121 likes | 480 Views
O AMOR E A LEI. Lição 5 1 de novembro de 2014. Tiago 2:1-13 Os mandamentos da lei do amor. Tiago 2:1-4. Não farás acepção de pessoas. Tiago 2:5-7. Não desprezarás ao pobre. Tiago 2:8-9. Amarás ao teu próximo. Tiago 2:10-11. Guardarás a lei. Tiago 2:12-13. Terás misericórdia.
E N D
O AMOR E A LEI Lição 5 1 de novembro de 2014
Tiago 2:1-13 Os mandamentos da lei do amor • Tiago 2:1-4. • Não farás acepçãode pessoas. • Tiago 2:5-7. • Não desprezarás ao pobre. • Tiago 2:8-9. • Amarás ao teu próximo. • Tiago 2:10-11. • Guardarás a lei. • Tiago 2:12-13. • Terás misericórdia.
NÃO FAZER ACEPÇÃO DE PESSOAS «Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo. Suponham que na reunião de vocês entre um homem com anel de ouro e roupas finas, e também entre um homem pobre com roupas velhas e sujas.Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem: "Aqui está um lugar apropriado para o senhor", mas disserem ao pobre: "Você, fique de pé ali", ou: "Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés“, não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados?» (Tiago 2:1-4) Tendemos a mostrar mais respeito a quem julgamos que estão «acima» de nós na escala social, e a respeitar menos a quem estão «abaixo» de nós. Diante de Deus todos somos iguais. Portanto, como cristãos, mostraremos o amor e a justiça tratando a todos de igual modo.
«Nunca devemos ser frios e incompassivos, especialmente quando lidamos com os pobres. A todos se deve mostrar cortesia, simpatia e compaixão. A parcialidade para com os ricos desagrada a Deus. Jesus é desprezado quando Seus filhos necessitados são desprezados. Não são ricos dos bens deste mundo, mas são queridos ao Seu coração de amor. Deus não reconhece nenhuma distinção de classe. Para Ele não há casta. Aos Seus olhos, os homens são simplesmente homens, bons ou maus. No dia do juízo final, a posição, a classe, ou a riqueza não alterarão por um fio de cabelo, sequer, o caso de ninguém. Pelo Deus que tudo vê, serão os homens julgados segundo o que são na pureza, nobreza e amor a Cristo» E.G.W. (Conselhos sobre mordomía cristã, cp. 33, pg. 102)
NÃO DESPREZAR AO POBRE «Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam? Mas vocês têm desprezado o pobre. Não são os ricos que oprimem vocês? Não são eles os que os arrastam para os tribunais? Não são eles que difamam o bom nome que sobre vocês foi invocado?» (Tiago 2:5-7) Quando, dentro da igreja, um irmão/ã usa sua riqueza ou posição para obter vantagens pessoais, blasfema o nome de Jesus. Com seu exemplo, degrada a Jesus diante dos homens.
AMAR AO PRÓXIMO «Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: "Ame o seu próximo como a si mesmo", estarão agindo corretamente. Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores.» (Tiago 2:8-9) Como podemos ver pelo versículo 12, Tiago fala aqui dos 10 Mandamen-tos. Esta é uma lei real, porque é a lei do REI DOS REIS. • Igual a Jesus no sermão do monte, Tiago se concentra aqui nos mandamentos que regem nossa relação com os outros, e que se resumem no mandamento «amarás ao teu próximo como a ti mesmo». • Não amar, ou fazer diferença entre as pessoas, é pecado contra a Lei de Deus.
GUARDAR A LEI «Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente.Pois aquele que disse: "Não adulterarás", também disse: "Não matarás". Se você não comete adultério, mas comete assassinato, torna-se transgressor da Lei.» (Tiago 2:10-11) Amar ao próximo não nos liberta de guardar a Lei. Ao contrário, quando transgredimos qualquer dos mandamentos, demonstramos que não amamos realmente ao nosso próximo. Como posso dizer que amo ao meu irmão e lhe mentir (êx. 20:16)? Como posso ama-lo e insultá-lo (Mt. 5:22)? • Qualquer transgressão da Lei de Deus danifica, de certa maneira, nossa relação com Deus e com os outros.
TER MISERICÓRDIA «Falem e ajam como quem vai ser julgado pela lei da liberdade; porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!» (Tiago 2:12-13) Quando aceitamos a salvação que Jesus obteve por nós na cruz, nosso sincero amor a Deus nos levará inevitavelmente a compadecermos de nosso próximo. Aquele que não tem sido capaz de amar, se encontrará com um juízo sem compaixão (misericórdia). Porém o compassivo enfrenta o juízo com alegre confiança, sem temor; sabe que Deus é compassivo com os que se compadecem.
E.G.W. (Comentário Bíblico Adventista, vol. 7, sobre Tiago 2:13) «A Justiça e a Misericórdia se mantiveram separadas, opostas uma a outra, separadas por um largo abismo. O Senhor, nosso Redentor, revestiu sua divindade com a humanidade, e forjou a favor do homem um caráter que era sem mancha ou defeito. Plantou sua cruz na metade do caminho entre o céu e a terra, e a converteu no objeto de atração que se estende em ambas direções, unindo a Justiça e a Misericórdia através do abismo. A Justiça desceu desde seu elevado trono e com todos os exércitos do céu se aproximou da cruz. Ali viu a Um, igual a Deus, levando o castigo de toda injustiça e todo pecado. A Justiça se inclinou com reverência diante da cruz com perfeita satisfação, dizendo: É suficiente»