1 / 25

Profetas pós-exílio: Ageu Zacarias Malaquias

Profetas pós-exílio: Ageu Zacarias Malaquias. Ageu. Tema: Reconstrução do Templo Tempo: Escrito no 6º século. O conteúdo aconteceu em 520 a.C. , pós exílio na Babilônia O Autor: O nome de Ageu significa "festividade" Viveu no mesmo tempo de Zacarias (Ed 5.1,2). O Livro:

brilliant
Download Presentation

Profetas pós-exílio: Ageu Zacarias Malaquias

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Profetas pós-exílio: Ageu Zacarias Malaquias

  2. Ageu

  3. Tema: Reconstrução do Templo Tempo: Escrito no 6º século. O conteúdo aconteceu em 520 a.C. , pós exílio na Babilônia O Autor: O nome de Ageu significa "festividade" Viveu no mesmo tempo de Zacarias (Ed 5.1,2)

  4. O Livro: Uma profecia aos de Judá após o retorno do cativeiro na Babilônia (1.1). É uma mensagem muito detalhada dando o ano, o mês e o dia de cada Palavra (1.1,15; 2.1,10,20). Nos dois capítulos, aparece vinte cinco vezes os termos "veio a palavra do SENHOR" e "assim diz o SENHOR dos Exércitos", que para o povo recém liberto e ainda em pequeno número, deveria ser uma palavra de ânimo.

  5. Deus, pelo profeta, estimula o povo de ver o porque da sua tristeza que era em não colocá-lo em primeiro lugar. Foram incitados a voltar a colocar Deus em proeminência e refazer o templo destruído (1.2-11; Mt. 6.33). Então os lideres junto com o povo "obedecerem à voz do SENHOR" e "fizeram a obra na casa do SENHOR dos Exércitos, seu Deus" (1.12-15).

  6. Para o povo obedecer ao Senhor colocando-O em primeiro lugar, Ele promete bênçãos materiais (2.18,19) e políticas (2.20-23), mesmo que as obras das mãos não sejam para Ele grande coisa (2.10-17). Isso nos ensina que o que Deus deseja é nosso coração, adoração e louvor, até mais do que nossas obras.

  7. Exortação “Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas?” (Ag 1:4)

  8. Zacarias

  9. Tema: A Vinda do Senhor Tempo: escrito no 6º século a.C. (entre 520 e 480 a.C.) O Autor: O nome significa "O Senhor se lembra" Contemporâneo de Ageu (1.1; Ag 1.1), as mensagens de Zacarias estendem da época da reconstrução do templo até o milênio (14:9-11). Zacarias retornou da Babilônia na 1ª. Leva, no tempo de Ciro.

  10. Propósito: O livro fala sobre o Cristo vindo (3.8-10; 8.19-21; 9.9,10; 13.7), sendo rejeitado pelos Judeus (11.10-12), Deus castigando os Judeus por rejeitar Cristo (14.1,2), chamando os Gentios (8.20-23; 12.10; 3.8,9; 6.12,13) e a época da Sua operação pela igreja (14.3). Nenhum livro de profecia tem tantas profecias sobre Cristo e a nação de Israel em tão poucos capítulos quanto o livro de Zacarias.

  11. O Livro: O Dario mencionado por Zacarias era Dario I Hystaspis, rei da Persa (morto em 486 a.C.) que foi entre o reinado de Ciro e Artaxerxes(Esdras 4.1-7) neto de Ciro. Este Dario não é o mesmo mencionado por Daniel (Dn 9.1), este era Dario, o medo, um dos primeiros reis sobre Babilônia depois da batalha que derrubou Belsazar, rei dos caldeus (Dn 5.29-31).

  12. Zacarias é um livro de visões, o que o caracteriza como um livro apocalíptico. São oito visões dadas ao profeta numa só noite, três meses depois que ele entregou ao povo a primeira palavra de exortação ao arrependimento:

  13. Visão dos quatro cavalos; Visão dos quatro chifres e quatro ferreiros; Visão do homem com um cordel de medir; Visão do sacerdote com vestes sujas (tição) e sendo tentado por satanás; visão do candelabro de ouro entre duas oliveiras; Visão do rolo voante; Visão de uma mulher assentada sobre um efa (uma medida de cereais); Visão dos quatro carros puxados por cavalos

  14. Tição tirado do fogo “Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do Senhor, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreende, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo?

  15. Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo. Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes” (Zc 3:1-4)

  16. MALAQUIAS

  17. Tema: Corrupção eclesiástica e pecado do povo condenado Tempo: escrito no 5º século a.C. (cerca de 400 a.C) O Autor: Nome significa "meu mensageiro" ou "meu anjo“. Não há muito para saber sobre Malaquias além do que este livro diz.

  18. Malaquias é o penúltimo profeta do AT (o último foi João Batista) e exerceu seu ministério quando Neemias era o governador e Esdras, sacerdote. Viveu cerca de cem anos depois de Ageu e Zacarias. O templo já estava construído e o culto e o serviço sacerdotal em pleno andamento. Esdras restaurou o culto e Neemias, os muros de Jerusalém

  19. Malaquias usa uma forma de fazer uma pergunta como se fosse vindo do povo e dando uma resposta como método de declarar verdades (2.14,17) e de formular uma conversa entre os destinatários e remetentes (1.6-9; 2.10-17; 3.2) formas que depois foram adotados comumente entre os Judeus.

  20. O Livro: É provável que tenha sido escrito poucos anos depois de Neemias pois ele e Neemias falam dos mesmos assuntos acontecendo entre a vida casada dos Judeus (Ne 13.23,28; Ml 2.11), e os dízimos guardados pelo povo para si mesmos (Ne 13.10,11; Ml 3.8)

  21. A última palavra do AT é "maldição". Sem as profecias cumpridas, maldição seria o melhor que qualquer um poderia esperar. Os sacerdotes eram corruptos (1.6-2:9) e o povo também (2.10-4:3). Deus é soberano (1.6, 14; 2.5; 4.4) e justo (1.3,4,14; 2.2,3,9,12) mas gracioso também (1.2; 2.4,5; 3.6,10; 4.2,5,6).

  22. O Novo Testamento começa já com Jesus Cristo que levaria esta maldição em Si mesmo para os que confiam nEle(Jo 3.16; Gl 3.13). O fim da era profética foi aqui, e por 400 anos nenhum profeta veio. Isto fez com que todos olhassem mais intensamente para o preparador do caminho diante do Messias que foi o João Batista (3.1; 4:5,6; Mt 11.10-15; 17.11-13).

  23. Última profecia “Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição” (Ml 4:5,6)

  24. E depois dela, o Senhor calou-se por 430 anos, até que enviou o último profeta do Antigo Testamento, João Batista, anunciando o Salvador: o próprio Deus, na pessoa de Jesus Cristo, humilde e desonrado, em meu lugar!

  25. GRAÇAS A DEUS POR JESUS CRISTO, que me tirou a iniquidade e a desonra!

More Related