230 likes | 510 Views
CONCORDÂNCIA VERBAL. Escola Estadual Jesuíno de Arruda Prof. Mauro Luis Thobias Disciplina Português Prof. do Ensino Fundamental e Médio . CONCORDÂNCIA VERBAL. MAS... SENHOR. O QUE VEM A SER ISSO?.
E N D
CONCORDÂNCIA VERBAL Escola Estadual Jesuíno de Arruda Prof. Mauro Luis Thobias Disciplina Português Prof. do Ensino Fundamental e Médio
CONCORDÂNCIA VERBAL
MAS... SENHOR... O QUE VEM A SER ISSO?
SOLIDARIEDADE ENTRE O VERBO E SEU SUJEITO (...) VARIABILIDADE DO VERBO PARA CONCORDAR AO NÚMERO E À PESSOA DO SUJEITO.
SOLIDARIEDADE E VARIABILIDADE DO VERBO VERBO USA TODA SUA CAPACIDADE FLEXIONAL PARA BEM SE ADAPTAR AO SUJEITO DA ORAÇÃO: A vidaésonho; e os sonhossão sonhos. Você e eudesejamos a mesma coisa.
PEDE O VERBO NO MESMOERO E PESSOA DEO EXEMPLO 1 AS PEQUENAS COISAS DA VIDA (núcleo do sujeito: 3a. p. plural) TAMBÉM REQUEREM GRANDES ESFORÇOS. (verbo: 3a. p. plural) 1. SUJEITO SIMPLES
2. Sujeito Composto • SUJEITO COMPOSTO ANTEPOSTO AO VERBO => VERBO NO PLURAL Mãe e filha uniram-se num momento raro de arte e beleza. 2. VERBO ANTEPOSTO AO SUJEITO COMPOSTO => ACORDO VERBAL COM O NÚCLEO MAIS PRÓXIMO Feriu partes do corpo o rapaz e a moça. 3. ACEITAÇÃO DO PLURAL Choram de desespero o pai e a mãe por causa da morte do filho. 4.PLURAL OBRIGATÓRIO: RECIPROCIDADE Olharam-se o marido traído e o amante assustado.
CASOS PARTICULARES a. Expressões partitivas f. Pronomes interrogativos, demonstrativos ou indefinidos + nós/vós b. Expressões fracionárias e percentuais c. Expressão MAIS DE ... d. Pronomes relativos QUE e QUEM e. Expressão UM DOS QUE...
CASOS PARTICULARES g. Nomes no plural h. Sujeito formado por substantivo coletivo i. Sujeito formado por pronome de tratamento j. Bater, dar e soar l. Pronome apassivador SE m. Verbos impessoais
Coletivos partitivos DE ACORDO COM A VONTADE DO ESCRITOR, 0 VERBO PODE CONCORDAR COM O SINGULAR, LIGANDOS-E À EXPPRESSÃO: OU PODE CONCORDAR COM O SUBSTANTIVO QUE A MODIFICA. A maioria dos alunos compareceu ao show dos Titãs. A maioria dos brasileiros ainda não conhecem Brasília. A maior parte das crianças gosta de chocolate. A maior parte das crianças gostam de chocolate.
Expressões fracionárias e percentuais EXIGEM CONCORDÂNCIA NORMAL: 90% da população da cidade alemã estão desabrigados. OBS.: SOBRETUDO QUANDO A EXPRESSÃO VIER ACOMPANHADA DE MODIFICADORES NO PLURAL, DEVERÁ FAZER A CONCORDÂNCIA COM ESSES: Os 90% da população da cidade alemã estão desabrigados.
MAIS DE... FAZ COM QUE O VERBO CONCORDE COM O NÚMERO DO SUBSTANTIVO QUE O ACOMPANHA: Mais de um pesquisador partiu em busca da civilização perdida. Mais de dois alunos precisaram de novas explicações. EXIGE O PLURAL QUANDO O VERBO EXPRIMIR RECIPROCIDADE: Mais de um candidato à presidência se insultaram no hora do debate. EXIGE O PLURAL QUANDO ACOMPANHADO DE UM COLETIVO: Mais de um enxame de abelhas tomaram-nos de surpresa
QUE e QUEM O QUE É DO TIPO FÁCIL... FAZ COM QUE O VERBO SE AJEITE COM AQUILO QUE ESTIVER POR PERTO E ANTECENDENDO ESSE PRONOME: A criançaquepediu os brinquedos não está mais aqui. (criança: 3a.p. plural, verbo: 3a. P. do plural) Fomos nós que percebemos as presença do estranho na sala. PORÉM O QUEM ADMITE DOIS TIPOS DE CONCORDÂNCIA Sou euquem sei de você. (uso não recomendado) (eu: 1a.p. s., verbo: 1a. p. s.) Sou eu quem sabe de você. (quem: 3a.p. s., verbo: 3a. p. s.)
