1 / 19

Pecado Imperdoável

Pecado Imperdoável. “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno” Marcos 3.28 e 29. Pecado Imperdoável. Introdução: Definição de Pecado:

clovis
Download Presentation

Pecado Imperdoável

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Pecado Imperdoável “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno” Marcos 3.28 e 29.

  2. Pecado Imperdoável Introdução: Definição de Pecado: Pecado é qualquer ação ou omissão perpetrada, de modo deliberado, por criaturas racionais e livres contra a pessoa de Deus em estado de total rebelião à sua pessoa. Considerando a trindade divina, entendemos, conforme o texto base de nosso estudo que o pecado pode ser cometido contra as pessoas da trindade em separado.

  3. Pecado Imperdoável Introdução: Objeto de Estudo: Trataremos neste estudo sobre o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo, cuja conseqüência é jamais ter a obtenção do perdão divino, tanto nesta era quanto na era em que há de vir.

  4. Pecado Imperdoável Introdução: Método de Pesquisa: Analisaremos o conceito do termo blasfêmia, bem como sua utilização tanto no Antigo como no Novo Testamento. Importante, também conhecer o contexto mediato e imediato do pronunciamento de Jesus acerca das conseqüências da atitude de blasfemar contra o Espírito Santo.

  5. Pecado Imperdoável Introdução: Conceito do termo “Blasfêmia”: Praga, maldição, imprecação e, inclusive, heresia (Michaelis). Dizer palavras ofensivas, isto é, blasfêmias contra Deus, Jesus Cristo, o Espírito Santo, ou contra qualquer coisa sagrada (Ap 16.11). Também está blasfemando quem diz ter direitos ou poderes que pertencem somente a Deus (Mt 9.3). (Dicionário da Bíblia de Almeida)

  6. Pecado Imperdoável Introdução: Conceito do termo “Blasfêmia”: Palavras abusivas, calúnia, ou ainda, julgamento ofensivo e, também, acusação injuriosa, conforme texto de Judas 9 (Léxico NT). Ultraje dirigido a Deus, a própria pretensão de ocupar o seu lugar, ou de falar em seu nome sem autorização (Dt 18.20-22). Na Bíblia, é condenada a blasfêmia e o blasfemador considerado digno de morte (Ex 20.7; Lv 24.13,22; Mt 27.39-44; Ap 13.6; 16.11) Dicionário Bíblico de Ítalo F. Brevi.

  7. Pecado Imperdoável Introdução: Conceito do termo “Blasfêmia”: Os eruditos acreditam que o termo deriva de dois radicais gregos: blapto que significa injuriar, prejudicar; e Phemi que significa falar, dizer, afirmar. Desta feita, torna-se evidente que blasfêmia é um pecado da boca ou ainda, um pecado da língua.

  8. Pecado Imperdoável Blasfêmia no Antigo Testamento: Levítico 24.10-23 O contexto retrata que a blasfêmia é equiparada a crimes de natureza violenta, justamente para enfatizar a gravidade do pecado de profanação que é cometido com os lábios e prejudica gravemente aquele a quem é dirigida. Conforme nota na Bíblia de Estudo NVI, o pecado de blasfêmia, além da difamação do nome de Deus, incluía qualquer afronta a sua majestade e autoridade.

  9. Pecado Imperdoável Blasfêmia no Novo Testamento: O Pecado de blasfêmia no Novo Testamento não perde a seriedade e a gravidade declarada no Antigo Testamento. O ponto é o desrespeito da lei no íntimo e, por esta razão, a blasfêmia no Novo Testamento é tratada com igual seriedade do Antigo Testamento.

  10. Pecado Imperdoável Contexto Imediato da Declaração de Jesus: Não é uma frase solta; Proclamação do evangelho do reino de Deus durante seu ministério de cura e exorcismo na região da Galiléia; Aumento da oposição dos mestres da lei; O poder do Senhor sobre os demônios evidencia sua identidade messiânica e, também, é mais uma prova de que o reino de Deus chegou.

