470 likes | 683 Views
INFORMAÇÕES PRELIMINARES. Aproximadamente mais de 90% das doenças mentais, tem como causa a interferência de entidades espirituais dominadas pelo ódio, maldade, sofrimento, egoísmo excessivo e sobretudo pela ignorância das Leis Universais.
E N D
INFORMAÇÕES PRELIMINARES Aproximadamente mais de 90% das doenças mentais, tem como causa a interferência de entidades espirituais dominadas pelo ódio, maldade, sofrimento, egoísmo excessivo e sobretudo pela ignorância das Leis Universais. Por isso definimos a obsessão como a doença moral da humanidade, por ter raízes na ambição desmedida, vaidade exagerada e apego ao dinheiro. O s Espíritos obsessores, porém, não são os únicos culpados pela obsessão, geralmente o maior culpado é a vitima.
Na Antiguidade a obsessão era tratada com violência. As praticas do exorcismo, até hoje vigentes no Judaísmo, no Catolicismo e nos culto Evangélicos, destinam-se a afastar os Espíritos (demônios) de maneira agressiva e violenta. No Espiritismo e na Umbanda o método empregado é o da persuasão progressiva do obsessor e obsedado, a doutrinação, ou seja o esclarecimento de ambos através da prece e conversação persuasiva. Esclarecido o obsedado atinge-se o obsessor, que ficam , por assim dizer, vacinados contra novas ocorrências obsessivas .
“Não devemos esquecer que nossa existência é assinalada pelo entrosamento dos dois mundos – físico e espiritual - um incidindo sobre o outro, e, assim, em virtude de haver sérios comprometimentos entre encarnados e desencarnados, é fácil achar processos de perversas associações mentais, determinando enfermidades morais, viciações, desarmonias, ou processos de vinganças que são levados a cabo através de perseguições, de infiltrações pelos poros abertos das invigilâncias e permissividades do cotidiano, forjando quadros de variadas obsessões.”
ROTEIRO * Conceito : Definição Patologias * Causas : Ódio ou Vingança Carência Afetiva Vampirismo Orgulho do Falso Saber
* Classificação : Obsessão simples Fascinação Subjugação As varias expressões de um mesmo problema Encarnado para encarnado Desencarnado para desencarnado Encarnado para desencarnado Desencarnado para encarnado Obsessão recíproca Auto obsessão
Conceito Definição : ação persistente que alguns Espíritos logram adquirir sobre certas pessoas. Praticada por Espíritos inferiores que procuram dominar. O obsessor é uma entidade em sofrimento, com defeitos e virtudes, é sobretudo alguém que foi ferido, magoado, humilhado no passado e que por sofrer tanto quer fazer os outros sofrerem também. Em muitas oportunidades poderá estar sendo organizada por uma falange de Espíritos. A obsessão poderá atingir toda uma coletividade, uma família e até uma cidade.
patologias A ação exercida sobre o encarnado ocorre em dois níveis: • Mente a mente : constrição mental • Perispírito a perispírito : envolvimento fluídico
CONSTRIÇÃO MENTAL • O obsessor instala a sua onda mental na mente da pessoa visada, formando-se uma ponte magnética, através da qual, o perseguidor vai enviando os seus pensamentos e suas idéias, promovendo uma verdadeira hipnose. “Você é infeliz” “Sua vida não presta” “MATE-SE”
A principio o individuo pode reagir fugindo da faixa de atuação do obsessor, no entanto, se entrega àquelas idéias. O processo pode agravar-se chegando ao máximo de obsessão , que é a subjugação moral onde o obsedado perde completamente o seu livre arbítrio. (loucura por telepatia alucinatória)
ENVOLVIMENTO FLUÍDICO • Envolvendo o individuo, o perseguidor identifica os fluidos com os dele, havendo uma aproximação das auras, os perispíritos se assimilam. Este convívio perispiritual permite ao obsessor sugar energias vitais do encarnado provocando emagrecimento, cansaço e as infecções que acompanham, com frequência, as vitimas de obsessão. Este envolvimento permite , também, que o obsessor transmita fluidos deletérios fabricados por ele.
OBSESSOR OBSEDADO
CAUSAS PRINCIPAIS • Ódio ou vingança : # exercida por um Espírito que foi prejudicado e que sofreu nas mãos do obsediado, nesta encarnação ou em outra. # o aborto criminoso é um fato que, muitas vezes, responde por obsessões graves cuja causa está na mesma encarnação.
Carência afetiva # Espíritos que desencarnam sem uma preparação espiritual adequada e que, ao despertarem do outro lado, se vêem desorientados, perdidos, angustiados. # muitas vezes inconsciente, sendo comumente denominada de “encosto”. # processos de fácil tratamento pois não há vinculo de ódio entre os envolvidos.
Vampirismo # a obsessão está relacionada com a satisfação de vícios e paixões.
