100 likes | 345 Views
O REINO DE CRISTO E A LEI. Lição 13 28 de junho de 2014. OS DOIS REINOS.
E N D
O REINO DE CRISTO E A LEI Lição 13 28 de junho de 2014
OS DOIS REINOS “O diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. E lhe disse: "Eu lhe darei toda a autoridade sobre eles e todo o seu esplendor, porque me foram dados e posso dá-los a quem eu quiser.” (Lucas 4:5-6) Desde a queda de Adão e Eva, cada ser humano deve decidir entre ser leal ao “reino de Cristo” (Efésios 5:5) o submeter-se à “potestade de Satanás” (Atos 26:18) Jesus mesmo teve que decidir entre obter da mão de Satanás os reinos deste mundo, ou ser leal à Lei de Deus. • Em sua vitória temos a segurança e a promessa de vida no Reino eterno de Deus, quando “o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído” (Dan. 2:44)
CIDADÃOS DO REINO “A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” (Filipenses 3:20) No terreno espiritual, não existe dupla cidadania. Ou somos cidadãos deste mundo ou cidadãos do reino dos céus. Deus nos convida a definir nossa lealdade e tomar uma decisão: “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Dt. 30:19) • Nós que decidimos ser cidadãos do reino dos céus, somos “estrangeiros e peregrinos sobre a terra” (Heb. 11:13), anelando uma pátria “melhor, isto é, a celestial” (Heb. 11:16) Nossa conduta, portanto, não deve ser norteada pela moralidade desta terra, mas pela lei moral do reino dos céus.
“Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus.Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus.” (1 Corintios 6:9-11) A LEI DO REINO A Lei de Deus nos ensina como deve ser nossa vida como cidadãos do céu. Pela graça, o poder e o amor de Deus, todos os que desejam podem ser tornar aptos para o reino.
“Deus, em seu amor e justiça, proveu um único caminho –somente um– para que o ser humano possa ser salvo da separação eterna de Deus e do céu: a fé e Cristo e, mediante Ele, a obediência a sua lei. Quando o Espírito de Deus opera no coração humano, nunca nos leva a depreciar a lei de Jeová; pelo contrário, iluminados por sua divina influência, veremos com reverência a majestade de seus requerimentos, o quão terrível é o pecado, e as inevitáveis penalidades que cairão sobre o transgressor” E.G.W. (Signs of the Times, 15 de dezembro de 1887)
O REINO ETERNO “Mas os santos do Altíssimo receberão o reino e o possuirão para sempre; sim, para todo o sempre’.” (Daniel 7:18) • A Bíblia nos fala de um “sono eterno”, do qual não se desperta… até a ressurreição (Jer. 51:57; Ap. 20:4-5) e um “fogo eterno” que não se apagará… até ser consumido (Mt. 25:41;Jud. 7; Mal. 4:1) • Que segurança temos, pois, de que o reino eterno não terá fim? • Deus é o único Ser eterno (1Tim. 6:16), todos os demais seres tem a eternidade condicionada a sua lealdade a Deus. • A causa da rebelião, tanto Satanás e seus anjos como a humanidade perderam a eternidade. • Quando Jesus nos der vida eterna em sua Segunda Vinda, a reteremos para sempre, por quê? • Porque Deus prometeu que a rebelião não se levantará uma segunda vez (Naum 1:9)
“O Universo todo terá sido testemunha da natureza e resultados do pecado. E seu completo extermínio, que no princípio teria acarretado o temor dos anjos, desonrando a Deus, reivindicará agora o Seu amor e estabelecerá a Sua honra perante a totalidade dos seres que se deleitam em fazer a Sua vontade, e em cujo coração está a lei divina. Jamais o mal se manifestará de novo. Diz a Palavra de Deus: “Não se levantará por duas vezes a angústia.” Naum 1:9. A lei de Deus, que Satanás acusara de jugo de servidão, será honrada como a lei da liberdade. Uma criação experimentada e provada nunca mais se desviará da fidelidade para com Aquele cujo caráter foi perante eles amplamente manifesto como expressão de amor insondável e infinita sabedoria” E.G.W. (O grande conflito, cp 30, pg. 493)
“Porque o salário do pecado é a morte…” (Romanos 6:23 pp) A LEI NO REINO ETERNO “E o último inimigo que será vencido é a morte” (1 Coríntios 15:26) Porquê não existirá a morte no reino eterno? A morte é a consequência natural de violar a Lei moral de Deus. No reino eterno, os princípios da Lei moral de Deus seguirão existindo. Seguirão escritos em nossos corações como estão aqui (Heb. 8:8-13) A diferença, certamente, é que aqueles princípios nunca se violarão ali como tem ocorrido aqui. “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou".“ (Apocalipse 21:4)
“O Senhor me livrará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celestial. A ele seja a glória para todo o sempre. Amém.” 2 Timoteo 4:18