170 likes | 416 Views
PROPRIEDADES COLIGATIVAS. Prof. José Carlos. Importante. Pressão Máxima de Vapor: é a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico com a fase líquida, a uma determinada temperatura. SOLUTO NÃO VOLÁTIL.
E N D
PROPRIEDADES COLIGATIVAS Prof. José Carlos
Importante • Pressão Máxima de Vapor: é a maior pressão exercida pelos vapores desse líquido em equilíbrio dinâmico com a fase líquida, a uma determinada temperatura.
SOLUTO NÃO VOLÁTIL • Soluto que em condições ambientes não passa para o estado gasoso. Ex: sal de cozinha
TEMPERATURA DE EBULIÇÃO DE UM LÍQUIDO • Para que um líquido venha a ferver a pressão interna de vapor do interior de cada bolha deve ser maior ou igual a pressão atmosférica local.
CLASSIFICAÇÃO: • Tonoscopia; • Ebulioscopia; • Crioscopia; • Osmose.(Osmometria)
TONOSCOPIA Definição: abaixamento da pressão máxima de vapor de um líquido, pela adição de um soluto não volátil.
LEI DE RAOULT i- fator de correção de Van’t Hoff. Alfa- grau de ionização. q- quantidade de cátions + ânions do soluto então: ΔP/P2=Kt.W.i ΔP= abaixamento absoluto da pressão máxima de vapor. P2= pressão de vapor do solvente. Kt= constante tonoscópica do solvente. Kt=MM2/1000 MM2= massa molar do solvente. W= concentração em mol do soluto por Kg do solvente. W=n1/m2(kg)
EBULIOSCOPIA Definição: é o aumento da temperatura de ebulição do solvente pela adição de um soluto não volátil.
LEI DE RAOULT ΔTe=Ke.W.i ΔTe=Te – Te2 Te=temperatura de ebulição da solução. Te2=temperatura de ebulição do solvente. Ke= constante ebulioscópica (água=0,52ºC) i- fator de correção de Van’t Hoff. Alfa- grau de ionização. q- quantidade de cátions + ânions do soluto W= concentração em mol do soluto por Kg do solvente. W=n1/m2(kg)
CRIOSCOPIA Definição: é o abaixamento da temperatura de congelação do solvente, provocado pela presença de um soluto não volátil.
LEI DE RAOULT ΔTc=Kc.W.i Kc= constante crioscópica. (água=1,86ºC)
OSMOSE (OSMOMETRIA) Definição:é o processo espontâneo de transferência de moléculas do solvente através de uma membrana semipermeável.
FLUXO DE MOLÉCULAS DO SOLVENTE:SOLUÇÃO MAIS DILUÍDA PARA A SOLUÇÃO MAIS CONCENTRADA
PRESSÃO OSMÓTICA DE UMA SOLUÇÃO π.V = n.R.T π= pressão osmótica. V=volume da solução (L) n= número de mols do soluto. R= constante (0,082) T= temperatura em K (K= ºC+273)
CLASSIFICAÇÃO DAS SOLUÇÕES • De acordo com a pressão osmótica. πa= πb (solução isotônica) πa> πb (solução A hipertônica) πa< πb (solução A hipotônica)
OSMOSE REVERSA Ocorre quando há passagem de moléculas do solvente da solução mais concentrada para a solução mais diluída, por meio de uma pressão externa.