1 / 17

História higiene laboral e saúde no trabalho

História higiene laboral e saúde no trabalho . higiene laboral.

brigit
Download Presentation

História higiene laboral e saúde no trabalho

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. História higiene laboral e saúde no trabalho

  2. higiene laboral A higiene do trabalho propõe-se combater, dum ponto de vista não médico, as doenças profissionais, identificando os factores que podem afectar o ambiente do trabalho e o trabalhador, visando eliminar ou reduzir os riscos profissionais (condições inseguras de trabalho que podem afectar a saúde, segurança e bem estar do trabalhador).

  3. Saúde ocupacional Segundo a Organização Mundial da Saúde, a principal finalidade dos Serviços de Saúde Ocupacionalconsistem na promoção de “condições de trabalho que garantam o mais elevado grau de qualidade de vida no trabalho, protegendo a saúde dos trabalhadores, promovendo o seu bem-estar físico, mental e social, prevenindo a doença e os acidentes”.

  4. 28 de abril dia mundial da segurança e saúde no trabalho • O 28 de abril é lembrado, em várias partes do mundo, como o Dia em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. • Teve origem a partir da explosão de uma mina no estado da Virgínia, Estados Unidos, em 28 de abril de 1969, onde morreram 78 mineiros. • Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu o dia para dar maior visibilidade às questões relacionadas à segurança e saúde nos locais de trabalho.

  5. História internacional Ao longo dos anos houve alguma preocupação com a saúde dos trabalhadores, foram tomadas algumas iniciativas, mas sem o rigor técnico-científico necessário. Com a Revolução Industrial, surgiram na Europa movimentos que pretendiam a melhoria das condições de trabalho e vida dos trabalhadores.

  6. http://www.youtube.com/watch?v=YZtvBVG_Cq8

  7. História em portugal Em rigor a história da legislação laboral (incluindo as questões da protecção social dos trabalhadores, em geral, e da SH&ST, em particular) não chega a ser centenária. Por exemplo, só em 1913 é que é promulgada a lei sobre a reparação dos acidentes de trabalho e só em 1919 surge o conceito e a  figura jurídica da doença profissional.

  8. História em portugal O atraso histórico das nossas políticas sociais sempre foi por demais evidente quando comparado com outros países europeus. Por ex., o direito à saúde só será reconhecido, entre nós, em 1971, já em plena crise do Estado Novo, durante o consulado marcelista de 1968-1974.

  9. História em portugal Em 1958, Salazar tinha sido, entretanto, pressionado a criar o Ministério da Saúde e da Assistência, enquanto em meados da década de 1960 seis em cada dez portugueses continuavam sem estar cobertos por qualquer esquema de seguro de saúde/doença, público ou privado.

  10. História em portugal No caso mais específico da legislação sobre SH&ST, a sua introdução é, em grande parte, induzida por factores exógenos (por ex., a internacionalização da economia portuguesa em 1960, a integração europeia em 1986, a adesão ao Sistema Monetário Europeu em 1992).

  11. História em portugal Em 10 de Setembro de 2009 é publicada a Lei nº 102/2009 estabelecendo o novo Regime Jurídico da Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho, esta lei revoga entre outros o DL nº 441/91 no âmbito do privado, bem como todo o articulado HST incluido nas Leis 99/2003 e 35/2004. A Lei vigente tem como quadro de referência a Convenção n.º 155 da OIT, de 1981, ratificada por Portugal em 1985, e a Directiva Quadro 89/391/CEE.

  12. curiosidades

  13. curiosidades

  14. conclusão A revolução industrial e a consequente organização científica do trabalho deram uma dimensão diferente ao binómio Homem/Trabalho, ao ponto de alguns teóricos terem dado maior ênfase ao trabalho/máquina/oficina, do que ao homem, defendendo uma subordinação deste em relação aos outros .

  15. conclusão O Homem é o centro de todas as actividades e por tal imperativo, dá-se inicio a uma abordagem dos problemas resultantes das novas tarefas nos postos de trabalho, para a saúde dos trabalhadores, sendo para o efeito criados grupos de trabalho constituídos por especialistas de vários países, médicos engenheiros, etc, com a intenção de criar mecanismos que salvaguardassem a saúde e integridade dos trabalhadores nos postos de trabalho.

  16. trabalho elaborado por :

  17. trabalho elaborado por : Dário Afonso Graça Gonçalves Cátia Silva Conceição Reis

More Related