UM DOS QUE... OBRIGATORIAMENTE, A EXPRESSÃO LEVA O VERBO PARA O PLURAL QUANDO ESSE SE REFERE IGUALMENTE A TODOS ELEMENTOS NOMEADOS PELO SUBSTANTIVO:Helena vem a ser uma das integrantes que mais vivem aquilo que prega.(Uma das integrantes que mais vivem... é Helena.)PORÉM SE ELE SE REFERIR APENAS A HELENA, A CONCORDÂNCIA SERÁ COM O SINGULAR:Helena vem a ser uma das integrantes que mais vive aquilo que prega. (Entre todas as integrantes, Helena é aquela que mais vive...)
f. Pronomes interrogativos, demonstrativos ou indefinidos + nós/vós NÚMEROS IGUAIS (PLURAL + PLURAL), CONCORDÂNCIA COM NÓS OU VÓS. Quantos de nósestaremos aqui na próxima aula? Muitos de vós sois meus amigos. NÚMEROS DIFERENTES (SINGULAR + PLURAL), CONCORDÂNCIA COM O PRIMEIRO PRONOME. Qual de nós estará aqui na próxima aula? Aquele de vós que não estiver contente, retire-se.
Nomes no plural • EXIGEM VERBO NO PLURAL APENAS SE ESTIVEREM ACOMPANHADOS DE DETERMINANTES NO MESMO NÚMERO (PLURAL): Os óculos precisam ser recomendados por médicos especialistas. • QUANDO ISSO NÃO OCORRER, EMPREGA-SE O VERBO NO SINGULAR. Óculos ajuda a melhorar a extensão do olhar. • NOME DE OBRAS ARTÍSTICAS, QUANDO NÃO ACO MPANHADOS DE ARTIGO, DEVEM PERMANECER NO SINGULAR, A FIM DE EVITAR DUPLO SENTIDO. Os Ratos está sobre a mesa. Os Miseráveis fascinou a todos
Sujeito formado por substantivo coletivo SOMENTE O COLETIVO = VERBO NO SINGULAR: A classe permaneceu calada ante o depoimento do colega. COLETVO + SUBSTANTIVO NO PLURAL = VERBO SINGULAR OU PLURAL O batalhão de soldados invadiram o local. O batalhão de soldados invadiu o local.
Pronomes de tratamento SÃO PERTENCENTE À TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR. ASSIM, TODOS OS TERMOS A ELES REFERENTES (INCLUSIVE OS VERBOS) DEVEM FICAR NESSA PESSOA. Vossa. Excelência acorda todos os dias às 7 da manhã e pede seu café. Sua Senhoria deseja um café?
Bater , dar e soar TAIS VERBOS, QUANDO ACOMPANHADOS UNICAMENTE DOS NÚMEROS DAS HORAS A QUE SE REFEREM, CONCORDAM COM ESTES. o verbo no pluralsujeito ( no plural) Quando Maria apontou na esquina, batiamduas horas no relógio da matriz. Deu meia-noite... Devo partir. Soam as seis horas, uma tristeza invade meu peito. ESSAS IDÉIAS SÃO DIFERENTES DE: Quando Maria apontou na esquina, relógio da matriz batia duashoras . O relógio soa seis horas, uma tristeza invade meu peito.
SE PRONOME APASSIVADOR O VERBO TRANSITIVO DIRETO OU O BITRANSITIVO DEVE CONCORDAR EM NÚMERO E PESSOA COM O SUJEITO PACIENTE. Coroou-se a rainha assim que o rei foi dado como morto. Coroaram-se as rainhas assim que os reis foram dados como mortos. Tomam-se as pedras das mão do malfeitor... Toma-se a pedra da mão do malfeitor...
VERBOS IMPESSOAIS COMO ESSES VERBOS CRIAM ORAÇÃO SEM SUJEITO, ELES PERMANECEM NA 3a. PESSOA DO SINGULAR. Choveu muito durante a madrugada. Venta. Houve gritaria no local.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS • DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA. Rio de Janeiro: Instituto de Lexicologia e Banco de Dados de Língua Portuguesa S/C Ltda., 2001. • NOVO DICIONÁRIO AURÉLIO. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. • Cunha, C. e Cintra, L. - NOVA GRAMÁTICA DO PORTUGUÊS CONTEMPORÂNEO. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 3 ed., 2001. • -----------------------------------------------------------------------------------