1 / 20

E nchentes

E nchentes. Introdução.

carl
Download Presentation

E nchentes

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Enchentes

  2. Introdução

  3. Foi escolhido o tema "enchentes" e desenvolvido um trabalho buscando apontar suas causas, consequências , responsáveis e algumas soluções. É importante que se fale sobre o assunto, pois grande parte da população paulistana sofre com esse problema, que tem como sua principal causa a interferência humana na natureza , falta de concientização e informação da população no geral.

  4. Campanha da prefeitura de são Paulo Site dessa imagem colunistas.ig.com.br Site dessa imagem colunistas.ig.com.br

  5. Causas

  6. O processo de urbanização causa mudanças no microclima das cidades. O intenso processo de desmatamento e a construção de residências, edifícios, indústrias, ocupação das áreas de várzeas e a impermeabilização do solo com asfalto acarretam no aumento de temperatura dos centros urbanos em relação às áreas periféricas (afastadas do centro) e às áreas rurais. Em algumas cidades esta diferença de temperatura pode atingir até 10°C. Além do desmatamento e da impermeabilização do solo, o consumo de combustíveis fósseis por automóveis e indústrias torna a cidade uma fonte de calor. Esse fenômeno é denominado "ilha de calor". O aumento de temperatura nos centros urbanos intensifica a evaporação; além disso, o material particulado (poluentes) em suspensão favorece a formação de núcleos de condensação na atmosfera. O resultado é o aumento da quantidade de chuvas.

  7. No entanto, as inundações não resultam apenas do aumento da quantidade de chuva, mas e principalmente do aumento da velocidade de escoamento superficial ocasionado pela impermeabilização do solo. Além disso, diariamente, os rios recebem uma carga de água utilizada pela população (esgoto), o que também contribui para aumentar a quantidade de água no leito dos rios. Outras causas podem ser exemplificadas, como: - Ocupação desordenada e crescimento populacional ; • Falta de conciência e educação ambiental dos administradores e da população em geral ; • - Consequências da ação humana.

  8. Site dessa imagem extra.globo.com

  9. Consequências

  10. - Perda de vidas ; - Perda de materiais, objetos, imóveis e móveis encharcados ou arrastados pelas águas ; - Risco de contaminação por agentes patológicos que provocam doenças como amebíase, cólera, febre amarela, hepatite A, malária, poliomielite, salmonelose, teníase, leptospirose, entre outras - Contaminação de alimentos ; - Atrapalha o trânsito ; - Lixo e sujeira nas ruas ; - Interrupção da atividade econômica em áreas inundadas.

  11. Site dessa imagem agsolve.com.br

  12. Responsáveis pelo desequilíbrio -Todos nós, populção no geral temos uma parcela de culpa pelas enchentes em nossas cidades. - Nossos governantes, pela falta de planejamento e organização com relação ao crescimento populacional,ocupação das áreas de várzea,falta de um programa forte de concientização das pessoas, entre outras. - A população em sua grande maioria, por reclamar tanto dos governantes mas não fazer o mínimo, que é não jogar lixo ou objetos que não vão mais ser utilizado nas ruas ou rios. - E as empresas, indústrias , multinacionais por não terem tanta preocupação com a gestão ambiental e sim com o lucro. Embora hoje elas sejam muito cobradas com relação a isso, ainda o que fazem é pouco

  13. Site dessa imagem manuelzao.ufmg.br

  14. Algumas soluções Acabar definitivamente com as enchentes, não tem como. Mas dá sim, para amenizar o problema. - recuperar a capacidade de infiltração e retenção de águas pluviais em toda a área urbanizada ; - criação de reservatórios domésticos e empresariais; - a ampliação de áreas verdes. -Uma ação contínua de planejamento e de ordenamento territorial; - Concientização da população e cooperativismo geral.

  15. Site dessa imagemfolhadetucurui.blogspot.com

  16. Dicas Site dessa imagemEnchentesconflitosocial.blogpot.com

  17. O que a Prefeitura pode fazer : • - Fiscalizar as áreas de risco, evitando o assentamento perigosos em áreas inundáveis ; • - Aplicar multas quando o morador não atender as recomendações da Prefeitura ; • -Indicar quais áreas estão seguras para a construção, com base no zoneamento; • - Implantar o esgotamento de águas servidas e a coleta do lixo domiciliar, entre outras.

  18. bibliografia http://www.brasilescola.com/geografia/enchentes.htm http://www.vivaterra.org.br/vivaterra_enchentes.htm http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/especialistas+apontam+solucoes+para+o+combate+as+enchentes/n1237592253216.html http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a1789949.xml&template=3898.dwt&edition=9442&section=131

  19. 3°emB Nomes : n°: Alyne 02 Beatriz 06 Cristiane 10 Tatiana 29 Vitória 32

More Related