190 likes | 462 Views
“Castelo de Almourol”. O Castelo de Almourol. Localização:. O Castelo de Almourol localiza-se no Ribatejo, localiza-se na Freguesia de Praia do Ribatejo , Concelho de Vila Nova da Barquinha distrito de Santarém, em Portugal. O Castelo de Almourol. Construção:.
E N D
O Castelo de Almourol Localização: O Castelo de Almourol localiza-se no Ribatejo, localiza-se na Freguesia dePraia do Ribatejo , Concelho de Vila Nova da Barquinha distrito de Santarém, em Portugal.
O Castelo de Almourol Construção: O castelo de Almourol foi erguido num afloramento de granito a 18 m acima do nível das águas, numa pequena ilha de 310 m de comprimento por 75 m de largura, no médio curso do rio Tejo, um pouco abaixo da sua confluência com o rio Zêzere Constitui um dos exemplos mais representativos da arquitectura militar da época, evocando simultaneamente os primórdios do reino de Portugal e a Ordem dos Templários.
O Castelo de Almourol Historia: As origens da ocupação deste local são bastante antigas mas o certo é que em 1129, data da conquista deste ponto enigmáticas pelas tropas portuguesas, o castelo já existia. Depois de conquistado o castelo foi entregue aos Templários, o castelo foi reedificado assumiu as características arquitectónicas e artísticas essenciais, que ainda hoje se podem observar. No ano de 1129, a fortaleza é conquistada por D. Afonso Henriques aos mouros e posteriormente doada à Ordem dos Templários, e encarregue pela defesa no local e vai manter-se na sua posse até ao ano de 1311.
O Castelo de Almourol Lenda do Castelo De Almourol: Conta esta lenda que um dia D. Ramiro, alcaide do castelo de Almourol, voltava cheio de sede de uma campanha guerreira, encontrando duas formosas mouras, mãe e filha, que traziam com elas uma bilha de água. D. Ramiro pediu à filha que lhe desse de beber, mas esta assustou-se e deixou cair a bilha. Enraivecido, D. Ramiro matou-as. Nessa altura, apareceu um rapazinho de onze anos, filho e irmão das mulheres assassinadas. D. Ramiro logo o fez cativo e levou-o para o castelo. O jovem mouro.
Jurou que se vingaria na mulher e na filha do cavaleiro. Tempos depois, a mulher do alcaide adoeceu e acabou por morrer, vítima de venenos que o mouro lhe foi dando a pouco e pouco. Porém não conseguiu matar Beatriz, a filha de D. Ramiro, porque os dois se apaixonaram. Certo dia, D. Ramiro chegou ao castelo na companhia de outro alcaide, a quem tinha prometido a mão da sua filha. Os jovens apaixonados fugiram sem deixar rasto. D. Ramiro morreu pouco depois, vitimado pelo desgosto. O castelo abandonado caiu em ruínas. Dizem que, nas noites de S. João, D. Beatriz e o mouro aparecem abraçados, na torre grande do castelo. A seus pés, D. Ramiro implora perdão, mas o mouro inflexível responde-lhe com dureza: - MALDIÇÃO!
O Castelo de Almourol A entrada do Castelo