80 likes | 209 Views
Música, tradição e trabalho. Cantares Populares Portugueses. Antigamente o trabalho no campo era muito duro.
E N D
Música, tradição e trabalho Cantares Populares Portugueses
Antigamente o trabalho no campo era muito duro. Não havia máquinas, nem dinheiro para elas, mas as pessoas não pensavam duas vezes: era necessário trabalhar, pois daí resultava a sua subsistência para longos meses, ou mesmo para o ano inteiro. Dos muitos trabalhos árduos, neste caso por causa do frio e da chuva, escolhemos a apanha da azeitona. Porquê?
Porque vivemos numa região onde os olivais ainda existem e porque Portugal produz azeite de muito boa qualidade sendo este um tempero, que beneficia a saúde. Para amenizar o trabalho e esquecer um pouco as dificuldades da vida, os ranchos de trabalhadores entoavam canções, muitas vezes relacionadas com a tarefa que iam executando. Foi assim que nasceu «Oliveirinha da Serra», da qual hoje existem diferentes versões.
Letra e Música Oliveirinha da serraO vento leva a flor.Ó i ó ai, só a mim ninguém me leva,Ó i ó ai, para o pé do meu amor.Ó i ó ai, só a mim ninguém me leva,Ó i ó ai, para o pé do meu amor.
Música de raiz popular e tradicional tem atravessado gerações, associada a um modo de vida agrícola. Há-as ligadas às vindimas, ao lavar da roupa no rio, às pescas… Este cantar é originário da Beira Alta, região onde se situa a mais alta serra de Portugal continental: a Serra da Estrela.
Não existe nesta região nenhum tipo de instrumento musical que lhe seja real mente próprio, com excepção da flauta travessa, caracterís tica dos pastores das zonas serranas. Ao longo dos tempos, o intercâmbio com diferentes regiões do país tem sido um facto. Daí que, também nós, como outros por esse país fora, tenhamos adoptado como “nossa” a «Oliveirinha da Serra».
Por curiosidade… Amália Rodrigues, o maior ícone do fado, de todos os tempos, cantou «Oliveirada Serra», como o fez com muitas outras canções de tradição popular. Também nós o quisemos fazer e para nos ouvir é só clicar aqui!