420 likes | 559 Views
PENHA Por volta de 1904/05. MERCADÃO DE MADUREIRA 1973. PIC NIC NO ARPOADOR Anos 20. ENGARRAFAMENTO EM BOTAFOGO 1984. ALAGAMENTO NA AV. PRESIDENTE VARGAS 1954. BANHO DE MAR EM COPACABANA Anos 10. BAIXADA DE JACAREPAGUA / RECREIO DOS BANDEIRANTES 1971.
E N D
AVENIDA PRESIDENTE VARGAS Anos 50 O ônibus da foto fazia a linha Ribeira - Castelo.
RESTAURANTE CASCATA DO MINHO 1915 Os proprietários do Cascata do Minho eram os senhores Julio, Passos e Cerdeira. Ficava à Rua do Lavradio 11.
RESTAURANTE E CASA DE SHOW SAMBÃO & SINHÁ Copacabana Anos 70
RUA DOS INVALIDOS ESQUINA COM RUA DO RIACHUELO Centro Anos 30/40
CIRCUITO DA BARRA DA TIJUCA Anos 60 Gerson, este aí é invenção sua. O Interlex..
GUARDA SINALEIRO Centro da cidade 1920 Ótimo flagrante do cotidiano carioca, onde podemos ver o guarda sinaleiro na esquina da Av. Rio Branco com Rua da Assembléia.
ASCENÇÃO DE BALÃO DO TENENTE JUVENTINO DA FONSECA Realengo 1908
O tenente Juventino tinha a idéia de dotar o Exercito Brasileiro de um núcleo de aeroestação, para isso eram necessários balões. Viajou à Europa para adquirir o material necessário para o Parque de Aeroestação. Especializou-se em navegação aérea e participou de eventos. De volta ao Brasil, marcou uma demonstração de vôo às autoridade (foto anterior), para o dia 20 de maio de 1908 defronte a Escola de Artilharia e Engenharia, em Realengo. O vôo começou bem com o balão tentando alcançar os previstos 200 metros quando um dos cabos de retenção arrebentou e o balão perdeu o controle alcançando o que se estima uns 1000 metros quando foi levado por correntes de vento à Serra do Barata. O tenente tentou controlar a decida abrindo a válvula de gás mas houve também problemas e a queda foi inevitável. O tenente Juventino foi a primeira vitima da aviação no Brasil. Foi enterrado no Caju, e hoje seus restos mortais se encontram no Mausoléu dos Aviadores no Cemitério São João Batista. O local atualmente está irreconhecível, lotado de prédios do complexo militar que existe na área.