260 likes | 385 Views
Escola Básica 2º e 3º Ciclos Manuel de Figueiredo Ano lectivo 2008/09. Trabalho elaborado por: Daniel Santos 8ºB Nº11. Lusofonia. Lusofonia.
E N D
Escola Básica 2º e 3º Ciclos Manuel de FigueiredoAno lectivo 2008/09 Trabalho elaborado por: Daniel Santos 8ºB Nº11 Lusofonia
Lusofonia Lusofonia é o conjunto de identidades culturais existentes em países, regiões, estados ou cidades falantes da língua portuguesa ,tais como Angola, Brasil, Cabo Verde , Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe ,Timor-Leste, Guiné Equatorial, sendo também falada nos antigos territórios da Índia Portuguesa (Goa, Damão, Diu e Dadrá e Nagar-Aveli),e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo.
Lusofonia A principal razão que está na base da existência de vestígios da nossa língua um pouco por todo o mundo foi a gesta dos Descobrimentos, que implicou a descoberta dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, a exploração de ambas as costas de África, a chegada à América do Sul (Brasil) e a várias paragens da Ásia, como Goa, Malaca e Timor.
Lusofonia Estes países e os respectivos núcleos de emigrantes, fazem do idioma português uma das línguas mais faladas do mundo, constituindo uma comunidade de cerca de duzentos milhões de pessoas.
CPLP A CPLP foi criada em 17 de Julho de 1996 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. No ano de 2002, após conquistar independência, Timor-Leste foi acolhido como país integrante. Na actualidade, são oito os países integrantes da CPLP. Países da CPLP • Angola • Brasil • Cabo Verde • Guiné-Bissau • Moçambique • Portugal • São Tomé e Príncipe • Timor-Leste
Portugal Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um país situado no sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. Possui uma área total de 92.391 km, e é a nação mais ocidental do continente europeu. O território português é delimitado a Norte e a Leste por Espanha e a Sul e Oeste pelo Oceano Atlântico, e compreende a parte continental e as regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira
Portugal Durante os séculos XV e XVI, Portugal foi uma potência mundial económica, social e cultural, constituindo-se o primeiro e o mais duradouro império colonial de amplitude global. É hoje um país desenvolvido, economicamente próspero, social e politicamente estável e com Índice de Desenvolvimento Humano elevado. Encontra-se entre os 20 países do mundo com melhor qualidade de vida. É membro das Nações Unidas, da NATO, da OCDE, da CPLP e da União Europeia, e um dos países fundadores da NATO, da OCDE, e da Zona Euro (da União Europeia). É um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Angola Angola é um país da costa ocidental de África, cujo território principal é limitado a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. A sua capital é Luanda. O primeiro europeu a chegar a Angola foi o explorador português Diogo Cão. Angola é uma antiga colónia de Portugal, colonizada no século XV, e assim permaneceu até à independência em 1975. É um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Brasil O Brasil tem cerca de 189.612.814 habitantes, e de área 8.514.876,599 km, equivalente a 47% do território sul-americano. Em comparação com os demais países do globo, dispõe do quinto maior contingente populacional e da quinta maior área. País possui 20% da biodiversidade mundial, sendo exemplo desta riqueza a Floresta Amazónica, com 3,6 milhões de quilómetros quadrados.
Brasil Faz fronteira a norte com a Venezuela, com a Guiana, com o Suriname a sul com o Uruguai; a sudoeste com a Argentina e com o Paraguai; a oeste com a Bolívia e com o Peru e, por fim a noroeste com a Colômbia. Oficialmente, o descobridor foi Pedro Álvares Cabral, tendo avistado terra em 21 de Abril e chegado a Porto Seguro (Bahia) em 22 de Abril de 1500. É um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Cabo Verde Cabo Verde, país de origem vulcânica, é um arquipélago constituído por dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlântico, a 640 km a oeste de Dacar, Senegal. Outros vizinhos são a Mauritânia, a Gâmbia e a Guiné-Bissau, ou seja, todos na faixa costeira ocidental da África. Curiosamente, o Cabo Verde que dá nome ao país não se situa nele, mas a centenas de quilómetros a oeste, no Senegal.
Cabo Verde Curiosamente, o Cabo Verde que dá nome ao país não se situa nele, mas a centenas de quilómetros a oeste, no Senegal. Foi descoberto em 1460 por Diogo Gomes ao serviço da coroa portuguesa, que encontrou as ilhas desabitadas e aparentemente sem indícios de anterior presença humana. Foi colónia de Portugal desde o século XV até sua independência em 1975. É um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Guiné-Bissau A Guiné-Bissau é um país localizado na costa ocidental de África, estendendo-se, no litoral, desde o Cabo Roxo até a ponta Cagete. Faz fronteira, a norte, com o Senegal, a este e sudeste com a Guiné e a sul e oeste com o Oceano Atlântico. Foi uma colónia de Portugal, desde o século XV até à sua independência, em 1974. O primeiro navegador e explorador português a chegar à Guiné-Bissau foi Álvaro Fernandes em 1446. A vila de Bissau foi fundada em 1697, como fortificação militar e entreposto de tráfico negreiro, que mais tarde viria a ser elevada a cidade, e a capital da Guiné-Bissau após sua independência. É um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Moçambique Moçambique é um país da costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Zâmbia, Malawi e Tanzânia, a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Suazilândia e pelo Zimbabué. Esta antiga colónia e província ultramarina de Portugal, teve a sua independência a 25 de Junho de 1975. É um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
São Tomé e Príncipe São Tomé e Príncipe é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, composto por duas ilhas principais (São Tomé e Príncipe) e várias ilhotas, num total de 964 km, com cerca de 160 mil habitantes. Estado insular, não tem fronteiras terrestres, mas situa-se relativamente próximo das costas do Gabão, Guiné Equatorial, Camarões e Nigéria. As ilhas de São Tomé e Príncipe estiveram desabitadas até 1470, quando os navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar as descobriram. Foi então, uma colónia de Portugal desde o século XV até sua independência em 1975. É um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Timor-Leste Timor-Leste (República Democrática de Timor-Leste) é um dos países mais jovens do mundo. As únicas fronteiras terrestres que o país tem ligam-no à Indonésia, a oeste da porção principal do território, e a leste, sul e oeste de Oecussi-Ambeno, mas tem também fronteira marítima com a Austrália, no Mar de Timor, a sul. Sua capital é Díli, situada na costa norte.
Timor-Leste Conhecido no passado como Timor Português, foi uma colónia portuguesa até 1975, altura em que se tornou independente, tendo sido invadido pela Indonésia três dias depois. Permaneceu considerado oficialmente pelas Nações Unidas como território português por descolonizar até 1999. É um dos membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).