100 likes | 201 Views
O eletroeletrônico que mudou o mundo e ajudou a interligar continentes. Alunas: Aline Florindo Salviano Heloísa Souto Policarpo Araújo Maria Regina Rodrigues Silva Marina Kelly Sousa Cavalcanti Radmila Agra Cariry Targino De Holanda
E N D
O eletroeletrônico que mudou o mundo e ajudou a interligar continentes Alunas: Aline Florindo Salviano Heloísa Souto Policarpo Araújo Maria Regina Rodrigues Silva Marina Kelly Sousa Cavalcanti Radmila Agra Cariry Targino De Holanda Samara Sonale Santos Sampaio Sara Almeida Silva Professor: Ribamar Disciplina: Sociologia Ano: 2 “C” Temática: TV
Como surgiu ? Assim como várias invenções brilhantes, a televisão contou com o trabalho de vários pesquisadores ao longo de anos até estar pronta para transmitir seus sinais aos telespectadores. As primeiras transmissões experimentais foram feitas em meados da década de 1920. Como a mesma foi desenvolvida por várias pessoas, em diferentes lugares do mundo, não há um consenso acerca da primeira transmissão oficial, mas o que se sabe é que a empresa AT&T foi uma das pioneiras ao realizar uma transmissão na cidade de New York.
No Brasil Em 18 de setembro de 1950 surge uma inovação tecnológica no Brasil, a televisão. Trazida por Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, foi inaugurada em 18 de Setembro de 1950 com a transmissão do canal 3 TV Tupi (atualmente extinta). Entretanto, para que tal programação fosse assistida, foi necessário que Chateaubriand importasse cerca de 200 aparelhos de TV, já que não havia um número alto desse produto a venda.
Ao vivo e a cores! Atualmente, é difícil acreditar que a televisão era um artigo de luxo e que a imagem não passava de alguns chuviscos difíceis de decifrar. Mas, o tempo passou e, assim como outros meios de comunicação, a televisão se popularizou, a tecnologia evoluiu, o preço diminuiu e ela conquistou a preferência de todo o mundo. Foi somente em 1950 e 60 que a TV em cores se popularizou no EUA e Europa. No Brasil, no ano de 1963, foi feita uma transmissão experimental em cores, mas somente nos anos 70 elas chegaram oficialmente à casa de alguns brasileiros. Já nesta década, o mundo pode ver o Brasil ser Tri-campeão da Copa do Mundo, o fim da Guerra do Vietnã, o fim dos Beatles, os desenhos SpeedRacer e Pica-pau e se sentir como nunca interligado com o mundo por meio do mais poderoso veículo de comunicação até o momento.
O futuro chegou às telas! A transmissão digital marca a nova era dos meios de comunicação e integra o computador e sua interatividade com a televisão e seu poder de alcance. Implantada há pouco tempo, a TV digital, difere em vários aspectos da analógica, utilizada desde 1920. A principal diferença está na qualidade da imagem, som e interatividade. Por ser transmitida via satélite, as ondas que o televisor recebe dificilmente sofrem interferências, desta forma os famosos chuviscos e “fantasmas” viraram coisa do passado. Além de melhorar a transmissão, a TV Digital permite que a imagem transmitida tenha muito mais definição, já que é possível ter mais de 1080 linhas de resolução.
Mas quais são seus benefícios? Atualmente, muito se discute sobre o papel que exerce um dos principais veículos de comunicação em massa: a televisão. É correto afirmar que essa mídia possui um papel importante na informação, embora algumas vezes duvidosos. No mundo globalizado, as emissoras conseguem mostrar para a sociedade os fatos e acontecimentos quase que simultaneamente ao ocorrido. Além do mais, a televisão , alivia tensões e estresse do dia-a-dia.
E a alienação, aonde é que fica? Por ter disseminação nacional ou mundial, tem impacto direto na sociedade e economia brasileira. Ao fazer com que seu telespectador se espelhe em estereótipos fictícios ou tramas das novelas, ela incute na mente da população seus valores, estilos e modismos e induz o consumo dos mais variados produtos. Assim, a população acaba perdendo o censo crítico e fica a mercê destes grandes formadores de opinião. Apesar da televisão ser um importante veículo de informação, ela acaba contribuindo na construção de uma sociedade brasileira alienada e sem base crítica. Dessa forma, necessário é um controle maior no tempo gasto em frente de um televisor, e a utilização de outros meios de comunicação como referência. Isso se quiser ter, ao longo da vida, um mínimo de senso sobre os mais variados assuntos.