1 / 12

REZAR, AMAR E SERVIR A palavra do Pastor Dom Sergio da Rocha Arcebispo de Brasília

REZAR, AMAR E SERVIR A palavra do Pastor Dom Sergio da Rocha Arcebispo de Brasília.

cato
Download Presentation

REZAR, AMAR E SERVIR A palavra do Pastor Dom Sergio da Rocha Arcebispo de Brasília

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. REZAR, AMAR E SERVIR A palavra do Pastor Dom Sergio da Rocha Arcebispo de Brasília

  2. O Evangelho segundo São Marcos, ao apresentar a cura da sogra de Simão Pedro, destaca os gestos de Jesus que dela “se aproximou, segurou a sua mão e ajudou-a a levantar-se”. Foi de Jesus a iniciativa de aproximar-se daquela mulher que se encontrava enferma e acamada. A cura realizada é dom, sinal do amor misericordioso de Jesus pelos enfermos.

  3. Contudo, foi importante o papel de Simão e André que foram até Jesus lhe contar o que se passava e o levaram até ela. Outros dois amigos de Simão e André, os discípulos Tiago e João, foram também com Jesus visitar aquela que se encontrava doente.

  4. Em nosso tempo, há muita gente que sofre, necessitada da presença fraterna dos irmãos, à espera de uma visita ou de um gesto de solidariedade. É preciso repetir, hoje, o gesto de Jesus de aproximar-se de quem sofre, estender-lhe as mãos e ajudar a levantar-se. Jesus quer continuar a entrar na casa dos doentes, dos pobres e dos sofredores, através de nossa visita, recordando-nos especialmente daquela sua palavra “estive doente e me visitastes”.

  5. É preciso levar o Pão da Palavra e da Eucaristia aos doentes, em nossas Comunidades. Não basta cada um fazer a sua parte, espontaneamente, embora isso seja muito necessário. É preciso organizar de modo comunitário a prática da caridade, conforme enfatizou o Papa Bento XVI, em sua primeira encíclica “Deus caritasest” (Deus é amor).

  6. Quando isso ocorre, levamos esperança de vida nova aos que sofrem, fruto do encontro com Cristo e da solidariedade dos discípulos de Jesus. “A febre desapareceu e ela começou a servi-los”, ressalta Marcos.

  7. Necessitamos superar a acomodação e a indiferença que impedem de levantarmos e de nos colocarmos a serviço dos irmãos, principalmente, dos que mais sofrem.

  8. No início da narrativa, o evangelista assinala que “Jesus saiu da sinagoga” e foi para a casa de Simão. Ao participar de nossas celebrações e ao sair de nossas igrejas, possamos nos dispor a ir ao encontro das pessoas que estão passando por enfermidades e outras provações para lhes transmitir o nosso testemunho de fé e de caridade.

  9. A oração e o amor fraterno se exigem e se completam. Por isso, quem quer imitar o gesto de Jesus de amor aos que sofrem deve também imitar a sua atitude de oração, narrada pelo Evangelho. “De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto”.

  10. Assim como Jesus, precisamos nos dispor a encontrar tempo e lugar para rezar. Não basta boa vontade, embora seja importante; é preciso organizar a própria vida para dispor de um tempo maior e mais adequado para a oração e a meditação.

  11. Após rezar, Jesus se dirige novamente “às aldeias da redondeza”, para evangelizar, pois a verdadeira oração está sempre ligada à missão, dela fazendo parte. Procuremos rezar mais para melhor amar e servir!

  12. Texto – Dom Sergio da Rocha no Povo de Deus, folha semanal da Arquidiocese de Brasília. Quinto domingo do Tempo Comum de 2012 Imagens – Google Música – Ave Maria Instrumental – Pe. Marcelo Formatação - Graziela Estamos também no site: www.tesouroescondido.com No blog: www.blog.tesouroescondido.com No Twiter: @tesouroescondid No Facebook: Tesouro Escondido Para receber novas meditações, nos envie um e-mail: meditacaosextafeira@gmail.com

More Related