60 likes | 211 Views
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA LIBERDADE. DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XX. LIBERDADE A EDUCAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FAVORECE A LIBERDADE. A liberdade é o poder, baseado na razão e na vontade, de agir ou não agir, de fazer isto ou aquilo, portanto, de praticar atos deliberados.
E N D
DEUS CRISTOHOMEM IGREJALIBERDADE DOUTRINA CRISTÃPALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICAParte XX
LIBERDADEA EDUCAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FAVORECE A LIBERDADE A liberdade é o poder, baseado na razão e na vontade, de agir ou não agir, de fazer isto ou aquilo, portanto, de praticar atos deliberados. Pelo livre-arbítrio, cada qual dispõe sobre si mesmo. A liberdade é, no homem, uma força de crescimento e amadurecimento na verdade e na bondade. A liberdade alcança sua perfeição quando está ordenada para Deus, nossa bem-aventurança. É PARA A LIBERDADE QUE CRISTO NOS LIBERTOU (GL 5,1)
A FAMÍLIA CÉLULA ORIGINÁRIA DA VIDA SOCIAL A família é a sociedade natural na qual o homem e a mulher são chamados ao dom de si no amor e no dom da vida. A autoridade, a estabilidade e a vida de relações dentro dela constituem os fundamentos da liberdade, da segurança e da fraternidade no conjunto social. A família é a comunidade na qual, desde a infância se podem assimilar os valores morais, tais como honrar a Deus e usar corretamente a liberdade. A VIDA EM FAMÍLIA É INICIAÇÃO PARA A VIDA EM SOCIEDADE
EDUCAÇÃO PARA LIBERDADEA LIBERDADE SE EXERCE NO RELACIONAMENTO ENTRE OS SERES HUMANOS O LAR É UM LUGAR APROPRIADO PARA A EDUCAÇÃO DAS VIRTUDES Os pais são os primeiros responsáveis pela educação de seus filhos. A educação das virtudes requer a aprendizagem da abnegação, de um reto juízo, do domínio de si, condições de toda liberdade verdadeira. O homem, com sua abertura à verdade e à beleza, com seu senso do bem moral, com sua liberdade e a voz de sua consciência, com sua aspiração ao infinito e à felicidade, se interroga sobre a existência de Deus. Mediante tudo isso percebe sinais de sua alma espiritual. Como semente de eternidade que leva dentro de si, irredutível à só matéria, sua alma não pode ter origem senão em Deus.
LIBERDADE DA FAMÍLIA O RESPEITO E O DESENVOLVIMENTO DA VIDA HUMANA EXIGEM A PAZ A comunidade política tem o dever de honrar a família, de assisti-la, de lhe garantir sobretudo: O direito de se constituir, de ter filhos e de educá-los de acordo com suas próprias convicções morais e religiosas; A proteção da estabilidade do vínculo conjugal e da instituição familiar; A liberdade de professar a própria fé, de transmiti-la, de educar nela os filhos, com os meios e as Instituições necessárias; O direito à propriedade privada, à liberdade de empreendimento, ao trabalho, à moradia, à emigração; De acordo com as instituições dos países, o direito à assistência médica, à assistência aos idosos, aos abonos familiares; A proteção da segurança e da saúde, sobretudo em relação aos perigos, como drogas, pornografia, alcoolismo etc; A liberdade de formar associações com outras famílias e, assim, serem representadas junto às autoridades civis.
Padre Adalberto do Espírito Santo BrandãoEmail: adalbertorum@gmail.comPároco da Paróquia de Nossa Senhora Mãe da Divina ProvidênciaArquidiocese de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, Amazônia do BrasilEconomia e VidaVocês não podem servir a Deus e ao dinheiroCONHEÇA-SE, CONHECENDO A BÍBLIAFormatação: Diácono Eliezer MartinsMusical: Capriccio Italiano Op. 45, Tchaikovsky Os textos estão conforme o Catecismo da Igreja Católica (§ 33, l625, 1700, 1730-1748, 2207, 2211, 2223, 2228, 2236, 2402, 2498, 2526...). Fotos do arquivo particular.