230 likes | 952 Views
MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA. 1.1) Áreas de Decisão em Administração Financeira. 1.2) Atribuições do Administrador Financeiro de uma empresa. 1.3) Definição da Função Financeira. 1.4) Objetivos básicos da Função Financeira.
E N D
MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA 1.1) Áreas de Decisão em Administração Financeira. 1.2) Atribuições do Administrador Financeiro de uma empresa. 1.3) Definição da Função Financeira. 1.4) Objetivos básicos da Função Financeira. 1.5) Estrutura organizacional típica da Função Financeira . 1.6) Teste de Perfil Financeiro do Administrador. 1.7) O processo da Função Financeira
1.1) Áreas de Decisão em Administração Financeira. A) Investimentos : avaliação e escolha de alternativas de aplicações de recursos nas atividades normais da empresa. B) Financiamentos : definir e alcançar uma estrutura ideal em termos de fontes de recursos, dada a composição do investimento. C) Utilização do Lucro Líquido : preocupar-se com a destinação dada aos recursos financeiros que a própria empresa gera em suas atividades. D) Obtenção de Recursos Financeiros : onde, como e a que custo. E) Análise de Utilização de Recursos Externos : onde aplicá-los, qual o retorno, como aplicá-los visando o melhor aproveitamento.
1.2) Atribuições do Administrador Financeiro de uma Empresa. A) Análise de registros e informações contábeis. B) Projeção do movimento de recursos. C) Aplicação de recursos excedentes. D) Fornecimento a alta administração, de informações sobre as perspectivas financeiras futuras da empresa. E) Elaboração de planos para fontes e usos de fundos, a curto, médio e a longo prazos.
1.3) Definição da Função Financeira. - Definição : “ A Função Financeira, compreende os esforços despendidos, objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários da empresa, ao mesmo tempo em que possa propiciar a manutenção de um certo grau de liquidez “.
1.4) Objetivos Básicos da Função Financeira. (A) A maior rentabilidade ( o quanto rende, lucratividade possível sobre o investimento efetuado. (B) A melhor liquidez ( capacidade de cumprir com suas obrigações ) da empresa.
1.5 Estrutura Organizacional Típica da Função Financeira. Gerente Financeiro Tesoureiro Controlador
TESOUREIRO CONTROLADOR ATRIBUIÇÕES - Caixa e Bancos - Contabilidade Geral - Contas a Receber - Contabilidade de Custos - Contas a Pagar - Elaboração de Orçamentos - Relações Bancárias - Auditoria Interna - Preparação do Orçamento - Elaboração de relatórios finan- de Caixa ceiros internos - Controle Orçamentário PRINCIPAL PREOCUPAÇÃO - o uso do dinheiro, a sua ma- - os controles e os fluxos de in- nipulação e a posse real de formações dentro da empresa. fundos.
1.6) TESTE DO PERFIL FINANCEIRO DO ADMINISTRADOR
1.7) O PROCESSO DA GESTÃO FINANCEIRA PRINCIPAL E ENCARGOS DE EMPRÉSTIMOS E FINANCIMANTOS EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS APLICAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS, ETC CONTAS A RECEBER PAGAMENTOS A FORNECEDORES CAIXA ENTRADAS NUMERÁRIO DO SISTEMA ECONÔMICO SAIDAS NUMERÁRIO PARA O SISTEMA ECONÔMICO RECEBIMENTOS DA VENDA DE ATIVOS IMOBILIZADOS PAGAMENTO DE PESSOAL $ DESINVESTIMENTOS DO MERCADO DE CAPITAIS, ETC PAGAMENTO DE IMPOSTOS $ BANCOS RECURSOS PRÓPRIOS, AUMENTO DE CAPITAL, ETC PAGAMENTOS DE DIVIDAS E SAIDAS DE ACIONISTAS PAGAMENTOS DE ARRENDAMENTOS PAGAMENTOS DE ATIVOS IMOBILIZADOS