1 / 18

SOLUÇÃO TAMPÃO

SOLUÇÃO TAMPÃO. Uma solução tampão ou solução Tamponada é aquela que resiste bem a variações de pH quando nela introduzimos uma pequena quantidade de ácido ou base. São muito importantes em sistemas químicos e biológicos!. Entendendo um tampão:. Sistema Comum. Entendendo um tampão:.

catori
Download Presentation

SOLUÇÃO TAMPÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SOLUÇÃO TAMPÃO Uma solução tampão ou solução Tamponada é aquela que resiste bem a variações de pH quando nela introduzimos uma pequena quantidade de ácido ou base. São muito importantes em sistemas químicos e biológicos!

  2. Entendendo um tampão: Sistema Comum

  3. Entendendo um tampão: Sistema Tamponado

  4. Entendendo um tampão: A solução tampão dá conta de gastar todo o H+ ou OH- adicionado, impedindo bruscas variações de pH.

  5. Tampão: Tipos Podem ser preparadas dissolvendo-se em água: Um ácido fraco e um sal derivado dele. Ex.: CH3COOH/CH3COONa Uma base fraca e um sal dela derivado. Ex.: NH4OH/NH4Cl ou seja, NH3/NH4Cl

  6. O que atua na solução-tampão? O ácido FRACO e seu ÂNION Exs.: CH3COOH/CH3COO-; H2CO3/HCO3-; HCN/CN- A base FRACA e seu CÁTION Ex.: NH4OH/NH4+ ou seja, NH3/NH4+

  7. Observações: • Certos ânions não conseguem remover os íons H+, formando moléculas de ácido. É o que acontece, por exemplo, com o ânion Cl-: como o ácido clorídrico que seria formado é forte, ele não possui a tendência de se apresentar, em solução aquosa, na forma de moléculas de HCl. Portanto, uma solução contendo um ácido forte e um sal derivado desse ácido não atua como um tampão. b) Uma solução contendo uma base forte e um sal derivado dessa base não atua como um tampão, pois seu cátion não consegue remover os íons OH-.

  8. Calculando o pH de um tampão: Tampão ácido fraco/ânion do ácido pH = pKw - pKb - log [sal] [base] Tampão base fraca/cátion da base ►pK se refere ao logaritmo negativo de uma constante de equilíbrio . Quando K aumenta, sua função p decresce e vice-versa. ► quanto maior o Ka e menor o pKa mais forte é o ácido.

  9. O sangue: Um tampão

  10. O sangue: Um tampão

  11. O sangue: Um tampão

  12. O sangue: Um tampão H2PO4-/HPO4-2 e algumas ENZIMAS Outros tampões no sangue

  13. O sangue: Um tampão ADIÇÃO DE ÁCIDO: A adição de H+ no sangue, faz com que esses íons de combinem com o HCO3- proveniente do ácido e, principalmente do sal, originando o H2CO3. ADIÇÃO DE BASE: Se certa quantidade de íons OH- for introduzida no sangue, estes íons reagirão com o H+, retirando-o da solução, logo fará que o H2CO3 se ionize um pouco mais, produzindo H+ suficiente para neutralizar o OH- introduzido. Em nenhum dos casos, ocorre variações significativas de pH.

  14. Base conjugada

  15. Capacidade de Tampão e pH

  16. Capacidade de Tampão e pH

  17. Capacidade de Tampão e pH

More Related