290 likes | 465 Views
CRIANÇA AJUDA CRIANÇA. O SOFRIMENTO DAS CRIANÇAS. As crianças de todo o mundo têm necessidades de ajuda porque a pobreza, a enfermidade e os condicionamentos culturais impedem aos pequenos conseguir um amadurecimento físico, cultural e religioso. AS CRIANÇAS SAO MUITAS.
E N D
CRIANÇA AJUDA CRIANÇA
O SOFRIMENTO DAS CRIANÇAS As crianças de todo o mundo têm necessidades de ajuda porque a pobreza, a enfermidade e os condicionamentos culturais impedem aos pequenos conseguir um amadurecimento físico, cultural e religioso.
AS CRIANÇASSAO MUITAS No mundo há 6.500 milhões de pessoas. Destas, 2.100.000.000 são crianças. As crianças representam 36% da população mundial. São o futuro da humanidade, o dom mais precioso.
DEUS AMA O MUNDO Cada dia, no mundo nascem 132 mil crianças. “Cada criança que nasce manifesta que Deus não se cansou da humanidade” (Rabindhrana Tagore , Poeta indiano).
A POBREZA NO MUNDO Hoje no mundo 1.400.000.000 de pessoas vivem com menos de um dólar por dia. *** 110 milhões na América. 970 milhões na Ásia. 300 milhões na África.
AS CRIANÇAS SÃO POBRES No mundo, de cada 4 crianças, uma vive em pobreza extrema. As crianças falta tudo: pão, escola, casa, educação religiosa, família, medicina, paz, tempo para brincar.
AS CRIANÇAS NÃO PODEM CRESCER 150 milhões de crianças menores de cinco anos são mal alimentadas e sofrem de desnutrição.
A FALTA DE ALIMENTO A falta de alimento para as crianças aumenta o perigo de morte. Freia a aprendizagem. Bloqueia o desenvolvimento físico e mental.
A FOME MATA Cada ano, em todo o mundo,por causa da fome, morrem 13 milhões de crianças. Calcula-se que cada semana morrem 250.000 crianças, por causas ligadas com a fome.
Disse um missionário do Zimbabwe que cada dia em sua paróquia se celebram 4 funerais de crianças que morrem por causa de fome. Zimbabwe é um país da África, muito rico, mas há uma ditadura que provoca a morte A direção do Estado expulsou todas as ONGs (Organizações Não Governamentais) Um exemplo de pobreza
A FALTA DE ÁGUA No mundo,para um bilhão de pessoas falta água potável. Por isso sofrem sobretudo as crianças. A falta de higiene produz enfermidades desde o nascimento.
CARREGADORES DE ÁGUA Em alguns Países, como alguns da África, os meninos e as meninas, antes de ir á escola, devem ir buscar água em lugares muito distantes de suas casas.
O DIREITO À EDUCAÇÃO Em 1948 o mundo reconheceu que “Cada individuo tem direito á educação” (Art 26) Mas este direito não se aplicou todavia a todas as pessoas, sobretudo se são meninas.
A ignorância é uma pobreza A criança que não aprende a ler e a escrever, será um adulto de segunda classe
OS ANALFABETOS NO MUNDO 1 bilhão de pessoas são analfabetas. 400 milhões são homens. 600 milhões são mulheres.
AS CRIANÇAS E A ESCOLA 121 milhões de crianças não vão á escola porque: * A escola não existe porque o Estado não investe nos serviços. * Os professores não são pagos pelo Estado e não vão á escola. * A escola é violenta e as crianças têm medo. * A escola é distante e as crianças não têm forças para caminhar. * A família é pobre e as crianças devem trabalhar.
MENINAS ANALFABETAS 110 milhões de crianças não vão à escola. 65 milhões são meninas.
OS PAÍSES COM MAIORES DESVANTAGENS AS CRIANÇAS NA ÁSIA Em Bangladesh, India e Paquistão se encontram 44% do analfabetismo de todo o mundo. O mais alto número de crianças analfabetas está na India: 400 milhões
INDIA - CRIANÇAS CEGAS APRENDEM A LER E ESCREVER EM BRAILE Onde há missionários as crianças são ajudadas a ir á escola
Um exemplo No triângulo de ouro, Laos, Tailandia e Birmânia são produzidas 300 toneladas de heroína. Os Ikó são todos analfabetos, adultos e crianças. Ninguém lê os panfletos que repetidamente o governo manda distribuir para enfraquecer a produção.
OS MISSIONÁRIOS Os Missionários Camilianos abriram uma escola para as crianças. Antes as famílias não tinham confiança, mas hoje os jovens chegam a ser professores de seus pais.
AS MULHERES GUARANI Na Bolívia 50% das mulheres Guaraní são analfabetas e na Amazônia até 70%.
UMA BOA INICIATIVA Desde 1998 na Bolívia se iniciou um programa de alfabetização de 10.000 meninas indígenas que promove a participação das famílias e da comunidade onde vivem.
CRIANÇAS FUGITIVAS Segundo a Anistia Internacional mais de 100 milhões de crianças vivem na rua. São chamadas homeless, moineaux, niños de la calle, saligoman, shamassa, scugnizzi, pájaros fruteros, etc 45 milhões na América Latina 40 milhões na Ásia 10 milhões na África Têm de 5 a 18 anos.
AS CAUSAS As crianças são as primeiras vítimas da desagregação familiar, da urbanização sem controle, das migrações, da miséria, do consumo de drogas, da prostituição, das guerras e das desordens sociais de nosso tempo.
AS CRIANÇAS DE RUA No Brasil 12 milhões de crianças vivem na rua, não têm casa, se reúnem em grupos que são dominados pelos maiores. Aprendem a mentir, a roubar, a destruir, são presa fácil da delinquência dos adultos.
O FENÔMENO NA EUROPA Segundo o Conselho da Europa na França são 10.000 os jovens que vivem na rua. Na Holanda 7.000. Na Rússia cada ano são abandonados 5.000 menores. No Reino Unido 156.000 crianças não têm casa. E cada ano desaparecem 100.000 jovens. Nos Estados Unidos quase 500.000 jovens desapareceram.