240 likes | 966 Views
Pecado Imperdoável. “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno” Marcos 3.28 e 29. Pecado Imperdoável. Introdução: Definição de Pecado:
E N D
Pecado Imperdoável “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno” Marcos 3.28 e 29.
Pecado Imperdoável Introdução: Definição de Pecado: Pecado é qualquer ação ou omissão perpetrada, de modo deliberado, por criaturas racionais e livres contra a pessoa de Deus em estado de total rebelião à sua pessoa. Considerando a trindade divina, entendemos, conforme o texto base de nosso estudo que o pecado pode ser cometido contra as pessoas da trindade em separado.
Pecado Imperdoável Introdução: Objeto de Estudo: Trataremos neste estudo sobre o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo, cuja conseqüência é jamais ter a obtenção do perdão divino, tanto nesta era quanto na era em que há de vir.
Pecado Imperdoável Introdução: Método de Pesquisa: Analisaremos o conceito do termo blasfêmia, bem como sua utilização tanto no Antigo como no Novo Testamento. Importante, também conhecer o contexto mediato e imediato do pronunciamento de Jesus acerca das conseqüências da atitude de blasfemar contra o Espírito Santo.
Pecado Imperdoável Introdução: Conceito do termo “Blasfêmia”: Praga, maldição, imprecação e, inclusive, heresia (Michaelis). Dizer palavras ofensivas, isto é, blasfêmias contra Deus, Jesus Cristo, o Espírito Santo, ou contra qualquer coisa sagrada (Ap 16.11). Também está blasfemando quem diz ter direitos ou poderes que pertencem somente a Deus (Mt 9.3). (Dicionário da Bíblia de Almeida)
Pecado Imperdoável Introdução: Conceito do termo “Blasfêmia”: Palavras abusivas, calúnia, ou ainda, julgamento ofensivo e, também, acusação injuriosa, conforme texto de Judas 9 (Léxico NT). Ultraje dirigido a Deus, a própria pretensão de ocupar o seu lugar, ou de falar em seu nome sem autorização (Dt 18.20-22). Na Bíblia, é condenada a blasfêmia e o blasfemador considerado digno de morte (Ex 20.7; Lv 24.13,22; Mt 27.39-44; Ap 13.6; 16.11) Dicionário Bíblico de Ítalo F. Brevi.
Pecado Imperdoável Introdução: Conceito do termo “Blasfêmia”: Os eruditos acreditam que o termo deriva de dois radicais gregos: blapto que significa injuriar, prejudicar; e Phemi que significa falar, dizer, afirmar. Desta feita, torna-se evidente que blasfêmia é um pecado da boca ou ainda, um pecado da língua.
Pecado Imperdoável Blasfêmia no Antigo Testamento: Levítico 24.10-23 O contexto retrata que a blasfêmia é equiparada a crimes de natureza violenta, justamente para enfatizar a gravidade do pecado de profanação que é cometido com os lábios e prejudica gravemente aquele a quem é dirigida. Conforme nota na Bíblia de Estudo NVI, o pecado de blasfêmia, além da difamação do nome de Deus, incluía qualquer afronta a sua majestade e autoridade.
Pecado Imperdoável Blasfêmia no Novo Testamento: O Pecado de blasfêmia no Novo Testamento não perde a seriedade e a gravidade declarada no Antigo Testamento. O ponto é o desrespeito da lei no íntimo e, por esta razão, a blasfêmia no Novo Testamento é tratada com igual seriedade do Antigo Testamento.
Pecado Imperdoável Contexto Imediato da Declaração de Jesus: Não é uma frase solta; Proclamação do evangelho do reino de Deus durante seu ministério de cura e exorcismo na região da Galiléia; Aumento da oposição dos mestres da lei; O poder do Senhor sobre os demônios evidencia sua identidade messiânica e, também, é mais uma prova de que o reino de Deus chegou.
