1 / 9

Sistemática de Importação e Exportação

Sistemática de Importação e Exportação. Atribuições da OMC. supervisionar a implementação das regras e normas acordadas sob o âmbito do sistema multilateral de comércio; atuar como fórum nas transações comerciais internacionais; propor mecanismos para solucionar controvérsias comerciais;

beyla
Download Presentation

Sistemática de Importação e Exportação

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Sistemática de Importação e Exportação

  2. Atribuições da OMC • supervisionar a implementação das regras e normas acordadas sob o âmbito do sistema multilateral de comércio; • atuar como fórum nas transações comerciais internacionais; • propor mecanismos para solucionar controvérsias comerciais; • supervisionar as políticas comerciais adotadas pelos 146 países membros; • fornecer assistência, em matéria de comércio, aos países em desenvolvimento; • promover a cooperação entre as organizações internacionais

  3. Blocos econômicos • Mercado Comum do Sul – MERCOSUL; • Associação Latino-Americana de Integração – ALADI; • Comunidade Andina; • Acordo de Livre-Comércio da América do Norte – NAFTA; • União Européia – UE; • Área de Livre Comércio das Américas – ALCA.

  4. MERCOSUL O MERCOSUL contempla a eliminação de tarifas aduaneiras e de restrições não-tarifárias à circulação de mercadorias entre os países membros (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Perú e Uruguai), tendo como objetivo, no futuro, a livre circulação de bens, de serviços e de fatores de produção em um mercado comum. Alguns avanços já ocorreram, como: a criação de uma Tarifa Externa Comum – TEC (desde janeiro de 1995) e a adoção de políticas comerciais comuns em relação a países terceiros.

  5. ALADI A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) foi criada com a assinatura do Tratado de Montevidéu, em 1980. Integram-na os seguintes países: os países do componentes do MERCOSUL (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Perú e Uruguai) e da Comunidade Andina (Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela), além do México e de Cuba. Amparados pelo Tratado de Montevidéu, os países firmaram diversos acordos comerciais específicos, dentre eles os Acordos de Complementação Econômica (ACE).

  6. Comunidade Andina Criada em 1969, com o Acordo de Cartagena, que ficou conhecido como "Pacto Andino". Trata-se de uma organização sub-regional, integrada por cinco países: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Em 1999, foi assinado o Acordo de Alcance Parcial de Complementação Econômica (ACE - 39) entre os governos da Colômbia, do Equador, do Peru e da Venezuela, de um lado, e de outro lado, o governo do Brasil. O acordo estabelece preferências tarifárias para 2.739 produtos. O ACE - 39 constitui o primeiro passo para a criação de uma zona de livre comércio entre a Comunidade Andina e o MERCOSUL.

  7. NAFTA Em dezembro de 1992, foi assinado o "North American Free Trade Agreement (NAFTA)" por três países: Canadá, Estados Unidos e México. O acordo entrou em vigor em 1º de janeiro de 1994 prevendo redução gradativa das tarifas aduaneiras no comércio de bens entre os três países.

  8. União Européia – UE A União Européia, criada em 1957 pelo Tratado de Roma, o qual já foi submetido a 3 revisões: em 1987 (Ato Único – estabelecimento das bases para o mercado único europeu), em 1992 (Tratado de Maastricht – união econômica e monetária dos países membros) e em 1997 (Tratado de Amsterdã – discussão de temas sociais e de direitos humanos). Hoje, o bloco conta com 25 países, uma população de cerca de 450 milhões de habitantes e um PIB de US$ 12,6 trilhões (2004).

  9. ALCA A reunião de Miami, ocorrida em 1994, contou com 34 países das Américas. Naquela ocasião, foi lançada a idéia de um acordo para uma Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), que geograficamente se estenderia do Alasca à Patagônia. Seu objetivo é de promover a livre circulação de mercadorias, com a redução da tarifa de importação entre os países membros. A ALCA, representaria hoje um PIB estimado de US$ 13 trilhões e um mercado com aproximadamente 800 milhões de consumidores.

More Related