1 / 36

Velha ordem mundial

Velha ordem mundial.

brody
Download Presentation

Velha ordem mundial

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Velha ordem mundial Após a Segunda Guerra Mundial, com a derrota do fascismo na Itália e do nazismo alemão configurou-se um modelo de forças bipolar onde os EUA e União Soviética passaram a ser atores hegemônicos no novo cenário das relações internacionais. Era o início da era bipolar ou Guerra Fria.

  2. Com o fim da segunda guerra mundial ocorreram conferências que desenharam o cenário geopolítico da guerra fria no continente europeu. A mais importante foi a conferência de Yalta, nela foi decidida a divisão da Alemanha e de Berlim em zonas de ocupação , logo depois esses acordos são confirmados na conferência de Potsdam.

  3. Conferência de Yalta – da direita para a esquerda no primeiro plano da foto: Josef Stalin, Franklin Rosevelt e Winston Churchill

  4. Desdobramentos das Conferências do pós-Guerra • O território soviético foi ampliado, com a inclusão e áreas pertencentes à Polônia e Romênia e confirmação da anexação dos Estados Bálticos feita em 1939. Dessa forma, o território soviético passava a coincidir , quase exatamente, com o do Império Russo às vésperas da Primeira Guerra Mundial. • Criava-se a esfera de influência soviética com a imposição de sua hegemonia sobre os estados do Leste Europeu. Era a formação da Cortina de Ferro.

  5. A Alemanha foi dividida em quatro zonas de ocupação de acordo com as conferências de Yalta e Potsdam, logo após o fim da segunda guerra mundial e em 1949 é oficialmente dividida em Alemanha Ocidental( RFA) e Alemanha Oriental (RDA).

  6. Muro de Berlim ao fundo e a placa com um aviso em Alemão: “Cuidado – você está saindo de Berlim Ocidental”.

  7. A Guerra Fria • “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível”. Mesmo que a guerra entre as duas superpotências nunca tivesse ocorrido, eles se empenharam numa corrida armamentista sem precedentes na história da humanidade e armaram conflitos entre terceiros. Era o que o historiador Eric Hobsbaw chamou de “equilíbrio do terror”

  8. As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países diretamente alinhados. O Plano Marshall, um aprofundamento da Doutrina Truman, conhecido oficialmente como Programa de Recuperação Européia, foi o principal plano dos Estados Unidos para a reconstrução dos países aliados da Europa nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial. O COMECON surgiu como a resposta da URSS ao Plano Marshall, que visava apoiar a reconstrução econômica da Europa Ocidental.

  9. Distribuição dos 17 bilhões de dólares do Plano Marshall.

  10. Muro de Berlim ao fundo e a placa com um aviso em Alemão: “Cuidado – você está saindo de Berlim Ocidental”.

  11. Paises capitalistas, socialistas e não-alinhados

  12. *Presidente J. F. Kenned e Nikita Kruschev. *Satélite russo Sputinik. *Guardas alemães vigiando o muro de Berlim. *Invasão americana no Vietnã. Primeiro teste nuclear russo.

  13. OTAN x Pacto de Varsóvia • A OTAN foi criada em 1949, no contexto da Guerra Fria, com o objetivo de constituir uma frente oposta ao bloco socialista, que, aliás, poucos anos depois lhe haveria de contrapor o Pacto de Varsóvia(1955), aliança militar do leste europeu. • Desta forma, a OTAN tinha, na sua origem, um significado e um objectivo paralelos, no domínio político-militar, aos do Plano Marshall no domínio político-econômico

  14. A evolução da OTAN na Europa

  15. Evolução do bloco socialista de 1922 – 1990.

  16. Países membros do COMECOM

  17. Bases militares dos EUA ao redor do globo

  18. Nunca houve tantas armas nucleares como na guerra fria, com quase a totalidade concentradas nos EUA e URSS. Milhares de testes nucleares eram feitos nos mais diversos lugares remotos do globo.. Um dos momentos mais conturbados do período ocorreu em 1962: a Crise dos Mísseis, em Cuba. O acontecimento colocou o presidente americano, John Kennedy, e o secretário-geral do Partido Comunista soviético, Nikita Khrushchov, sob o risco de iniciar um conflito atômico. O incidente foi resolvido através dos canais diplomáticos dos dois blocos e de seus respectivos aliados, mas, sobretudo, pelo iminente receio de destruição mútuo. Muitos crêem que o episódio da crise dos mísseis em Cuba ajudou as potências a perceberem de que o conflito aparentemente irreconciliável que as separava dificilmente poderia ser resolvido apenas pela via militar, tendo em vista o potencial letal, para toda a humanidade, do arsenal nuclear detido por ambas. Isso contribuiu para a coexistência pacífica onde ocorreu uma série de encontros para o desarmamento afastando o risco de uma guerra nuclear

  19. TESTE NUCLEAR AMERICANO NO DESERTO DO ARIZONA

  20. Ao guerras da guerra fria • Guerra da Coréia : Entre os anos de 1951 e 1953 a Coréia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoista ocorrida na China, a Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coréia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia no paralelo 38. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.Guerra do Vietnã : Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a ser socialista. 

  21. Guerra do Vietnã

  22. Guerra da Coréia

  23. Fatores que explicam o fim da URSS e do alinhamento bipolar • Crise no planejamento estatal. • Centralização política e econômica excessiva ( planos quinquenais). • Grandes gastos militares ( guerra fria e corrida espacial ) comprometendo o orçamento. • Existência de uma classe social privilegiada – os burocratas • Comprometimento da máquina estatal por corrupção. • Sucateamento tecnológico da indústria civil. • Crise de abastecimento. • Conflitos étnicos e religiosos. • Políticas de reestruturação econômica e transparência política – Perestroika e Glasnost

  24. Ex-presidente da Polônia e Prêmio Nobel da Paz, Lech Walesa, derruba a primeira peça do dominó.

  25. O desmonte do bloco socialista provocou fragmentações territoriais e extinção de alguns estados.Foram extintos – URSS, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental. Foram criadas fruto da fragmentação desses estados: República Tcheca, República da Eslováquia ( fruto do desmonte da Tchecoslováquia ), Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Bielo-rússia, Moldávia, Ucrânia, Armênia, Geórgia, Uzbequistão, Tadjiquistão, Turcomenistão, Quirquistão, Azerbajão, Cazaquistão ( fruto do desmonte da URSS ), Eslovênia, Croácia, Bósnia-Hezergovina, Sérvia, Montenegro, Macedônia e Kosovo ( fruto da decomposição da Iugoslávia ) e ainda a Alemanha reunificada.

  26. A Nova Ordem Mundial • Fim dos conflitos leste e oeste e intensificação dos conflitos norte e sul. • Multipolaridade econômica e monopolaridade militar • Fim da corrida armamentista e inicio da corrida tecno-científica. • Hegemonia do capitalismo e avanço do neo-liberalismo – “estado mínimo e mercado máximo”. • Privatizações, fusões, fortalecimento das corporações internacionais. • Substituição do fordismo pelo toyotismo. • Flexibilização das relações de trabalho, enfraquecimento dos sindicatos. • Aumento do desemprego conjuntural e estrutural. • Crescimento do comércio e dos fluxos financeiros internacionais. • Formação de blocos econômicos supra-nacionais. • Intensificação das Migrações e do Xenofobismo. • Diminuição dos conflitos inter- estatais e intensificação dos conflitos étnico-religiosos. • Alterações no mapa mundi: surgimento de 25 e extinção de 4 países.

More Related