# são os vampiros do álcool, do fumo, da gula, dos tóxicos, do sexo , etc...
Orgulho do falso saber # característica de certos Espíritos vaidosos, orgulhosos, os falsos-sábios que desenvolvem um tipo de obsessão tipo “fascinação”. # iludem para que possam disseminar suas idéias falsas, sistemáticas e em contradição com os princípios espíritas. # existe um mecanismo de profunda ilusão na mente do obsediado # ele não admite que está obsediado pois o defeito moral que carrega é o orgulho.
CLASSIFICAÇÃO A obsessão apresenta caracteres diversos, e que resultam do grau de constrangimento e da natureza dos efeitos que produz. Obsessão é um termo genérico pelo qual se designa este fenômeno, cujas variedades são: # obsessão simples, fascinação e a subjugação #
OBSESSÃO SIMPLES • O Espírito inferior procura , através de sua tenacidade e persistência intrometer-se na vida do obsediado, dando-lhe sugestões que são contrárias a sua forma habitual de pensar. • O problema reside na fixação, que caracteriza a instalação do processo obsessivo, surgindo as desconfianças excessivas, estados de insegurança pessoal, enfermidades sem causas definidas. • Mudanças súbitas de comportamento e manifestações ruidosas e obstinadas (de alguns Espíritos) que produzem pancadas e ruídos.(obsessão de efeitos físicos)
FASCINAÇÃO Neste caso as consequências são mais serias, pois a ilusão , produzida pela ação direta do obsessor, sobre o pensamento do obsediado (médium) paralisa o seu raciocínio, e julgamento relativo às comunicações. O fascinado não acredita que esteja sendo enganado. O fascinador tem a capacidade de inspirar confiança cega. Ele é impedido de compreender o absurdo do que escreve ou fala, vendo o sublime na linguagem mais ridícula. Fascinador usa com frequência palavras como : caridade, humildade e amor a DEUS, mas deixa transparecer sinais de inferioridade.
SUBJUGAÇÃO # paralisia da vontade do obsediado. # obsessor assume o domínio completo de sua vitima. # a vitima é escravizada, sem vontade própria, chegando a perder por completo a lucidez. A SUBJUGAÇÃO PODE SER MORAL OU FISICA Lembramos que a obsessão é o peso que tomba sempre sobre os ombros das consciências comprometidas.
AS VARIAS EXPRESSÕES DE UM MESMO PROBLEMA Encarnado para encarnado *podemos definir como ciúme, inveja, paixão, desejo de poder... O amor que se torna tiranizante, possessivo, sufocando a liberdade do outro. *exercício da vontade do mais forte , dominando os mais passivos. * dramas dolorosos que geram suicídios e assassinatos
Desencarnado para desencarnado * Espíritos obsediando Espíritos. * ocorrem no reduto das sombras onde Espíritos aferrados ao mal cometem inúmeras atrocidades contra outros em piores condições.
Encarnado para desencarnado * Expressões de amor egoísta e possessivo por parte do encarnado. *Emissões mentais de dor, revolta, remorso e desequilíbrio, imantam o recém desencarnado aos que ficaram por aqui. * Disputas de heranças familiares afetam dolorosamente o desencarnado.
Desencarnado para encarnado * atuação maléfica de um Espírito sobre um encarnado.
Obsessão recíproca * ambos estão sintonizados na mesma freqüência obsediosa. * o pensamento de um está presente no outro que por sua vez vampiriza este. * é um caso de perseguição recíproca, tornando-se uma verdadeira simbiose entre os seres. * vivem num regime de escravidão mutua nutrindo-se das emanações uns dos outros.
Auto obsessão * são os cultivadores das “moléstias fantasmas”. * percorrem consultórios médicos queixando-se dos mais diversos males, para os quais não existem medicamentos. * transformam-se em doentes imaginários, vitimasde si mesmos
Dentro deste quadro temos , hoje em dia o culto ao corpo, que gera no individuo uma verdadeira obsessão, ele nunca esta satisfeito com o que vê!
PROFILAXIA E TERAPEUTICA * Neutralizar a influencia dos espíritos de natureza inferior, equivale a prevenir a obsessão. * Reforma intima, procurando fazer o bem e a caridade. * A terapia do passe e as instruções ministradas pelos Espíritos do Bem. * A prece e o primordial que é o AMOR FRATERNAL ajudarão obsessor e obsediado a encontrar a cura de suas enfermidades, sofrimentos, vinganças e perseguições.
Os ensinamentos ministrados na Casa Espírita prestam excelente contribuição para a terapêutica da obsessão. A.A.C.B. PRETO JOÃO DE ANGOLA
A nossa libertação deve ser conquistada a cada dia com o empenho de todas as nossas energias e o selo de nossa responsabilidade. • Dos tormentosos processos obsessivos o homem só se libertará quando compreender o quanto é responsável pelo próprio tormento, e pelos que causa, aos que hoje lhe batem às portas do coração, roubando a paz que julgava merecer. • Liberdade e responsabilidade. • Para merecermos a primeira temos que assumir a segunda!