Pecado Imperdoável Natureza do Pecado Imperdoável: É um pecado Específico – Jesus o define; Pecado de Língua; “disser uma palavra contra” (Mt. 12.32); Atitude única e específica de caráter ativo e não comissivo; Sujeito passivo é apenas a Pessoa do Espírito Santo; Pecado cometido na presente vida; Pecado Eterno.
Pecado Imperdoável Natureza do Pecado Imperdoável: Rejeição e calúnia consciente, maldosa e voluntária; Contra as evidências e respectiva convicção do testemunho do Espírito Santo a respeito da graça de Deus em Cristo; Atribuindo-o, por ódio ou inimizade, ao príncipe das trevas.
Pecado Imperdoável Natureza do Pecado Imperdoável: Pressupõe, objetivamente, uma revelação da graça de Deus em Cristo, numa poderosa operação do Espírito Santo; Subjetivamente, uma iluminação e convicção intelectual tão forte e poderosa que impossibilita uma franca negação da verdade.
Pecado Imperdoável Natureza do Pecado Imperdoável: E, depois, o pecado mesmo consiste, não em duvidar da verdade, nem numa simples negação dela, mas sim numa contradição dela que vai contra a convicção da mente, a iluminação da consciência, e até mesmo contra o veredicto do coração” (Louis Berkhof).
Pecado Imperdoável Razão para punição severa do pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo: Há também no mundo de pecado certas leis e ordenanças estabelecidas por Deus e por Ele mantidas. E, no caso desse pecado particular, a lei é que ele exclui toda a possibilidade de arrependimento, cauteriza a consciência, endurece o pecador e, assim, torna imperdoável o pecado”.(Louis Berkhof).
Pecado Imperdoável Conclusão: A pergunta que fica no ar é se este pecado ainda pode ser cometido? Único pecado imperdoável relatado nas Escrituras (Apenas no Novo Testamento); Mencionado no contexto dos fariseus acusando Jesus de estar possesso pelo diabo; Foi um pecado específico, e não uma série de pecados perdoáveis ou uma atitude de descrença permanente e persistente.
Pecado Imperdoável Conclusão: A pergunta que fica no ar é se este pecado ainda pode ser cometido? Após a ressurreição de Jesus, nenhum escritor inspirado menciona o pecado, e nenhuma advertência contra sua prática foi registrada. Também não nenhuma evidência concreta que pode ser praticado hoje.
Pecado Imperdoável Uma palavra de Conforto: Podemos estar seguros também em vista do fato de que esse pecado não é seguido pelo arrependimento, podemos estar razoavelmente seguros de que os que receiam havê-lo cometido e se preocupam com isso, e desejam as orações doutras pessoas por eles, não o cometeram.
Pecado Imperdoável Referências Bibliográficas: KASCHEL, Werner, e ZIMMER, Rudi. Dicionário da Bíblia de Almeida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2ª Edição, 1999 VINE, W.E. Vine Diccinario Expositivo De Palabras Del Antiguo y Nuevo Testamento Exhaustivo. Caribe: Editorial Caribe, Inc., 1999 GINGRICH, F. Wilbur. Léxico do Novo Testamento Grego/Português. São Paulo: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, Reimpressão Março 1993. Bíblia de Estudo NVI / organizador geral Kenneth Barker; co-organizadores Donald Burdick...[et AL. ]. São Paulo: Editora Vida, 2003 BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. São Paulo: Cultura Cristã, 2000 BREVI, Italo Fernando. Dicionário Bíblico de A a Z. E-book extraído da Internet On line: Disponível na Internet via http://miriamz.sites.uol.com.br/EspiritoSanto/ESpecadosContraES.htm. Data da consulta 07/11/2009. On line: Disponível na Internet via http://www.apologeticspress.org/articles/2272. Data da consulta 07/11/2009. On line: On line: Disponível na Internet via http://www.christiancourier.com/archives/blasphemy.htm. Jackson, Wayne (2000), Blasphemy—What Is This Great Sin? Data da consulta 07/11/2009.