1 / 7

DEUS CRISTO HOMEM BATISMO SANTIFICAÇÃO

DEUS CRISTO HOMEM BATISMO SANTIFICAÇÃO. DOUTRINA CRISTÃ PALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICA Parte XVII. PAI NOSSO SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME A SANTIDADE DE DEUS É O CENTRO INACESSÍVEL DE SEU MINISTÉRIO ETERNO.

taffy
Download Presentation

DEUS CRISTO HOMEM BATISMO SANTIFICAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. DEUS CRISTOHOMEMBATISMOSANTIFICAÇÃO DOUTRINA CRISTÃPALAVRAS CHAVES DA ALMA CATÓLICAParte XVII

  2. PAI NOSSOSANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME A SANTIDADE DE DEUS É O CENTRO INACESSÍVEL DE SEU MINISTÉRIO ETERNO. SANTIIFICAR deve ser entendido aqui não primeiramente em seu sentido causativo - só Deus santifica, torna santo - mas sobretudo num sentido estimativo: reconhecer como santo, tratar de maneira santa. Na adoração, esta invocação é às vezes compreendida como um louvor e uma ação de graças. Mas este pedido nos é ensinado por Jesus como um optativo: um pedido, um desejo e uma espera em que Deus e o homem estão empenhados. Desde o primeiro pedido a nosso Pai, somos mergulhados no mistério íntimo de sua Divindade e no evento da salvação de nossa humanidade. Pedir-lhe que seu nome seja santificado nos envolve na decisão prévia que lhe aprouve tomar (Ef 1,9) para ser santos e irrepreensíveis diante dele no amor (Ef 1,4). Deus revela seu Nome, mas revela-o realizando sua obra. Esta obra só se realiza para nós e em nós se seu nome for santificado por nós e em nós. A Santidade de Deus é o centro inacessível de seu ministério eterno. Ao que, deste mistério, está manifestado na criação e na história, a Escritura chama de Glória, a irradiação de sua majestade. Ao criar o homem à sua imagem e semelhança (Gn 1,26), Deus o coroa de glória, mas, pecando, o homem é privado da Glória de Deus. Sendo assim, Deus vai manifestar sua Santidade revelando e dando seu Nome, a fim de restaurar o homem segundo a imagem de seu Criador (Cl 3,10). A GLÓRIA DO HOMEM É SER CRIADO À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

  3. BATISMOA SANTIFICAÇÃO DO HOMEM Na água do Batismo fomos lavados, santificados, justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus (1 Cor 6,11). Durante toda nossa vida, nosso Pai nos chama à santidade" (l Ts 4,7). E, já que é por ele que vós sois em Cristo Jesus, que se tornou para nós santificação (1 Cor 1,30), contribui para sua Glória e para nossa vida o fato de seu nome ser santificado em nós e por nós. Essa é a urgência de nosso primeiro pedido. Quem poderia santificar a Deus, já que é Ele mesmo quem santifica? Mas, inspirando-nos nesta palavra: Sede santos porque eu sou Santo (Lv 11,44), nós pedimos que, santificados pelo Batismo, perseveremos naquilo que começamos a ser. E pedimo-lo todos os dias, porque cometemos faltas todos os dia e devemos purificar-nos de nossos pecados por uma santificação retomada sem cessar... Recorremos, portanto, à oração para que esta santidade permaneça em nós. DEUS E O HOMEM SANTO NA TERRA O SANTO É UM HOMEM EM PERMANENTE DIÁLOGO COM DEUS

  4. CULTO DIVINOLITURGIA PARA A SANTIFICAÇÃO DO HOMEM SERVIÇO DE DEUS E DOS HOMENS A Igreja é serva à imagem do seu Senhor, participando de seu sacerdócio (culto) profético (anúncio) e régio (serviço de caridade). Portanto, a liturgia é tida como o exercício do múnus sacerdotal de Jesus Cristo, no qual, mediante sinais sensíveis, é significada e, de modo peculiar a cada sinal, realizada a santificação do homem, e é exercido o culto público integral pelo Corpo Místico de Cristo, cabeça e membros. Disto se segue que toda a celebração litúrgica, como obra de Cristo sacerdote e de seu corpo que é a Igreja, é ação sagrada por excelência, cuja eficácia, no mesmo titulo e grau, não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja. O Bispo tem, também, a responsabilidade de ministrar a graça do sacerdócio supremo, em particular na Eucaristia, que ele mesmo oferece ou da qual garante a oblação pelos presbíteros, seus cooperadores. Pois a Eucaristia é o centro da vida da Igreja. O Bispo e os presbíteros santificam a Igreja por sua oração e seu trabalho, pelo ministério da palavra e dos sacramentos. Santificam-na por seu exemplo, não agindo como senhores daqueles que vos couberam por sorte, mas, antes, como modelos do rebanho (1 Pd 5,3). É assim que chegam, com o rebanho que lhes está confiado, à vida eterna.

  5. ALMA DA SANTIDADEA CARIDADE CAMINHO PARA A SANTIDADE A CRUZ A caridade é a alma da santidade à qual todos os homens são chamados. Ela dirige todos os meios de santificação, dá-lhes forma e os conduz ao fim. O caminho da perfeição passa pela cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual. O progresso espiritual envolve ascese e mortificação, que levam gradualmente a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças.

  6. Desde a Ascensão, o desígnio de Deus entrou em sua consumação. Já estamos na última hora (1Jo 2,18). Portanto, a era final do mundo já chegou para nós, e a renovação do mundo está irrevogavelmente realizada e, de certo modo, já está antecipada nesta terra. Pois já na terra a Igreja se reveste de verdadeira santidade, embora imperfeita. O Reino de Cristo já manifesta sua presença pelos sinais milagrosos que acompanham seu anúncio pela Igreja.

  7. As informações textuais são do Catecismo da Igreja Católica (§ 670, 826, 893, 1070, 1989, 1995, 2807ss, 2813); algumas fotos são do processo de evangelização verbita na Amazônia, município de Alenquer, e outras fazem parte do Dossiê Fotográfico: Vida, Paixão e Morte do Papa João Paulo II e eleição do Bento XVI, que está à sua disposição no site www.eliezer.ninhodanatureza.nom.br . ARQUIDIOCESE DE BELÉM, PARÁ, AMAZÔNIA DO BRASILConheça-se, conhecendo a BíbliaECONOMIA E VIDAVOCÊS NÃO PODEM SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO Elaboração: Diácono Eliezer Martins Emails: maju@amazon.com.br ; emartins62@yahoo.com.br Fundo Musical: Capriccio Italiano Op. 45, Tchaikovsky

More Related