1 / 21

Paróquia de São Cosme Gondomar

Paróquia de São Cosme Gondomar. ACESSÓRIOS DE CULTO PARTE 2. 27/12/2006. As Vestes Sagradas.

cade-foley
Download Presentation

Paróquia de São Cosme Gondomar

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Paróquia de São Cosme Gondomar ACESSÓRIOS DE CULTO PARTE 2 27/12/2006

  2. As Vestes Sagradas Na Igreja, nem todos os membros desempenham as mesmas funções. Esta diversidade de funções na celebração da Eucaristia é significada externamente pela diversidade das vestes sagradas, as quais, por isso, são sinal distintivo da função própria de cada ministro.

  3. As Vestes Sagradas ALVA A veste sagrada comum a todos os ministros ordenados e instituídos, seja qual for o seu grau, é a alva, que será cingida à cintura por um cíngulo, a não ser que, pelo seu feitio, ela se ajuste ao corpo sem necessidade de cíngulo.

  4. As Vestes Sagradas CINGULO É  um cordão branco ou da cor dos paramentos, de seda, linho ou algodão, com que o ministro se cinge  à cintura. Usa-se para maior comodidade, a fim de que a alva, comprida,  não estorvasse nos serviço.

  5. As Vestes Sagradas AMITO É um lenço de linho, branco, que recobre as costas, ombros e pescoço do sacerdote. É utilizado caso a alva seja decotada.

  6. As Vestes Sagradas CASULA É a última veste que o sacerdote usa, por cima de todas as outras. Tem, geralmente, atrás, uma grande Cruz. Casula, em latim, significa "pequena casa". Recorda a túnica de Nosso Senhor, tecida, segundo a tradição, por Nossa Senhora. No Calvário, os soldados romanos não quiseram retalhá-la, mas sortearam-na entre si.

  7. As Vestes Sagradas ESTOLA É  uma faixa de pano, do mesmo tecido e cor da casula. Os Bispos e padres colocam-na deixando-a cair sobre o peito (figura à esquerda). Os Diáconos põem a estola a tiracolo, atravessando-a do ombro esquerdo sobre o peito e prendendo-a do lado direito do corpo (figura à direita).

  8. As Vestes Sagradas DALMÁTICA É a veste usada pelo Diácono. É mais usada nas Missas Solenes.

  9. As Vestes Sagradas VÉU DE OMBROS OU UMERAL É usado pelos sacerdotes na Bênção e Procissão com o Santíssimo Sacramento.

  10. As Vestes Sagradas PLUVIAL OU CAPA DE ASPERGES É uma capa comprida usada pelo sacerdote nas celebrações que não sejam Eucaristia e nas Procissões.

  11. As Vestes Sagradas INSIGNIAS EPISCOPAIS MITRA Chapéu alto de duas pontas usado pelo Bispo. Significa o ministério do Bispo na Igreja.

  12. As Vestes Sagradas INSIGNIAS EPISCOPAIS BÁCULO Semelhante a um cajado, significa a função Pastoral do Bispo.

  13. As Vestes Sagradas INSIGNIAS EPISCOPAIS ANEL Símbolo da Aliança e Fidelidade com a Igreja e com Deus.

  14. As Vestes Sagradas INSIGNIAS EPISCOPAIS CRUZ PEITORAL Símbolo do Mistério Salvador de Cristo.

  15. As Vestes Sagradas INSIGNIAS EPISCOPAIS SÓLIDEU Pequeno barrete, de cor vermelha para os Bispos e de cor branca para o Papa, usado sobre a cabeça. É usado para manter uma longa tradição da Igreja, que em tempos determinava o corte dos cabelo em área circular no alto do crânio.

  16. Outros objectos PÁLIO Sobrecéu portátil, suspenso por meio de varas, que serve para cobrir o Santíssimo Sacramento nas Procissões.

  17. Outros objectos CRUZ PROCESSIONAL Cruz com Cristo representado usada para Procissões.

  18. Outros objectos VELA OU CASTIÇAL Lanterna usada para acompanhar Procissões.

  19. Cores litúrgicas A diversidade de cores das vestes sagradas tem por finalidade exprimir externamente de modo mais eficaz, por um lado, o carácter peculiar dos Mistérios da Fé que se celebram e, por outro, o sentido progressivo da vida cristã ao longo do ano litúrgico.

  20. Cores litúrgicas Usa-se a cor branca nos Ofícios e Missas do Tempo Pascal e do Natal do Senhor. Além disso: nas celebrações do Senhor, excepto as da Paixão, nas celebrações da bem-aventurada Virgem Maria, dos Anjos, dos Santos não Mártires, nas solenidades de Todos os Santos (1 de Novembro), de S. João Baptista (24 de Junho), nas festas de S. João Evangelista (27 de Dezembro), da Cadeira de S. Pedro (22 de Fevereiro) e da Conversão de S. Paulo (25 de Janeiro). Usa-se a cor vermelha no Domingo da Paixão (ou de Ramos) e na Sexta-Feira da Semana Santa, no Domingo do Pentecostes, nas celebrações da Paixão do Senhor, nas festas natalícias dos Apóstolos e Evangelistas e nas celebrações dos Santos Mártires.

  21. Cores litúrgicas Usa-se a cor verde nos Ofícios e Missas do Tempo Comum. Usa-se a cor roxa no Tempo do Advento e da Quaresma. Pode usar-se também nos Ofícios e Missas de defuntos. A cor preta pode usar-se, onde for costume, nas Missas de defuntos. A cor de rosa pode usar-se, onde for costume, nos Domingos Gaudete (III do Advento) e Laetare (IV da Quaresma). A cor azul pode usar-se na Imaculada Conceição de Nossa Senhora (8 de Dezembro).

More Related