma síntese harmoniosa entre a tradição; • o progresso constitui para os europeus um precioso património de valores.
Referências Bibliográficas Site Europa eu. A união Europeia: porque?. Consultado no dia 04 de Outubro de 2009, disponível em: /http://europa.eu/abc/12lessons/lesson1/indexpt.htm
Docente: Mestre Nuno Fraga Discentes: Anabela Gomes Cátia Teixeira Hilda Brito José Camacho João Neves Piedade Freitas