  11. Pecado Imperdoável Natureza do Pecado Imperdoável: É um pecado Específico – Jesus o define; Pecado de Língua; “disser uma palavra contra” (Mt. 12.32); Atitude única e específica de caráter ativo e não comissivo; Sujeito passivo é apenas a Pessoa do Espírito Santo; Pecado cometido na presente vida; Pecado Eterno.

  12. Pecado Imperdoável Natureza do Pecado Imperdoável: Rejeição e calúnia consciente, maldosa e voluntária; Contra as evidências e respectiva convicção do testemunho do Espírito Santo a respeito da graça de Deus em Cristo; Atribuindo-o, por ódio ou inimizade, ao príncipe das trevas.

  13. Pecado Imperdoável Natureza do Pecado Imperdoável: Pressupõe, objetivamente, uma revelação da graça de Deus em Cristo, numa poderosa operação do Espírito Santo; Subjetivamente, uma iluminação e convicção intelectual tão forte e poderosa que impossibilita uma franca negação da verdade.

  14. Pecado Imperdoável Natureza do Pecado Imperdoável: E, depois, o pecado mesmo consiste, não em duvidar da verdade, nem numa simples negação dela, mas sim numa contradição dela que vai contra a convicção da mente, a iluminação da consciência, e até mesmo contra o veredicto do coração” (Louis Berkhof).

  15. Pecado Imperdoável Razão para punição severa do pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo: Há também no mundo de pecado certas leis e ordenanças estabelecidas por Deus e por Ele mantidas. E, no caso desse pecado particular, a lei é que ele exclui toda a possibilidade de arrependimento, cauteriza a consciência, endurece o pecador e, assim, torna imperdoável o pecado”.(Louis Berkhof).

  16. Pecado Imperdoável Conclusão: A pergunta que fica no ar é se este pecado ainda pode ser cometido? Único pecado imperdoável relatado nas Escrituras (Apenas no Novo Testamento); Mencionado no contexto dos fariseus acusando Jesus de estar possesso pelo diabo; Foi um pecado específico, e não uma série de pecados perdoáveis ou uma atitude de descrença permanente e persistente.

  17. Pecado Imperdoável Conclusão: A pergunta que fica no ar é se este pecado ainda pode ser cometido? Após a ressurreição de Jesus, nenhum escritor inspirado menciona o pecado, e nenhuma advertência contra sua prática foi registrada. Também não nenhuma evidência concreta que pode ser praticado hoje.

  18. Pecado Imperdoável Uma palavra de Conforto: Podemos estar seguros também em vista do fato de que esse pecado não é seguido pelo arrependimento, podemos estar razoavelmente seguros de que os que receiam havê-lo cometido e se preocupam com isso, e desejam as orações doutras pessoas por eles, não o cometeram.

  19. Pecado Imperdoável Referências Bibliográficas: KASCHEL, Werner, e ZIMMER, Rudi. Dicionário da Bíblia de Almeida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2ª Edição, 1999 VINE, W.E. Vine Diccinario Expositivo De Palabras Del Antiguo y Nuevo Testamento Exhaustivo. Caribe: Editorial Caribe, Inc., 1999 GINGRICH, F. Wilbur. Léxico do Novo Testamento Grego/Português. São Paulo: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova, Reimpressão Março 1993. Bíblia de Estudo NVI / organizador geral Kenneth Barker; co-organizadores Donald Burdick...[et AL. ]. São Paulo: Editora Vida, 2003 BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. São Paulo: Cultura Cristã, 2000 BREVI, Italo Fernando. Dicionário Bíblico de A a Z. E-book extraído da Internet On line: Disponível na Internet via http://miriamz.sites.uol.com.br/EspiritoSanto/ESpecadosContraES.htm. Data da consulta 07/11/2009. On line: Disponível na Internet via http://www.apologeticspress.org/articles/2272. Data da consulta 07/11/2009. On line: On line: Disponível na Internet via http://www.christiancourier.com/archives/blasphemy.htm. Jackson, Wayne (2000), Blasphemy—What Is This Great Sin? Data da consulta 07/11/2009.

More Related