280 likes | 454 Views
Clique para passar. Estrada de Ferro Campos do Jordão. HISTÓRIA.
E N D
Clique para passar Estrada de Ferro Campos do Jordão
HISTÓRIA • Inaugurada em 15 de novembro 1914 com trens movidos a vapor, a Estrada de Ferro Campos do Jordão foi idealizada com o intuito de atender aos pacientes que procuravam tratamento e eram obrigados a percorrer cerca de 50 km a cavalo ou postos em bangüês e liteiras. Mas em 1915, com eclosão da Primeira Guerra Mundial, a S. A. Estrada de Ferro Campos do Jordão, empresa de Emílio Ribas e Vitor Godinho, entra em grave crise financeira, pondo em perigo a continuidade do tráfego. Neste momento a administração passa ao Governo do Estado, iniciando uma jornada de desenvolvimento em 1917, quando as locomotivas passam a ser movidas a gasolina. • No ano de 1922 é inaugurado o espaço reservado ao embarque na Estação em Pindamonhangaba; em 24, inaugurado o Escritório Sede da Administração da Ferrovia, no centro de Pindamonhangaba, pelo Presidente do Estado Washington Luiz Pereira; neste mesmo ano a EFCJ é eletrificada pela “The English Eletric Company” e são trazidas quatro automotrizes, numeradas como A-1, A-2, A-3 e A-4 e uma automotriz de luxo numerada como AL-1. Em 1927 foram trazidos mais dois vagões, numerados como V-1 e V-2 e em 28, três gôndolas, numeradas como G-1, G-2 e G-3.
Além da sua missão principal, a EFCJ passou a ser utilizada para outros fins com o passar do tempo: além do transporte de enfermos, a EFCJ transportava frutas, legumes e verduras cultivadas pela colônia japonesa situada no vale de Renópolis, no alto da serra. Porém, a EFCJ viu-se obrigada a fechar o tráfego na serra por várias vezes. Mais pra frente, a ferrovia viu o seu fluxo de doentes diminuir em razão dos tratamentos à base de antibióticos. Contudo, a ferrovia viu no turismo da serra a sua principal fonte de sobrevivência e o único meio de resgatar a sua utilidade. Foi em 1970 que a ferrovia começou a servir aos turistas uma viagem pela Serra da Mantiqueira, sendo essa a sua tarefa até hoje. • No ano de 1995 a Ferrovia passa a viver com recursos próprios, sendo hoje um dos principais atrativos turísticos da região. Além dos passeios Pindamonhangaba – Campos do Jordão, Campos do Jordão - Santo Antônio do Pinhal, os bondes da estrada de ferro fazem também o serviço de transporte da população local e de visitantes em Pindamonhangaba e em Campos do Jordão.
ESTAÇÃO PINDAMONHANGABA Construída em 1910, utilizada pela EFCJ a partir de 1924
PONTE RIO PARAÍBA Construída na França e trazida ao Brasil em 1924
PONTE RIO PIRACUAMA 1913
ESTAÇÃO PIRACUAMA 1916
SANTO ANTONIO DO PINHAL 1914 ESTAÇÃO EUGÊNIO LEFRÈVE
ESTAÇÃO ABERNÉSSIA 1919
PARADA JAGUARIBE 1919
PARADA GRANDE HOTEL 1945
A-2 A-3
A-4 A-6 A-7
G-1 G-3
Passeios - Pindamonhangaba - Campos do Jordão (Ida e volta) - Campos do Jordão - Santo Antonio do Pinhal (Ida e volta) - Pindamonhangaba - Balneário Reino das Águas Claras (Ida e volta) - Horários e excursões: consultar Departamento de Turismo - EFCJ - Rua Martins Cabral, 87 - Pindamonhangaba 12 36447408 / 36447409 efcjtur@yahoo.com.br
Clima único, paisagens inesquecíveis, momentos especiais na Serra da Mantiqueira. Venha conhecer os caminhos da ferrovia e apaixone-se EFCJ Criação: Dpto Arquitetura – DTSMVO Ana Lescura Salgado Juliana Vieira Prudente Música: My Life – Lennon MacCartney .Versão Rita Lee (Minha Vida)